domingo, 13 de outubro de 2013

Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Garotas de Vidro
Autor(a): Laurie Halse Anderson
Editora: Novo Conceito 
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 272
Classificação: 

Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer. O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos. Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir. Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles. Garotas de Vidro é uma história intoxicante sobre a autorrepugnância e a busca pela identidade. Neste livro, Laure Halse anderson aborda de modo realista a dolorosa condição de jovens que sofrem de transtornos alimentares e sua complicada relação com o espelho e consigo mesmos. 

Não sei ao certo como começar está resenha, principalmente por se tratar de um livro tão chocante e ao mesmo tempo tão fascinante como Garotas de Vidro. Antes de qualquer coisa, já devo dizer: Não é um livro fácil de ser lido, não por que é ruim ou confuso, mas é extremamente doloroso entrar no mundo complexo de Lia, e ao mesmo tempo nos perguntar quantas outras garotas ou garotos não vivem em um mundo semelhante ao dela. Não vou mentir, várias vezes senti vontade de fechar o livro, mas não consegui, porque ao mesmo tempo em que era difícil ler, era difícil me afastar. Eu me sentia assustada e fascinada, e apesar de já ter concluído o livro há bastante tempo, ainda me sinto assim.


- Você não está morta, mas também não está viva. Você é uma garota gelada, Lia-Lia, presa entre dois mundos. Você é um fantasma com um coração que bate. Logo você vai cruzar a fronteira e ficar comigo. Estou tão empolgada. Tenho tanta saudade. 

A vida de Lia é cercada de problemas. Problemas com a mãe. Problemas com o pai. Problemas com si mesma e com seu corpo. E pra piorar tudo, o corpo de sua ex-melhor amiga foi encontrado em um quarto de Motel... e antes de morrer, Cassie ligou 33 vezes para Lia. 33 vezes. E ela não atendeu porque estavam brigadas. Agora Lia também tem que lidar com a culpa, mas isso só a torna mais cega para o seu problema. Como definir o que é certo do que é errado? Como definir o que é mentira do que é real? Como se recurar quando você nem mesmo reconhece que está doente?

Desmaiei e caí na escada, então comi duas tigelas de cereal e estou me sentindo tão nojenta.Quanto tempo tenho que correr para me livrar disso?" 

Sufocante, mas real. E acho que isto é o que deixa a leitura mais complicada, o fato de sabermos que é real. Não é um livro criado simplesmente para vender, para agradar, foi isso que eu mais gostei. A autora fugiu do comum só de escolher este tema para tratar, distúrbios alimentares - mesmo em pleno século XXI - ainda são um Tabu na sociedade. Mas Lauren foi corajosa de escolher tratar do tema, e pra mim, conseguiu uma obra a altura da complexidade deste. Eu me senti impossibilitada de julgar Lia, porque ao passar as páginas, consegui entender o seu sentimento, sua aflição. Poderia não entender onde isso ia dar, mas eu me sentia em seu corpo, vivendo tudo aquilo por ela.

"Por quê?" é a pergunta errada
Pergunte "Por que não?


Indico o livro? Sim, mas não para qualquer tipo de pessoa. O livro tem uma carga emocional enorme, e intenso. É necessário maturidade para entender a mensagem que a autora quis passar, mas também é necessário coragem para conseguir começar. Mesmo assim, quem tiver a chance de experimentar: faça. Cada um em seu tempo, mas faça, o que o livro tem a dizer vale a pena de ser lido. 

"Olhe no espelho e veja um fantasma.
Escute cada batida do seu coração
gritar que tudoabsolutamentetudo
está errado com você."

9 comentários :

  1. Esse livro é excelente e, ao mesmo tempo, muito "difícil" de ler. Não pelas palavras, mas pela intensidade do que nos é relatado. É aquela coisa que tem atormentado ainda mais os jovens nos dias de hoje: buscar ser aquilo que eles não são, ser pessoas que não são e, quando descobrem que é cada vez mais inalcançável consegui-lo, a coisa torna-se um círculo vicioso. no caso da personagem, o agravante da morte da melhor amiga fez com que tudo piorasse seu quadro já tão debilitado. a busca pela própria aceitação é mais árdua do que muitos de nós pode imaginar.

    ResponderExcluir
  2. Olá Min! Primeiramente parabéns pelo blog está uma dlciaa, segundo, mega adorei a resenha desse livro - me deixou com um tremendo ar de curiosidade, adoraria desfrutar mais um pouco! outra coisinha, adorei a Layout do blog está fantástica, continue assim que está perfeito! Xerimmm

    Te espero para conferir as novas postagens no meu blog!
    Forte abraço, Jeffrey!

    http://jeffreycorreia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee, ótimo domingo =)
    aaah, menina ainda não tive a chance de ler esse livro, depois da tua resenha quero mais que tudo.
    Imaginava que fosse intenso, mas não tanto assim.
    Por tuas palavras é um livro que deve ser lido por alguém que não esteja com a alta estima em baixo, pois tem livros, ainda mais esse com assuntos reais, que deixam as pessoas mais deprimidas.
    Bem, quero ler com certeza.

    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, primeiramente quero parabenizar pelo excelente trabalho realizado em seu blog. E a primeira vez que venho e agora aparecerei sempre que puder, gostei muito mesmo. Mais ainda pela sua forma de escrever, com certeza esse livro sera um dos próximos que lerei. Possuo um blog também e sinta-se a vontade para ir a qualquer hora, comecei a pouco tempo e preciso de algumas pessoas experientes pra me guiar, seria otimo se pudesse me dar umas dicas.
    Espero sua visita.
    Abracos

    http://livronamaoagora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei esse livro mês passado e é uma das minhas metas, já ouvi muitas críticas do tipo e inclusive, foi uma indicação de uma amiga. Quando for ler tal livro, estarei com a mente aberta e preparada, apesar de saber que me afetará bastante, estou bastante ansiosa pela leitura, por justamente como você falou, fugir do habitual, para uma dura realidade.

    Beijos,
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa, fiquei com muita vontade de ler, adorei a resenha flor, muito bem feita. Vou procurar por este livro !
    Adorei seu blog, é super fofo ♥ Já estou seguindo, segue o meu também?
    Uma ajuda a outra né rs, beijinhos
    Blog Dicas entre amigas

    ResponderExcluir
  7. Oie ! Como vai ?
    Eu sempre tive curiosidade em saber se o livro era bom ou ruim, mas depois desta resenha vi que é um livro maravilhoso. Vou procurar ler.
    Beijos,
    meujardimliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, esses dias comprei esse livro para lê-lo,
    achei bem interessantes, principalmente a capa que
    é linda. Sua resenha aguçou mais ainda a minha curiosidade
    mas vou ter que aguardar um pouco,
    bjs
    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu gostei da capa desse livro. Chamou a atenção.
    Adorei sua resenha, o livro parece aqueles que não te deixa soltá-lo antes que não termine de ler.
    Uma resenha muito bem feita, adorei as frases tiradas também

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin