quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Feitiço - Saga Encantadas #2 - Sarah Pinborough

FeitiçoAutor(a): Sarah Pinborough
Editora: Editora Única
Ano de lançamento: 2014
Páginas: 248
Classificação:  

*Livro enviado de cortesia pela Editora Única

*Resenha sem Spoilers do Primeiro Livro*

Você se lembra da história da Cinderela, com sua linda fada madrinha, suas irmãs feias e um príncipe encantado? Então esqueça essa história, pois nesta releitura de Sarah Pinborough ninguém é o que parece. Em um reino próximo, a realeza anuncia um baile que encontrará uma noiva para o príncipe e parece que o desejo de Cinderela irá ganhar aliados peculiares para ser realizado. Contudo, não será fácil: ela não é a aposta de sua família para esse casamento real, e sua fada madrinha precisa de um favorzinho em troca de transformar essa pobre coitada em uma diva real. Enquanto isso, parece que Lilith não está muito contente com os últimos acontecimentos e, ao mesmo tempo em que seu reino parece sucumbir ao frio, ela resolve usar sua magia para satisfazer suas vontades. Nada é o que parece no segundo volume da saga encantadas! Em Feitiço, Cinderela, com seu desejo desmensurado de fazer parte da realeza, fará qualquer coisa para obter atenção do príncipe. Mas seria mesmo este um final feliz?

Veneno me deixou uma ótima impressão sobre o estilo de escrever da autora, e o final ainda conseguiu me surpreender. Em Feitiço a narrativa ainda consegue ser melhor, e o final, igualmente surpreendente, além do maravilhoso trabalho da editora na diagramação. Então, porque o livro não conseguiu conquistar cinco estrelas? Um fato muito simples, mas que fez toda a diferença nas história: a protagonista. Diferente de Lilith (protagonista principal do primeiro livro), Cinderela é completamente alienada do mundo, ela sonha com bailes, com a realeza e com o amor verdadeiro. E isso a deixa cega para os problemas dos outros. 

“Cinderela retirou os pratos. Ninguém mais ia comer depois daquele anúncio, e Cinderela jamais iria a um baile”
 
Cinderela mora com seu pai, sua madrasta e sua irmão postiça, Rose. Em sua casa, onde vivem com dificuldades, ela é responsável pela limpeza, e assim que conhece Buttons (como ela costuma chamá-lo, já que não sabe seu verdadeiro nome), seu único amigo, que é um ladrão que costuma roubar dos ricos, para dar aos mais necessitados. É anunciado dois bailes, onde o príncipe quer encontrar sua esposa. Isso faz com que sua madrasta se empenhe a todo o custo para tornar Rose a mais bonita desse baile,  pois o casamento seria o suficiente para fazer com que a família voltasse a realeza, e acaba se esquecendo de Cinderela. Está cega pela raiva, inveja e ciúme, acaba encontrando sua fada madrinha, que lhe dá a chance de ir ao baile, junto com sapatos mágicos que se ajustam ao seu pé, e são capazes de provocar o encantamento instantâneo do príncipe, mas como nessa história, tudo tem um preço, a Fada Madrinha pede algo para Cinderela. Mas será que ela está disposta a pagar esse preço? E se a vida que desejou não for o que imaginou?

"Não se pode ter tudo na vida, as coisas não funcionam assim. Você precisa decidir quais são as partes importantes."

O melhor de tudo? As histórias se ligam. Temos sempre um pouquinho de Veneno, personagens e fatos, embora que grande parte esteja escondido nas "entrelinhas". Por isso eu indico (embora conheça várias pessoas que não o fizeram) ler Veneno antes de embarcar na história de Feitiço, além disso, Feitiço da um final absoluto (pelo menos eu acho que sim) para as personagens de Veneno. Como eu já disse, a narrativa é ágil, e os diálogos inteligentes, e somos capazes de ler em uma sentada. Mesmo a Cinderela tendo me irritado, gostei mais dela do que da Branca de Neve. Cinderela pode ser sonhadora e alienada, mas ela é mais real, ela tem sentimentos mais humanos, enquanto Branca de Neve simplesmente espera o melhor das pessoas, não importa o quão má elas sejam. Além do mais, Cinderela evoluí, ela abre os olhos, amadurece com os os acontecimentos, e é ótimo testemunhas essa evolução. 

"- Nós devíamos ter contado a você. - Rose estava olhando fixamente para o vazio. - Devíamos mesmo. Talvez assim você não tivesse crescido para ser tão má com a gente o tempo todo. Cinderela se virou e saiu correndo. Ela não olhou para trás."

Os coadjuvantes são os melhores. Temos Rose, que aparece pouco, mas já é o bastante para quebrar os esteriótipos comuns do conto de fadas, Buttons, que é capaz de arrancar sorrisos, o Caçador, que arranca suspiros, e a própria Madrasta, que é bem diferente do comum Conto de Fadas. E também temos o Príncipe, ah, o príncipe, ele é a maior das surpresas. Totalmente oposto aos apresentados nos contos de fadas, o príncipe pode ser bem mimado e mau quando quer. Mais um motivo para ler Veneno primeiro. 

Quem quer, na verdade, um amor encantado? Ela não queria, nem antes do baile. Ela apenas supunha que eles ia se apaixonar se tivessem a oportunidade, como se o amor fosse algo fácil e não precisasse de nada além de um rostinho bonito e de uma grande vontade de amar.

Sarah mantem o final surpreendente, e a capacidade de nos deixar de boca aberta, e ainda deixa uma brecha para uma nova história, que sem dúvida será a tratada em Poder, último volume da Trilogia, aliás, no finalzinho do livro já tem o primeiro capítulo, que já me deixou cheia de água na boca pela história. A diagramação, como eu dei uma faladinha no início da resenha, continua impecável. A capa é linda, e em cada início de capítulo temos uma arte maravilhosa, o livro não tem erros, as páginas são amareladas e as letras grandes, o que facilita muito a leitura, ótimo trabalho da revisão, além disso, a Editora deixa um Marcador destacável de Poder na orelha, lindo. 

''Mas como era possível viver sem amor? Sem paixão? Ela preferia estar morta"

Feitiço, assim como Veneno, cumpre bem o papel de quebrar esteriótipos, e vira de cabeça para baixo os contos de fadas que estamos acostumados, em uma releitura adulta e muito moderna. Estou ansiosa para Poder, que conta sobre a Bela Adormecida, quero muito ver o que a Sarah fez com a minha princesa favorita. Para quem gosta de romance ousado, ação e muitas surpresas, é um prato cheio para se aventurar, além de ter uma narrativa maravilhosa, onde se torna impossível largar até as últimas páginas. Muito mais do que indicado. 

"-A beleza pode ser superestimada - Seus olhos escuros pareciam zombar dela - E ela acaba."

6 comentários :

  1. Ainda não li nenhum livro desta saga, mas já estou interessada. Adoro essas versões "macabras" de contos de fadas.

    Amei demais o seu blog e já estou seguindo.

    Beijo,
    http://oestranhomundodeisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin! Estou gostando muito desta saga, a autora conseguiu nos surpreender com histórias tçao conhecidas, os elementos inusitados que foram incluídos me agradaram muito, tomara que Poder seja o desfecho com chave de ouro.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Apesar de achar a ideia da saga muito boa eu não me interessei pelos livros.
    Não sei, eles não tiveram "aquela coisa" que me fazem ficar louca por uma obra.
    Mas a capa é linda <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler essa saga, acho interessante mudarem a visão de velhos contos infantis em nossa mente, quero ler futuramente. Adorei a resenha; http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esses livros, a proposta é bem interessante.

    Estou seguindo aqui.
    Beijos,
    http://wallfloower.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Essas quatro estrelinhas me deixaram beeeem empolgada. Vi uma crítica negativa do primeiro livro da saga e fiquei com medo de começar a ler. Mas não resisto à releituras de contos de fadas, priincipalmente essa que tá fazendo o maior sucesso. Essa capa é maravilhosa!

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin