segunda-feira, 4 de março de 2013

Um Lugar para Ficar- Deb Caletti

Um Lugar para Ficar
Autor(a): Deb Caletti
Editora: Novo Conceito  

ISBN: 
9788581630199 
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 272
Classificação: 
 


O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...



Quando o amor deixa de ser um sentimento de afeto para se tornar uma obsessão?  Quando um ciúme deixa de ser um simples ciúme para se tornar algo com que devemos nós preocupar? Qual é o ponto em que devemos desistir? Pois é, Clara já se fez essas mesmas perguntas quando seu relacionamento com Christian começou a ir longe demais. Quem era o garoto por quem ela tinha se apaixonado? O que aconteceu com ele? A culpa é dela? E como tudo isso chegou a esse ponto?

O livro trata de uma história forte, e o tema abordado, por mais triste que seja, é muito comum hoje em dia, que é o "amor obsessivo", se é que podemos chamar isso de amor! Mas infelizmente não conseguiu causar em mim o efeito que eu esperava. Não consegui me prender no assunto, e as vezes enquanto lia sentia um pouco de sono (Não me julguem). Três dias lendo e não havia chegado nem na página 50. Eu pensei em abandonar, mas decidi tentar mais uma vez, e não é que a história começou a me prender? 

"Tentei ler o livro, novamente, antes de dormir. Não gostei da história, mas continuei a ler pelas mesmas razões que uma pessoa continua a fazer algo de que não gosta muito: você se sente mal por não tentar mais um pouco, afinal de contas já leu o bastante pra desistir agora, e fica achando que as coisas vão melhorar." Pág 60

Clara não era o tipo de garota que saia se jogando em cima dos garotos ou tentava chamar atenção, muito pleo contrário. Mas com Christian foi diferente ele exercia sobre ela um efeito diferente do que ela estava acostumada, com ele ela se sentia poderosa. A relação entre eles foi intensa desde o incio, mas a insegurança de Christian sempre estava atrapalhando, e estava começando a passar dos limites. Clara decidi terminar com ele, que não aceita. Ela então junto com seu pai, decidem fugir por uns tempos, mas mesmo com Christian longe, como conter o medo dentro de Clara?

“(...) Havia muitas razões para guardar as coisas pra gente mesmo., e elas, geralmente, não são coisas boas, nem coisas felizes.”
Pág. 37.


Gostei de como ao mesmo tempo em que temos uma visão do futuro, ficamos sabendo um pouco sobre o relacionamento de Christian e Clara. Quando eu "conheci" Christian fiquei pensando " Como vou conseguir odiar esse menino?", e para minha surpresa rapidamente comecei a detesta-lo. Meu personagem favorito foi o Pai da Clara, que é um escritor famosíssimo, ele é engraçado e cheio de metáforas, e no final gostei de ter ficado sabendo mais sobre ele!

“(...) É estranho, não é, como a ideia de pertencer a alguém pode parecer maravilhosa? Era algo tranquilizador, um modo de definir as coisas. Gostamos da ideia de estarmos protegidos, até que ficamos sufocados demais. Gostamos de ter segurança, até que ela signifique que não existe mais uma saída. E gostamos de pertencer a alguém, até percebermos que não somos mais nós mesmos.”
Pág. 64.


Vocês já devem ter ficado sabendo sobre o "KKKKKK" que apareceu. Enfim, eu já tinha lido uma resenha falando sobre isso, e tinha ficado desanimada, mas não acho que seja algo que possa interferir no rumo da história, mas é meio decepcionante ter que conviver com isso fora da Internet. Mas enfim, isso não desmerece a história. 

"-Uma das tarefas mais difíceis do ser humano é saber quando ter a mente aberta - meu pai falou. - E quando não a ter." (pág. 84)

Mesmo não tendo amado o livro, a história é forte, e tem uma boa mensagem. Pretendo ler outras coisas da autora. Enfim, fico muito feliz de não ter abandonado esse livro!

3 comentários :

  1. Olá flor!
    tem um tempinho que estou doida para ler esse livro! já li resenhas, e vários comentários positivos a respeito da obra. Que pena que não gostaste do livro e que bom que não abandonaste, eu detesto abandonar livros! Sua resenha está bem clara sobre o livro, adorei os quotes!

    Beijão!!
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro, principalmente depois de saber que o conteudo não condiz com a capa que passa uma imagem de calmaria.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. gostei da resenha Yasmin, quer ler esse livro em breve, adoro histórias fortes. Beijos!

    http://livrosobaluzdalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin