domingo, 30 de março de 2014

Sentados no Sofá: O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas

O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas : posterGênero: Drama/Comédia
Direção:  
Joel Schumacher
Elenco: Emilio Estevez, Judd Nelson, Demi Moore, Rob Lowe, Andrew McCarthy, Mare Winningham, Ally Sheedy
Tempo: 1h44min 
tulo Original: St Elmo's Fire
Lançamento: 1985

Sete amigos recém-formados se deparam com a amarga realidade do mundo real, tendo que conviver com a insegurança profissional e emocional nesta nova fase da vida. Este novo momento pode pôr em risco a amizade existente entre eles, a qual acreditavam que seria eterna.

Na década de 80, filmes focados em grupos eram sucesso, não, mais do que isso, as personagens e suas personalidades inspiravam uma geração. "O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas" tinha tudo para ser bom: atores e atrizes que eram os "galãs" da época, uma boa divulgação e uma trama popular, conseguiu um considerável sucesso comercial. Mas apesar disso, o filme deixa a desejar em diversos pontos, e o diretor e roteirista Joel Schumacher decidiu se focar no romance mais do que era necessário e deixou de aproveitar melhor as tramas com bastante potencial.

Apesar de falar sobre amadurecimento, o filme se torna um pouco bobo e fútil em diversos momentos. O começo é confuso devido a quantidade de personagens, e o diretor não faz questão nenhuma de nos ajudar a diferir quem é quem, somente no meio do filme é que os rostos ganham nome e características. Temos o irresponsável e o seu oposto, as garotas boazinhas e sua oposta, o aspirante a escritor que todos desconfiam ser gay e o garoto obcecado por uma antiga paixão, personagens completamente diferentes, mas amigos. 

Apesar da variedade incrível de personagens, eles foram mau aproveitados. Demi Moore, por exemplo, poderia ter sido destaque de uma ótima trama, mas que foi deixada de lado, e no final explicada sem detalhes, superficialmente. Outras tramas, como a de Emilio Estevez, apesar de engraçada, ganha destaque exagerado. O romance é o fator principal para que a trama siga em frente, tudo está basicamente ligado a ele. Casais são formados e separados, traições e desilusões acontecem a todo o momento, mas mesmo assim, o filme se perde nesses pequenos fatos, tratando tudo com futilidade em excesso, e são poucos diálogos que fazem jus a realidade. Fatos que fizeram com que o filme fosse bastante criticado em diversos países.

Mesmo assim, o elenco está impecável.  Apesar de a maioria dos atores não fazerem tanto sucesso hoje em dia, no ano de 1985 eles foram o motivo principal para que o filme fizesse sucesso afinal eles eram parte da Brat Pack (foi um apelido dado a um grupo de jovens atores e atrizes que frequentemente apareciam juntos em filmes para adolescentes nos anos 80). Emilio, Ally Sheedy e Judd Nelson trabalharam juntos no mesmo  ano em "Clube dos Cinco", e a atuação deles não deixa a desejar. Andrew McCarthy (que viria a se tornar ainda mais famoso nos próximos anos, com os sucesso A Garota de Rosa Shocking e Manequim) junto com Rob Lowe, tem papeis de destaque e conseguem um ótimo desempenho. Demi Moore e Mare Winningham, apesar de interpretarem esteriótipos e terem pouco destaque, conseguem incorporar bem os personagens. 

As roupas, maquiagem e trilha sonora faz jus a década, e o cenário consegue englobar bem os anos 80. O nome nacional dado ao filme, por incrível que pareça, consegue se encaixar melhor que o original "St Elmo's Fire", que apesar de ser o nome do bar onde os amigos se encontravam e a metáfora ter sido explicada em uma cena pelo personagem Billy, "O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas" capta melhor a essência do filme, que é bem simples: sete recém formados que acabaram de entrar na fase adulta e precisam amadurecer. Neste caso, o título brasileiro caí como uma luva.

Apesar dos clichês, esteriótipos e vários buracos no roteiro, que é bem fraco, eu gostei do filme, ele consegue ser engraçadinho e uma boa distração, mas fica bem longe de se tornar algo memorável, apesar do grande e elogiado elenco. Fica bem abaixo dos principais filmes da época, mas ainda sim consegue ser um bom filme. Indicado para quem tem curiosidade ou acompanha a carreira de algum dos atores, mas vá assistir sem grande pretensão, pois pra mim o filme não consegue ser nada muito além do que bom.




3 comentários :

  1. Assisti esse filme faz tantos anos e quando o vi achei bem bacana.
    Curto filmes dos anos 80 pelas temáticas e o estilo da década. Ótima dica.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti esse filme faz tempo e não me lembro direito. Vai ver é como você falou, não é um filme que fique na memória.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Tenho MUITA vontade de ler esse livro!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin