terça-feira, 15 de outubro de 2013

A Primeira Vista - Nicholas Sparks

À Primeira Vista
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 256
Classificação:  

Jeremy Marsh tinha três certezas: jamais se mudaria de Nova York, não se apaixonaria novamente e nunca teria filhos. Mas agora ele está prestes a se casar com Lexie Darnell e aguarda a chegada da primeira filha, enquanto conduz a reforma de sua nova casa na pequena cidade de Boone Creek, na Carolina do Norte.
Em meio a tantas mudanças, Jeremy luta para reencontrar o equilíbrio pessoal e profissional ao lado da mulher que o fez mudar todos os seus planos. Quando tudo parece estar entrando nos eixos, Jeremy recebe um misterioso e-mail que dá início a uma série de acontecimentos que irão testar a força dessa paixão. Atormentado pela ideia de estar sendo traído, vivendo uma crise criativa que o impede de trabalhar e angustiado com a gestação complicada de Lexie, ele não poderia imaginar que o pior – e o melhor – ainda estava por vir.

Eu sou uma grande fã do Nicholas, apesar do autor estar cada vez mais previsível em suas obras, acho que leria qualquer coisa que ele escrevesse. Com A Primeira Vista não foi diferente. Este livro é uma continuação de O Milagre (Mas se você não quiser ler este primeiro, não vai afetar em nada o seu entendimento da história) e muita gente pode notar que ele é considerado o mais "diferente" do autor, simplesmente porque ele não segue o padrão "Sparks" imposto pelos outros livros. Em O Milagre não temos a emoção que o autor costuma colocar na escrita, mas em A Primeira Vista, podemos ver claramente Nicholas em cada frase do livro.

Estava um pouco assustada com a velocidade dos acontecimentos. Será que ele estava mesmo apaixonado? E ela? Estava apaixonada por ele?

Jeremy está prestes a se casar com Lexie e está esperando sua primeira filha (coisa que ele e a medicina consideravam impossível). Ele precisa lidar com tudo isto, e a mudança de Nova York para a Pequena cidadezinha do interior, seu recente bloqueio criativo, a gravidez complicada de Lexie e para piorar começa a receber e-mail misteriosos de alguém que o faz questionar todas as suas últimas decisões.

Que tipo de ser humano poderia escrever algo assim? E por que razão? Para fazer uma brincadeira? 

Eu estava achando a história entendiante até o meio, quando ela finalmente pareceu pegar um ritmo bom o bastante para que eu tivesse animo de continuar, mas ao chegar nos últimos capítulo, fiquei extremamente frustrada. Sério. Tive que parar um tempo para assimilar as informações, mas a medida em que eu entendia e tudo ficava "às claras" eu só fica mais irritada. Não vou falar aqui para não dar Spoiler, mas se alguém já leu, pode ser que entenda o que estou falando. 

A confiança precisa ser conquistada? Ou é simplesmente uma questão de fé?

Depois de um tempo refletindo sobre, eu entendi o que o autor fez (mesmo ainda não aceitando) e até passei a enxergar a obra com outros olhos. É um livro ótimo, mas não entra nos meus favoritos do autor. Mesmo assim, eu recomendo, porque a história é boa. Uma mistura de humor, com drama e romance, na medida certa. Recomendo para as pessoas que gostam de uma narrativa leve, e para quem já é fã do autor e tem experiência com suas obras, mas se você não teve contato com os livros do autor, talvez não seja a obra indicada para começar a ler os livros dele. 

O que está acontecendo com vocês, todo esse estresse em cima dos dois... isso se chama vida. E a vida tem uma tendência a pregar peças quando a gente menos espera. Todo casal tem seus altos e baixos, todos brigam, mas o importante é isto: que vocês são um casal, e casais não conseguem funcionar sem confiança. Você precisa confiar nele e ele precisa confiar em você. 

11 comentários :

  1. Oi Yasmin! Alguns livros dois Sparks são muito parecidos, mas eu curto suas histórias, não que eu encare dois seguidos, mas de vez em quando gosto de ler um de seus romances trágicos.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin,
    Bom saber que tenho O Milagre para ler....deviam colocar nas capas essas relações entre os livros do Nicholas..husahush...mas ainda bem que li sua resenha pelo menos assim leio esse que tenho antes de querer adquirir A primeira vista....me surpreendi em saber que tanto o milagre quanto esse não seguem totalmente o estilo do autor, vai ver ele quis variar....espero não me irritar tanto quanto você com a leitura, afinal se você compreendeu o motivo, espero compreender também.

    Beijokas elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já li vários livros do Sparks e esse é o único livro que tenho, porém ainda não foi lido. Aliás, você esclareceu uma dúvida importante, estava receosa de ser uma continuação de O Milagre, a ponto de prejudicar minha leitura, fico feliz que não, agora irei lê-lo - uma vez que não li o primeiro.

    Pena ter sido uma leitura meio decepcionante, apesar do Nicholas estar ficando previsível, as obras dele ainda são muito envolvente.

    Beijos,
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. O livro parece bom, mas não sei se leria outro livro do Sparks, o único que já li foi Querido John (que ganhei aqui do seu blog), e não gostei muito do final. Então, eu fiquei meio intrigado com as obras dele, mas vou procurar ler mais sobre e quem sabe eu mude de opinião.
    Beijos,
    http://meujardimliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não sou fã do autor, pelo contrário.
    Li dois livros dele: A escolha e Diário de uma paixão. Não é um estilo que enche meus olhos. Se eu fosse ler esse aí, acho que teria um colapso, então kkkkkkkk.
    Eu não gostei, mas a sua resenha foi bem feita. Não gostei do livro em si, da história. Mas gostei das suas observações.

    Gosta de livros? E de muitos?
    Estou sorteando DEZ livros em ritmo de Halloween, voc poder levar todos para casa.
    Participe!
    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tenho esse livro do Nicholas, mas agora fiquei mais curiosa para ler.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  7. Oi Yasmin, eu não me considero uma fã de Nicholas porque só li dois livros três livros dele, mas as três que li me agradaram muito. Essa obra dele me chamou atenção, mas como não li O Milagre eu já a tinha descartado, mas fico feliz em saber que eu não preciso ler o outro para entender. Fiquei curiosa para saber sobre a gravidez impossível e sobre os misteriosos emails. Lembro que o personagem da obra pesquisa histórias improváveis não é, parece muito interessante. Acho que leria O Milagre também para sentir essa comparação que você ressaltou.
    Abraços, Raquel
    Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  8. Hey
    HAHA acredita que eu achava que a história desse livro foi adaptada anos atrás para o cinema? Mas aí essa história aí não tem nada a ver com o filme, que tem o mesmo nome [em português]

    Apesar que você diz que não interfere a continuação, em ler o primeiro ou não, eu acabei comprando 'O Milagre'.

    Gosto das hstórias do nicholas acho que vou curtir esse livro! Gostei muito da sua resenha :)

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada do Sparks. Confesso que tenho um pouco de resistência, mas logo pretendo fazer uma leitura dele.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  10. Que bom, Yasmin. Eu também adoro livros infantis. Você lerá rapidinho porque além de ser pequeno, a leitura flui bem rapidinho.

    Obrigada pela visita.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  11. Sparks...Você pegou no meu ponto fraco. Ainda me culpo de não ir a Bienal tirar fotos, pegar autografo...coisas da vida. Enfim, eu sou Fan, acho que já perdi as contas de quantas vezes chorei lendo algum dos livros dele, quando eu trabalhava embarcado e ficava sozinho no meio do mar, os livros dele eram a unica coisa que me acalmavam, eu entrava naquele mundo e vivia, sim, ali eu vivia de verdade. Obrigado pela postagem.
    Eu fiz uma atualização hoje em meu blog . :http://livronamaoagora.blogspot.com/ da uma olhada la , mudei o layout também. Gostaria que você seguisse o blog caso gostasse e futuramente adoraria te ter como parceira do meu blog, pois adoro a sua organização , alem da forma de escrever.
    Beijos e Obrigado pela postagem.
    Adorei !!!

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin