segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Diário de Bridget Jones - Helen Fielding





O Diário de Bridget JonesAntes de qualquer coisa gostaria de pedir desculpas pela minha ausência está semana. Eu estou doente, e mal conseguia chegar perto do computador. A coluna de filmes também não foi postada por que a Val (minha mãe) estava viajando e com problemas na internet. Enfim, depois desse tempo o Blog volta a ativa normalmente.


Autor(a): Helen Fielding 
Editora: Galera Record 
Ano de lançamento: 2001
Páginas: 322
Classificação:  

Livro que inspirou o filme estrelado por Renée Zellweger. O romance relata um ano na vida de Bridget Jones, uma mulher solteira, de trinta e poucos anos, que luta com todas as forças para emagrecer, encontrar um namorado, parar de beber e largar o cigarro. Uma história aparentemente comum, mas narrada em estilo impecável e extrema sensibilidade. Numa demonstração de acuidade, a autora tira do cotidiano de uma balzaquiana a matéria-prima para um livro memorável.

Este livro foi o responsável pela criação do Gênero Chick-Lit, que são romances leves e divertidos para mulher. Eu já tinha assistido o filme dezenas de vezes antes de saber que era baseado em um livro, e quando descobri fiquei muito curiosa para conhecer. Mas digamos que ele não é um livro muito fácil de se encontrar em um bom preço. Mas em uma visita ao Sebo consegui um exemplar novinho em folha. Apesar de não ter me surpreendido muito, e eu ainda gostar mais do filme (o que é uma rara exceção) foi um livro muito interessante, e como o próprio gênero já diz, leve.

"Posso garantir que nos dias de hoje não adianta beleza, comida, sexo ou sedução para conquistar o coração de um homem, mas sim a capacidade de parecer pouco interessada nele".

Bridget é uma mulher de trinta e poucos anos que ainda não arrumou um namorado. Isso nem seria tanto um problema se a família e amigos não tentasse sempre empurrar um homem em sua direção. Após o ano novo Bridget organiza uma lista de coisas para conseguir fazer até o fim do ano: Arrumar um namorado, emagrecer, parar de beber e lagar o cigarro. Ela ainda tem que lidar com sua família problemática e seu chefe bonitão que vive flertando com ela, e quem sabe até o fim do ano ela não consegue cumprir todas as metas?

 “Humm. Acordei mal à beça. Para culminar, faltam apenas duas semanas para o meu aniversário, quando terei se admitir que mais um ano se passou, durante o qual todo mundo menos eu virou bem-casado, teve filho, plop, plop, plop, à direita, esquerda, centro, faturou centenas de milhares de libras, progrediu na vida, enquanto eu continuo sem rumo e sem namorado, mantendo relações desestruturadas e uma carreira empacada.” 

É um livro gostoso de se ler, e as situações não são escritas de forma forçada para nos fazer rir. Mas ao ler o livro, foi quase impossível de não se comparar com o filme. A Bridget do filme se mostra uma mulher, enquanto a Bridget do livro me pareceu um pouco fútil, ela vive se dizendo infeliz pelo fato de não ter um namorado, mas também diz que não precisa de alguém ao ver as amigas igualmente infelizes com seus maridos e namorados. Comparações à parte, também achei que o final ficou um pouco mal resolvido, não sei se é porque temos uma continuação, mas eu achei que o Clímax da história chegou só no finalzinho do último capitulo. 

"Não vou ser derrotada por um homem e aquela mulherzinha; ao invés disso escolho vodka  e chakana."

Acho que o sucesso deste livro não foi pra menos, apesar de tudo, várias mulheres conseguem se ver na pele de Bridget. E a autora constrói personagens cotidianos, que podemos comparar com vários conhecidos nossos. Temos Daniel, o chefe mulherengo, Mark que é o "Nerd" fofo e Bridget que é uma combinação de todos os tipos de mulheres. Acho que é o tipo de livro pra se arriscar. Você pode amar ou pode odiar. Enfim, eu indico para que possa experimentar, e dar algumas gargalhadas.

“- Tem certeza de que está tudo certo com você, Bridget?
- Tudo ótimo. Por quê?
- Bom, você aparece na minha casa sem avisar, vestida de coelha disfarçada de dama de honra e fuça todos os quartos. Se não era para espionar alguma coisa, eu gostaria de saber o porquê, só isso.”  

8 comentários :

  1. Olá, vc esta certíssima quando disse que muitas se vêm na pele da personagem eu sou uma delas, adoro os filmes e estou louca para ler os livros. Vc sabia que vão lançar o 3 filme? E não me lembro qual foi a editora já esta organizando para lançar aqui no Brasil o livro? Pois é fiquei super animada,
    bjs

    ResponderExcluir
  2. sério que tem diferença entre a protagonista do livro e do filme? Ixi, isso não é muito legal. mas acho, ao menos pela sua resenha, que mesmo assim vale a pena ler o livro e se divertir com as confusões em que a Brdget se mete.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da resenha, nunca li o livro e nem vi o filme. Mas, quem sabe em breve.
    Beijos,
    Gabriel Lima
    http://livroslidoserevirados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. O Livro é bem legal, ela é uma protagonista que sabe divertir e viver suas desventuras sem aquele ar de coitadinha cansativo. Gosto do filme também. Melhoras para você.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Nunca li e nem assisti o filme, mas não é bem uma história que faz meu gênero, portanto nunca despertei interesse.
    Gostei da resenha, como sempre com detalhes na dose certa.

    Beijos,
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não li ainda, eu vi na Bienal, mas não tive interesse em pegar.

    Ah, espero que se recupere totalmente.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi! Li esse livro há uns bons anos já, mas, ao contrário do filme, eu não curti... Não sou assim tão fã de chick-lits e na época lembro que não gostei tanto da dinâmica do livro. Faz muito tempo da leitura, né, mas acho que se lesse hoje também não iria morrer de amores pelo livro.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha! Ótimo livro pra relaxar no fim de semana!!! Beijos!
    http://viagensinterliterariasalua.blogspot.com.br/
    http://literaturaesquizofrenica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin