domingo, 2 de fevereiro de 2014

Sentados no Sofá: O Lado Bom da Vida


tulo Original: 
Silver Linings Playbook
Gênero: Drama/Comédia
Direção: David O. Russel
Elenco: Jennifer Lawrence, Brandley Cooper, Robert de Niro
Tempo: 2h 2min
Lançamento: 2013

Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram as pessoas de seu trabalho assustadas, Pat Solitano Jr. (Bradley Cooper) perdeu quase tudo na vida: sua casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em um sanatório, ele acaba saindo de lá para voltar a morar com os pais. Decidido a reconstruir sua vida, ele acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado recente e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e nesta noite ele conhece Tiffany (Jennifer Lawrence), uma mulher também problemática que poderá provocar mudanças significativas em seus planos futuros.

Eu queria ver esse filme por conta do murmurinho que ele estava dando no Mundo do Cinema, sendo indicado a 8 categorias do Oscar, e levando a estatueta de melhor atriz pela a atuação de Jennifer Lawrence. Ao assistir, pude me deliciar com a história, e apesar do tema ser forte, o filme trata isso de uma forma bem cômica, deixando tudo mais leve. Não tive a oportunidade de ler o livro, por isso, não farei comparações entre eles. O filme é cômico, romântico e ao mesmo tempo trágico, uma mistura que, por incrível que pareça, da muito certo.

Tratando-se das atuações, Jennifer Lawrence está impecável, realmente digna do Oscar. Ela consegue dar vida à uma personagem instável, sem que fique forçado, mas minha surpresa foi mesmo Brandley Cooper. Ele conquistou fama com comédias como "Se Beber Não Case" e suas sequências, eu não estava tão confiante de sua atuação neste filme, por se tratar de um personagem totalmente oposto a todos os outros filmes que eu estava acostumada a ver dele. Mas, nos primeiros 15min de filme, já pude me surpreender, ao dar conta de que ele era perfeito para o papel, e o interpretava com maestria. Só de olhar para os olhos do personagem, podíamos ver a insanidade ali, e eu fica cada momento aguardando ansiosa para ver o que ele faria, e como Brandley se sairia na hora de interpretar isso. Na minha opinião, ele também merecia um Oscar.

O casal principal tem muita química (tanto que trabalharam juntos novamente em outros dois filmes) o que deixa a história mais gostosa de se assistir. Os coadjuvantes também vão bem, com Robert De Niro brilhando em mais um papel. A trilha sonora é eclética e magnifica. As cenas transcorrem bem, sem que o filme se torne lento ou cansativo, e mesmo assistindo de madrugada, tive vontade de ficar acordada até a última cena.

O enredo é bem previsível, e já no meio do filme somos capaz de sabermos o final, mas é muito bem trabalhado. Minha única decepção, foi ver o filme com muita expectativa, por ter sido muito bem falado pela crítica e pelas indicações ao Oscar, e acabar me decepcionando um pouco ao perceber que não é tudo o que eu esperava. Claro, é um filme muito bom, com um elenco de peso, que faz jus a todas as críticas sobre a suas atuações, mas tem um final sem surpresas, que acaba de forma satisfatória, como a maioria das comédias românticas. Mesmo assim, é possível tirar diversas lições, se divertir e refletir um pouco sobre tudo. Vale a pena assistir.  

Boa Pipoca ;D

Obs: A Coluna agora ficará fixa para os dias de Domingo, fiquem por dentro ;)


6 comentários :

  1. Eu amei esse filme, mas como toda adaptação literária teve suas falhas, o final previsível foi uma delas já que no livro eu ficava curiosa em relação ao que iria acontecer e principalmente curiosa em relação ao paradeiro de Nikki. Mas apesar das falhas eu gostei do filme, e achei merecido o Oscar para Jennifer Lawrence, ela interpretou Tiffany com muita perfeição, exatamente como eu a imaginei no livro.
    Beijos!
    livroseoutrasalegrias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acredita que eu ainda não li o livro nem vi o filme? Todo mundo realmente fala MUITO bem, mas queria fazer tudo na sequência certinha (livro e depois o filme), mas meu tempo anda tão apertado...
    Enfim, apesar do final ser previsível, parece ser um filme interessante. Todas essas personalidades em "conflito" sempre dão uma boa história. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Oiee vim vistar =)
    ainda não tive oportunidade de ler o livro. por isso não vi o filme ainda, rs, espero ler em breve e ter uma ótima tarde com ele.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Não li o livro e nem o filme, preciso tomar vergonha na cara logo. Todo mundo elogia tanto *O*
    Adorei a resenha

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  5. Já li o livro e se tornou um dos meus favoritos, o filme também não fica para trás, mas o livro é 100¨% melhor...
    Já o filme fizeram muitas alterações comparado ao livro, o que irrita bastante.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Apesar de gostar de livros sick-lit eu não me interessei por este em especial, além da maneira curiosa de Path de ver a vida eu não consegui ver nenhum atrativo na obra. Muito menos na adaptação cinematográfica! Não tenho interesse em ler.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin