terça-feira, 5 de agosto de 2014

Os 13 Porquês - Jay Asher

Os 13 porquês
Autor(a): Jay Asher
Editora: Ática
Ano de lançamento: 2011
Páginas: 256
Classificação: 

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Os 13 Porquês é exatamente o tipo de livro que eu adoro ler. Ele tem um tema forte, com grande carga emocional e nos faz refletir ao final da leitura. Exatamente o que eu gosto, e melhor ainda, o que eu precisa ler no momento. Terminar Os 13 Porquês é como estar em uma avalanche de sentimentos. Tristeza, raiva, decepção, impotência... Tudo junto, e sem nem perceber já estava secando as lágrimas (que não foram poucas). Os 13 Porquês é tocante, não de forma forçada, é emocionante, sem ser irreal. 

Quando chega da escola, Clay encontra um pacote misterioso endereçado para ele na porta de sua casa. Curioso, ele o abre e descobre serem fitas cassetes marcadas com números, e quando passa a escutá-las, descobre serem gravações de Hannah Barker, uma de suas colegas de escola que havia se suicidado recentemente, nas fitas ela explica os 13 motivos que levaram-a a se matar, Clay é um deles. E só lhe resta escutar para saber o porquê.

"Mas você foi a pessoa que tirou tudo isso de mim. Bom... nem tudo. — A voz dela treme — Mas tirou o que havia sobrado."

Eu sempre tive curiosidade de ler, mas evitava procurar resenhas porque queria deixar minha expectativa o mais balanceada possível, mas volta e meia trombava com alguns elogios na blogosfera, o que me deixam curiosas. Exatamente por isso, meu conhecimento da história era, basicamente o que vi na sinopse, ou seja, praticamente nada. Eu fui montando personagens na minha cabeça antes mesmo de ter algum mínimo contato com o livro, e quebrei a cara. 

Quando li que Clay era um dos motivos para Hannah ter se suicidado, imaginei que ele era um daqueles "caras populares que implicam com a nerd e fazem da vida dela um inferno, blablablá de clichê" e que as fitas eram uma forma dela de se vingar dele e de todos os outros. Montei na minha cabeça que Clay se arrependeria e ai estaria o quesito emocional que as pessoas dizem que o livro carrega, mas como disse acima: quebrei totalmente a cara. Clay não era um desses caras babacas de clichê. Muito pelo contrário. Ele é legal. Legal até demais, e era por isso que eu (e ele) não conseguíamos entender o porquê dele estar nas fitas. E essa foi uma das coisas que eu mais gostei. Ficamos metade do livro nos corroendo para saber que diabos Clay fez de tão ruim, e quando a parte finalmente chega... Uau.

Mas não se enganem achando que a única coisa que move a leitura é a curiosidade de saber o porquê Clay está nas fitas. Algumas vezes, fiquei tão absorta em algumas fitas, que esquecia que logo teríamos a próxima, e a próxima... até chegar a de Clay. Pra ser sincera, algumas vezes eu até mesmo me esquecia de que Clay era o narrador principal, já que estava tão presa nos pensamentos de Hannah. E isso foi uma das coisas mais geniais que eu li. O autor criou duas narrativas simultâneas. Parece confuso, certo? Bem, só parece, porque ele consegue intercalar tão bem ambas. Repito: genial.

“Não sabem o que se passa na vida de ninguém, a não ser na de vocês. E quando estragam alguma parte da vida de uma pessoa, não estão estragando apenas aquela parte. Infelizmente, não dá para ser tão preciso ou seletivo. Quando você estraga uma parte da vida de alguém, você estraga a vida inteira da pessoa. Tudo é... afetado.”

Estar lendo (ou ouvindo) as fitas de Hannah é um soco na mente. Nós paramos pra perceber como uma atitude boba pode se transformar em uma bola de neve até estragar a vida de alguém. Nós paramos pra perceber o quanto somos hipócritas, paramos pra enxergar o quanto os detalhes, as coisas boas, fazem muita diferença para uma pessoa que está muito mal. Paramos pra ver o que na verdade, nós não queremos enxergar. Não é só um livro pra ler por diversão, é um livro para refletir, mesmo depois de ter acabado, e acho que é exatamente por isso que Os 13 Porquês entrou na minha lista de favoritos. Você pode detestar, achar o pior livro que leu na vida ou pode, assim como eu amar, talvez, vá ficar no meio termo, mas garanto que você vai continuar pensando nele muito depois de ter lido.


O mais triste da história, talvez seja o fato de nos apegarmos a Hannah. É inevitável. Mesmo sabendo como a história termina, queremos fazer alguma coisa (qualquer coisa) para mudar o final dela. É difícil não se apegar a esperança (por mais estúpida que seja) de que ela apareça no meio do livro alegando ser tudo um truque para fazer as pessoas perceberem o impacto que tem nas vidas das outras. Mas não é. Queremos mais tempo para ela e Clay, e assim como ele, queremos que ela tentasse mais. Queremos que alguém tivesse feito alguma coisa. Conhecendo a verdadeira Hannah, queremos fazer alguma coisa. 

"Não tomei essa decisão no calor do momento. Não me menosprezem... Mais uma vez."

Temos esses personagens complexos, e vamos vendo coisas que fazemos sem perceber no dia à dia, como julgar uma pessoa por conta de um boato estúpido. Em alguns momentos até nos identificamos com Hannah. Acho que seria um ótimo livro para ser incentivado a ser lido em escolas, já que coisas não muito diferente das que Hannah descreve acontecendo várias vezes em diversos lugares. É sim um livro forte, mas mesmo assim, acho que é o tipo de livro que todos deveriam dar uma chance. Para alguns, os motivos de Hannah podem ser banais, mas acho que esse é uma das principais mensagens que a leitura consegue passar:

"Ninguém sabe ao certo quanto impacto tem na vida dos outros."

Beijinhos,
Câmbio e desligo!

14 comentários :

  1. Amiga blogueira, que resenha linda. Eu já tinha lido outras opiniões sobre esse livro mas nenhuma assim tão contundente.
    Aprecio demais uma resenha cheia de sentimentos e livros densos e com personagens tão intensos são os mais me agradam. Obrigada por partilhar sua resenha e opinião conosco. Amei de fato seu jeito de descrever essa história.
    Beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Oiii! Nossa. adorei a resenha. Acho o tema suicídio mt triste, mas concordo q realmente, tds nós temos impacto na vida das pessoas. E isso nao dá pra ignorar. Gostei bastante da forma como vc descreveu o livro. E me deixou triste também, mesmo sem ter lido o livro. Nao conhecia o livro ainda e fiquei com vontade de le-lo.
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Min. Quanto tempo que não passo aqui :3
    AMEI a resenha (e ainda mais sua despedida shushs).
    Esse, com certeza é o tipo de livro que eu leria. Na verdade, eu já estava com vontade de comprá-lo, mas eu estava adiando. Esse livro, deve causar um grande impacto na vida dos leitores também, e só a sinopse já te deixa louco pra ler e refletir.
    Beijos de Neon.
    meujardimliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler esse livro e atendeu minhas expectativas. Há algum tempo eu tinha ele como meta de leitura e assim que pude corri pra ler. Hannah, apesar de estar morta, é uma personagem que se faz presente totalmente no livro. Não tem como não se apegar a ela (e suas desventuras - oooh mulher azarada!). Amei o livro. Sua resenha ficou otima :)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz a resenha do livro no meu blog: http://cantinadolivro.blogspot.com.br/2014/08/resenha-os-13-porques.html :)

      Excluir
  5. Oie,
    Este livro está na minha lista de desejados faz tempo. Eu li Perdão leonard Peacock e é meio no estilo. Acho livros assim são muito necessário para que abra a mente de certas pessoas. O problema é que as que fazem certas coisas acontecerem, não se importam com as pessoas, e isto é o que causa tudo.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  6. Estou louca para ler esse livro, já baixei o e-book dele, falta só tempo para ler :(
    Beijos,
    http://leiturasemfrescuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sua resenha completa.
    Adorei conhecer mais sobre o livro, estou com muito vontade de le-lo
    http://surejustnot.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. OI! Deste autor li O futuro de nós dois, mas a temática é bem diferente, as pessoas preferem este, mas eu gostei bastante do outro. Lendo sua resenha pude saber mais sobre a obra e agora sim me interessei pela leitura, vou tentar achar na Bienal.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muuuuuuuuuuuuuuuuuuito ler esse livro! Sério!
    Está na minha lista de desejados a um tempinho! Vou ver se eu compro por que a tua resenha me deixou ainda mais com vontade de ler!
    Super beijo!
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, esse é um dos livros que eu mais desejo ler. Só que ele é muito caro... Mas quero tanto, que acho que logo mais vou comprar assim mesmo. Sou super curiosa e sua resenha me deixou mais ainda, com o que disse sobre Clay, suas expectativas e a realidade.
    Também gosto muito de livros assim. Já leu Cartas de Amor aos Mortos e As Vantagens de Ser Invisível? São muito bons. Prefiro o segundo, mas a verdade é que os dois são bem parecidos até.

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Flor! Tudo bom?
    Esse livro está na minha lista faz tempo, mas todas as vezes que entrava em uma livraria e pretendia levar comigo, estava esgotado, mereço? Mas assim que minha lista diminuir, irei atrás dele e acabo de vez com minha curiosidade e vontade de ler esse livro.
    Acho que vou preparar uma caixa grande lenços para todas as lágrimas e emoções que você disse que a história te provocou. É gostoso quando isso acontece, esse misto de sensação e emoções, é o livro que nos faz vive a história de cada personagem.
    Imagina você chegar em casa, ter uma caixa e nela ter confissões de um suicídio e você estar no meio?! Nossa, já estou suando por ele, de verdade, que nervoso. Sua resenha está quase me fazendo largar e tudo e ir correndo invadir o shopping e comprar o livro para ler e saber esse porque, ESSE que nos faz ficar pensando enquanto lemos, porque é impossível ser diferente. acho que amanhã vou dar uma passada na livraria! Linda sua resenha, você conseguiu transmitir muito bem o que o livro lhe causou e as impressões!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  12. Oie,
    já este livro por aí, mas confesso que ele não me chama atenção nem por capa, nem sinopse nem resenhas.
    Ainda estou na dúvida quanto a ler ou não.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Yasmin.
    Eu sou doida para ler esse livro, mas só fico adiando.
    Parece ter uma carga emocional grande pela tragédia com a protagonista, e ainda essa curiosidade em torno do garoto.

    Li por aí que eles queriam fazer um filme com a Selena Gomez

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin