domingo, 2 de março de 2014

Sentados no Sofá: Uma Lição de Amor

Gênero: Drama
Direção: Jessie Nelson 
Elenco: Dakota Fanning, Sean Penn, Michelle Pfeiffer
Tempo: 2h12min
tulo Original: I Am Sam 
Lançamento: 2002


Sam Dawson (Sean Penn) é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy (Dakota Fanning) com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison (Michelle Pfeiffer), que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.

Um dos filmes mais lindos e emocionantes que eu já assisti. Uma Lição de Amor, como o próprio título já diz, é literalmente uma Lição de Amor. Além de emocionar, o filme tem a capacidade de nos fazer refletir. Sendo vencedor de vários prêmios (de fato, muito merecidos) e inclusive tendo sido indicado a um Oscar de Melhor ator para Sean Penn (continuo inconformada de ele não ter ganho esse prêmio), o filme mostra uma relação entre pai e filha um tanto incomum, e também a discriminação sofrida por deficientes mentais.

Sam é um deficiente mental que cria sua filha sozinho sua filha Lucy. Quando ela completa 7 anos,  começa a ultrapassar o pai intelectualmente, e isso chama a atenção de uma assistente social, que decide levar a criança para um orfanato. Com a ajuda de Rita Harrison, uma advogada famosa, que tem problemas com o filho, ele tenta recuperar a criança, que fica sob a custódia de Randy, que tenta se tornar uma mãe substituta para a garota. Rita a principio aceita o caso, pela insistência de Sam, e principalmente para que possa se destacar entre os colegas de trabalho, mas aos poucos, ela vai aprendendo com a relação entre Sam e Lucy. 

A atuação de Sean é incrível. A forma como ele interpreta um deficiente mental sem que pareça forçado, alternando entre momentos cômicos e dramáticos, sem em nenhum momento deixar a essência do personagem se perder, os momentos em que ele e Lucy estão juntos são tocantes, onde consegue ele consegue ir muito além do que imaginamos em uma interpretação belíssima. Não exagero ao dizer que foi uma das melhores interpretações que eu tive a oportunidade de assistir. A prodígio Dakota também não fica para trás, como sempre, ela consegue trazer emoção as cenas, e só de observá-la conseguimos ver os sentimentos da personagem. E por fim, Michelle, mais uma vez brilhante em um papel emocionante.

A trilha sonora compõe brilhantemente a história. Em um tributo aos Beatles, o filme é repleto das canções mais famosas da banda inglesa, além de está ser frequentemente ser citada por Sam. E nem tudo fica só no drama, também temos alguns momentos cômicos, a maioria deles, na presença dos amigos de Sam, também deficientes. Vemos vários dramas diferentes além do de Sam e Lucy, o que mostra uma evolução de todos os personagens da trama. Incrivelmente tocante.

Com uma mensagem clara, do começo ao fim, Uma Lição de Amor consegue emocionar o telespectador, sim, é um filme projetado unicamente para isso, fazer com que cheguemos as lágrimas, mas mesmo sabendo disso, é impossível segura-las. O elenco e trilha sonora estão de parabéns. A relação de pai e filha retratada, da parte de ambos é tão linda de se ver, e todas as dificuldades que eles enfrentam, fazem com que as nossas reclamações diárias pareçam fúteis. Tocante, belíssimo, inspirador. Vale muito a pena assistir.

Boa Pipoca ;D 

5 comentários :

  1. Ahhh.. que filme lindo!
    Esse título não me é estranho, mas acho que não o assisti.
    Mas a dica foi copiada!

    Super beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro passar aqui e pager dicas de filmes, os antigos são os melhores, este aqui eu já havia visto por aí, mas não parei para conferir, depois dos comentários fiquei animada e já sei como fechar meu carnaval.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Agora estou na dúvida se eu vi ou não este filme (se vi faz muito tempo)... Mas de qualquer forma eu ADOREI a história. Com certeza vou ir atrás dele para vê-lo novamente (ou pela primeira vez) kkk

    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente caio em prantos com esse filme. O enredo é muito tocante. Um pai totalmente especial tentando ter a guarda da filha. A Dakota Fanning me conquistou nesse filme, quando o vi pela primeira vez, anos atrás. A atuação dela é fenomenal. E o que dizer do ator, Sean Penn? Sério, eu não costumo gostar dele mas, nesse filme ele tá brilhante, perfeito!!! E a Michele? Ah, ela é maravilhosa!!!

    http://spencer-pretty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oieee =)
    ainda não vi o filme, mas tenho certeza que irei ficar emocionada quando assistir, pois sou manteiga!
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin