quinta-feira, 25 de abril de 2013

Orgulho e Preconceito- Jane Austen

Autor(a): Jane Austen
Editora: Record
ISBN: 
9788577992652
Ano de lançamento: 2010

Páginas: 391
Classificação: 

Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, proto feminista  Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.


Acho que todos que acompanham o Blog sabem da minha vontade de ler esse livro. E não é pra menos, este é um dos maiores clássicos literários. Não hesitei em comprá-lo quando pude, e apesar do meu livro ser um exemplar de bolso (que não gosto muito) pude me deliciar bastante com a obra de Jane Austen. Mesmo tendo levado quase duas semanas (Muito, eu sei) pra ler este livro, eu me diverti de várias formas possíveis com a leitura deste. As personagens são encantadoras, é um bom retrato das mulheres da época.

Um fato esperado com impaciente ansiedade não traz, ao acontecer, toda a satisfação que ela mesma se prometera.

Os Bennet uma família da pequena vila de Longbourn educaram suas filhas somente para um propósito: Casá-las com um bom homem, de preferência rico aos olhos na Sra. Bennet. A vida das cinco filhas de personalidades completamente diferentes – Lizzy (Apelido de Elizabeth) uma garota determinada e sensata, Jane uma moça direita e muito bela, Mary uma garota culta e inteligente, Kitty imatura e Lydia desvairada – muda completamente com a chegada do Sr. Bingley um jovem rico e solteiro, e seu amigo Sr. Darcy.

 Quanto melhor eu conheço o mundo, menos ele me satisfaz.

Apesar de ter demorado para ler este livro, as últimas páginas serviram pra me deixar de boca aberta, e não consegui largar m segundo só até terminar. Lizzy e Jane já se tornaram umas das minhas personagens favoritas de toda literatura. Dei boas gargalhadas e estou bastante ansiosa para assistir a última adaptação cinematográfica. Da pra ver que a autora domina claramente o uso da ironia e do Sarcasmo. Um click-lit encantador.

As pessoas em si são tão diferentes que sempre existe algo novo a ser observado.

Este livro foi uma verdadeira viagem ao século passado. Aprendi várias coisas que não sabia, e ainda por cima comparei várias coisas com hoje em dia. Estou ansiosa pra ler Razão e Sensibilidade, que espero que me encante tanto quanto esse. 

Eu teria perdoado seu orgulho se ele não tivesse ferido o meu.

4 comentários :

  1. Oláaa! Eu sempre tive vontade, também, de ler este livro! Eu adoooooro essa capa, mesmo sendo de bolso! Gostei de saber da sua opinião, não imaginava que seria tão engraçado e interessante o livro!

    Beijooooos!
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai eu acho Jane Austen divina, adorei este livro dela, foi meu primeiro.
    Espero ler muitos outros!

    Siga -> http://tavernadoleitor.blogspot.com.br/ (:

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Adorei passar aqui e ler uma resenha de um dos meus livros favoritos!!! Adorei esse livro. O leitor vai acompanhando os dois de maneira sutil. É como se autora estivesse compondo uma sinfonia! A sinfonia do amor!
    Parabéns pela resenha.
    Beijocas.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. AAh gente é a primeira resenha que eu leio de Orgulho e Preconceito, muito peso sob suas costas (é meu livro preferido), mas você se saiu muuuuuito bem, adorei a resenha, amo a Jane Auten..
    Já assistiu o filme? Começou a série?
    Recomendo que veja primeiro a série, é uma coisa mais detalhada e já que você acabou de ler a pouco, fica super bacana pra comparar :)
    beijos
    http://www.mybookshelf.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin