quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Feita de Fumaça e Osso - Laini Taylor

Feita de Fumaça e OssoAutor(a): Laini Taylor
Editora: Intrínseca 
Ano de lançamento: 2011
Páginas: 382
Classificação: 

Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Que livro! Mesmo já tendo terminado algum tempo, ainda estou chocada com os fatos que me fizeram devora-lo tão rapidamente. Todo o mundo criado pela a autora, a narrativa envolvente, e mistérios que aos poucos vão sendo revelados me deixou completamente encantada e presa a história. É impossível duvidar da tamanha criatividade da autora, que fugiu das típicas "fantasias" que estamos acostumados. A busca de Karou pela verdade deixa um ritmo eletrizante, e os personagens deixam a estória ainda mais envolvente.

“Ela foi inocente um dia; uma garotinha no covil de um demônio brincando com as penas espalhadas pelo chão. Mas a inocência acabou.”

Karou não sabe da onde veio, nem mesmo quem é. Ela desde pequena foi criada por Brimstone (O mais próximo de um pai que ela tem), Issa e outros quimeras, e conforme crescia, começava a fazer trabalhos para o Demônio que considerava um pai. Não qualquer trabalho. Dentes. Ela negociava dentes em toda as partes do mundo. Para quê exatamente? Ela não sabe. Com cabelo azul chamativo, e tatuagens nas palmas da mão que ela não sabe da onde surgiram, a vida de Karou é um mistério. Para os outros, e para ela própria. Isso até a chegada do anjo Akiva, que trás revelações chocantes sobre o seu passado, o mundo dos quimeras no qual ela não pode entrar, e sobre ela mesma.

“Era uma vez um anjo que, caído, morria no nevoeiro. E um demônio se ajoelhou ao lado dele e sorriu.”

Karou é uma mocinha envolvente, ela é corajosa, irônica, inteligente e que busca conhecer o seu passado. E temos os quimeras que criaram Karou, que me encantaram nos primeiros capítulos, apesar de eu ter ficado um pouco duvidosa do caráter de Brimstone. E do outro lado, temos Akiva. Um anjo amargurado pelos segredos do passado, que apesar de ser o "inimigo" de Karou, não consegue fazer mal a esta. E os coadjuvantes não ficam para trás, Zuzana, a melhor amiga totalmente humana de Karou, me fez rir em vários momentos, e dava uma certa leveza a história. Ela já é uma das minhas personagens favoritas, junto com o Brimstone. 

"Era uma vez uma garotinha
que foi criada por monstros.
Mas anjos queimaram a entrada para o seu mundo,
e ela ficou completamente sozinha."

E também temos todo o cenário da história, que se passa em Praga, uma cidade bem diferente de todas as outras pelas quais os romances costumam passar, mas igualmente fascinante. Aliás, a história toda é fascinante. A autora foi extremamente criativa e envolvente, principalmente já no final, em que as perguntas vão sendo respondidas de uma forma inusitada. A única coisa que me incomodou foi a forma como o romance acontece, muito "de repente" para o meu gosto, mas mesmo assim, sem ser enjoativo.

"- Um homem disse uma vez: 'Aquele que luta com monstros deve tomar cuidado para não se tornar um monstro também, e quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo também olha para você'. 

A capa é linda, e não encontrei erros. A história é criativa, e o final angustiante, capaz de me deixar cedendo pelo próximo volume. O título foi a melhor sacada, e se encaixa tão perfeitamente na história, que me deixou chocada. Só me resta dizer que, se você gosta de um bom livro de fantasia, mistério e romance, deve dar uma chance para este, você pode se surpreender muito, assim como eu fiz. 

" - A guerra é tudo o que nos ensinaram , mas há outras maneiras de se viver . Podemos descobri-las Akiva . Podemos inventá-las. Isto aqui é o começo .. Nós somos o começo ."

3 comentários :

  1. Tenho muita vontade de ler este livro, sua resenha me chamou mais atenção para faze-lo logo.
    Também tenho um certo receio como você tinha, até mais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin! Menina este livro é ótimo, logo de cara fui conquistada pela cidade em que tudo se passa, algo que foge do que costumamos encontrar, depois achei execelente esta mitologia sobrenatural de quimeras e por fim, o casal de protagonistas arrasou.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bom?
    Eu comprei esse livro na promoção e não vejo a hora de lê-lo de uma vez!!! Ele parece muito bom mesmo, só estou adiando a leitura porque quero esperar os próximos livros da série serem lançados! :(

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin