segunda-feira, 19 de maio de 2014

Falando sobre: Fanfics

A semana passou, e eu não postei nada. O fato é que foi tudo bem agitado para mim, e o animo de ler e postar simplesmente sumiu. Mas estou pegando as rédeas de tudo novamente, e pretendo voltar com os posts e as leituras normalmente está semana. Acontece que, por mais que tenha passado os últimos dias longe dos livros, passei a maior parte do tempo perto do computador, recuperando um antigo vicio... Fanfics.


Tenho certeza de que nos tempos de hoje, todo mundo deve saber o que são "Fanfictions", mas para quem não sabe, são histórias criadas por fãs colocando seu "ídolo" como personagem principal. As fanfics podem ser escritas com artistas, personagens originais/seriados/filmes, enfim, o que sua imaginação deixar, e este é um mercado que vem crescendo cada dia mais. O livro Cinquenta Tons de Cinza foi uma fanfic de Crepúsculo antes de ser publicado. O livro Cidade dos Ossos foi uma fanfic de Harry Potter antes do estrondoso sucesso. A brasileira Babi Dewet está para publicar o terceiro (e último volume D':) da sua trilogia Sábado à Noite, que foi uma fanfic da banda inglesa Mcfly antes de se tornar um livro. Cada dia, milhares de fanfics são adaptadas para a versão impressa, e a cada dia outras milhares são publicadas na internet. Eu mesma já escrevi e publiquei uma Fanfic (que reli recentemente e quase chorei de vergonha haha) e tenho várias travadas no World, esperando apenas um surto para serem publicadas.
O interessante das Fanfics e talvez o melhor é que elas vêm atraindo cada vez mais jovens para o mundo da leitura. Sua grande maioria tem uma linguagem fácil e não necessita de horas e horas de raciocínio para o entendimento do capítulo. Tudo é muito fácil, e os adolescentes se atraem por esse tipo de história, sem nenhuma pretensão além de entreter. Geralmente, quando estou tensa e precisando de uma leitura diferente, corro direto para o Google à procura de Fanfics, e fico muito satisfeita com as que encontro. Claro, muitas beiram ao clichê (quem não gosta de um clichê, não é?), mas outras são tão bem escritas que e interessantes que fico me perguntando "Como outras pessoas não conhecem essa obra prima?".
As fanfics são uma forma prática de se entreter. Existem vários sites na internet com todos os tipos e além de ler você pode publicar, isso totalmente gratuito. Ou seja, um mercado muito promissor, tanto para quem lê como para quem escreve.
Apenas um último aviso: Assim como os livros, você corre um grande risco de ficar viciado hahaha
Enjoy it

4 comentários :

  1. Confesso que nunca gostei muito de ler fanfics, porém, quando a Isa (minha amiga e parceira de blog), resolveu se aventurar nesse mundo escrevendo algumas, virei sua "cobaia", porque ela sempre me pedia opiniões e tal rsrs, até escreveu uma pra mim! Acabei gostando muito e até li outras, mas faz um tempinho que não leio mais..
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vim conhecer esse lance de fanfic recentemente. E isso só porque publiquei meu livro no Wattpad e quando fui ler outros de lá, descobri que eram fans de outros. Não me incomodo com isso quando a história é legal. Até gosto!
    Só não tenho muita paciência para ler no pc, fora isso eu me empolgo legal!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Min.
    Bem, você sabe, que assim como você, eu tenho um problema com "postar". Mentalmente crio ótimas ideias, mas a minha escrita me trai.
    Não sou muito de lê-las, por causa da falta de tempo. Mas parece que você... rs'
    Beijinhos.
    Gabriel Lima.
    www.meujardimliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Yasmin!
    Eu sempre fico curiosa por esse mundo das fanfics, realmente vem crescendo, ainda mais quando algumas obras ficam famosas, como Cidade dos Ossos, Cinquenta tons e por ae vai...
    Acho bem legal criar uma história com sue personagem favorito, dar uma vida nova.. é bem interessante!
    Adorei o post! Parabéns e tome coragem e publique as suas!!!

    Beijinhos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin