quarta-feira, 17 de julho de 2013

Jogos Vorazes - Jogos Vorazes #1 - Suzanne Collins


Jogos Vorazes
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano de lançamento: 2011
Páginas: 397

Classificação: 

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Eu confesso que tento o máximo possível não criar expectativa com um livro/série, mas no caso de Jogos Vorazes isso foi quase impossível. Todas as resenhas que li desse livro foram positivas e, me instigaram cada vez mais a lê-lo, e assim que ganhei o livro, eu esperava muita coisa dele. Tinha me proibido de assistir o filme, e buscar Spoilers, para não ficar comparando ou muito decepcionada caso algo não me agradasse, mas felizmente, Jogos Vorazes foi além de tudo o que eu imaginava. Eu devorei o livro, literalmente, passei uma noite inteirinha em claro lendo, ignorei festas familiares, tudo isso para ficar lendo, e fiquei com uma sensação de vazio assim que o livro acabou. Muito melhor do que tudo o que eu esperava.

“Meu pai cantava, todos os pássaros na área caiam no silêncio e escutavam. Sua voz era tão bonita, alta e clara e tão cheia de vida que fazia você querer rir e chorar ao mesmo tempo.”

Katniss é uma jovem habitante de Panem, uma nova nação que surgiu após o fim da América do Norte, essa nação é dividida em doze distritos e comandada pela Capital. A cada ano a Capital promove o Jogos Vorazes, uma competição transmitida ao vivo para todos os distritos, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são sorteados para lutar até a morte. Se vencer terá fama e fortuna, se perder morre. Após o nome de Prim, a irmã mais nova de Katniss, ser sorteado, esta se oferece para lutar em seu lugar. Peeta, o filho do padeiro, também é sorteado. Até onde Katniss irá para vencer a competição? E o que ela encontrará no caminho?

"Bem, é melhor você aprender rápido. Você tem tanto charme quanto uma lesma morta."

Gostei bastante da forma como a autora não dá ponto sem nó, ela explica muito bem os acontecimentos, e não deixa tantas perguntas para serem respondida. Outro ponto que gostei bastante foi a construção dos personagens. Katniss é uma verdadeira guerreira, e consegue representar muito bem a "garota do distrito pobre que prometeu voltar para casa", mas o que me encantou foi Peeta, ele tem um jeitinho fofo e engraçado de ser que me conquistou (nem dá para imaginar pra quem é minha torcida, não é?). Gostaria de ter conhecido melhor Gale, pelo pouco que eu sei dele ainda não posso "julgar". Outro personagem que vale a pena ser ressaltado Haymitch, apesar de estar "sempre" bêbado, ele é um grande articulador e muito inteligente.

Mas ele se tornou muito mais do que um companheiro de caçada. Ele se tornou meu confidente, alguém com quem eu podia dividir os pensamentos que eu nunca podia dar voz dentro do muro. Em troca, ele confiou em mim. Quando estava fora na floresta com Gale... Às vezes eu era feliz de verdade.

O estilo de Jogos Vorazes me lembra um pouco "Feios", os dois tem esse tema voltado para Rebelião, pessoas controladas e tal, mas ao mesmo tempo, são escritos de forma diferentes. Gostei muito de ambos os livros, então se você leu Feios e gostou, Jogos Vorazes é super recomendado, e os Fãs de Distopias também devem ficar ligados e experimentar. Jogos Vorazes é uma mistura de emoções, ele conseguiu me fazer rir, chorar, amar, odiar e terminar o livro precisando de mais.

E enquanto estou conversando, a ideia de perder Peeta de verdade me atinge novamente e percebo o quanto não quero que ele morra. E não é sobre os patrocinadores. E não é sobre o que vai acontecer em casa. E não é só porque eu não queira ficar sozinha. É ele. Eu não quero perder o garoto com o pão.

Outra coisa que vale a pena dizer é que apesar de ser um livro com o preço extremante abusivo (sim, eu acho caríssimo) você deve arriscar comprar. E antes que eu me esqueça, aproveitem bem o livro, a leitura é super ágil e na minha opinião fácil de ser absorvida, mas recomendo que leiam devagar e aproveitem o que ela tem à oferecer. Se você quer ler o livro esperando encontrar flores, pôneis, amor eterno, é melhor ir para longe. Este é um livro forte, e bem violento, mas tem um contexto ótimo e uma escrita melhor ainda. Jogos Vorazes conseguiu se tornar o melhor livro que eu li no ano. E você? Está esperando o que para começar essa saga?  

"Que a sorte esteja sempre a seu favor."

4 comentários :

  1. Também gosto muito do livro. Já li a trilogia e comentei sobre todos eles no blog. Engraçado você comentar a questão do preço, porque raramente ele entra em promoção, mas eu comprei a trilogia por 49,90, acredita? Promoção de 34 horas do Submarino. Compensou muito! Abraços e parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  2. Preciso ler esse livro,
    Tenho ótimas espectativas para o mesmo, espero poder lê-lo logo,
    ainda não li feios também, esse é outro que estou querendo muito ler

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente o livro é muito bom, a continuação é melhor ainda na minha opinião. O preço é alto sim. Aproveitei uma promoção que teve no sub e paguei 30 reais o box.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Poxa, que sorte da Sil (aqui em cima) de ter conseguido comprar o box por R$30,00 rs!
    Invejinha branca!

    Eu ainda não tive a oportunidade de ler, mas só leio opiniões positivas a respeito!
    Acredito que é um gênero bem diferente do que estou lendo - mas mudar é sempre muito bom!

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin