quarta-feira, 4 de junho de 2014

A Culpa é das Estrelas - John Green

A Culpa é das EstrelasAutor(a): John Green
Editora: Intrínseca
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 288
Classificação: 

A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar. 

Apesar de ter lido este livro a bastante tempo, só agora me veio a coragem para resenha-lo. Apesar de ter amado, não consegui encontrar as palavras para descrever todo o sentimento que ele conseguiu me passar. E é aproveitando o gás do filme (que lança amanhã), que eu finalmente tomei coragem para escrever esta resenha. 

“Faltando pouco para eu completar meu décimo sétimo ano de vida minha mãe resolveu que eu estava deprimida, provavelmente porque quase nunca saía de casa, passava horas na cama, lia o mesmo livro várias vezes, raramente comia e dedicava grande parte do meu abundante tempo livre pensando na morte.”

A Culpa é das Estrelas, é sem dúvidas nenhuma, o livro mais badalado do momento. Além de ser um dos mais postados nas redes sociais, vêm incentivando positivamente a leitura para os jovens desta geração. Vi amigos meus que nunca que tinham tocado em um livro se interessarem por ACÉDE, lerem este e gostarem. Agora, tenho orgulho de dizer que eles se tornaram leitores assíduos. Com uma escrita inteligente, bem humorada e com uma pequena pitada de drama (que me fez chorar horrores nas últimas páginas), John Green se torna um dos escritores mais queridos da atualidade.

Você com certeza já viu essa história em algum lugar. Em algum filme, livro, música. Ela não é nem uma novidade. O que explica o sucesso estrondoso dessa obra então? Os personagens, frases de efeitos, narrativa irônica, ácida, o realismo imposto em tudo. A filosofia e as metáforas que o livro transpira. As passagens que nos fazem suspirar, e aquelas que nos fazem chorar. O livro inteiro, foi muito bem trabalhado pelo autor, e o sucesso é apenas uma consequência da dedicação enorme deste.

"Esse é o problema da dor – o Augustus disse, e aí olhou pra mim. ─ Ela precisa ser sentida".

Hazel é uma protagonista forte. Ela se acostumou com a sua doença e com o fato de que vai acabar morrendo, mas mesmo assim, tenta ser o mais forte possível para os seus pais. Essas, para mim, são uma das partes mais emocionantes do livro. O relacionamento de Hazel com a mãe e o pai várias vezes deixou os meus olhos marejados, e imagino que se fosse comigo, não seria muito diferente. Gus realmente dispensa comentários. Ele é aquele protagonista que me fez ficar encantada e sofrendo por não existir na vida real. Seu humor inteligente e frases memoráveis me emocionaram sem igual.A escrita de John é muito cativante. Virei a noite lendo, porque quando peguei, realmente não quis largar. 

A Culpa é das Estrelas é emocionante, belo e tocante, mas mesmo assim, as expectativas podem prejudicar. Da mesma forma que conheço pessoas que leram e amaram, conheço pessoas que leram e não entenderam o porquê de tanto "auê", mas isso pode acontecer com qualquer livro, até mesmo os menos conhecidos. Markus Zusak não podia ter mais razão ao dizer que "Você vai rir, vai chorar, e ainda vai querer mais". 

“Meus pensamentos são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações.”

11 comentários :

  1. Yasmin, quando li o livro senti o mesmo que você. Não encontrava palavras para colocar na resenha.
    Amo esse livro.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  2. Com certeza esse livro e maravilhoso, adorei tudo quando o li e acho que fui uma das poucas pessoas que não morreu de chorar. Sei lá, talvez meu jeito de ver a morte e a situação sejam mais brandas dos que a forma que outras pessoas enfrentem. Mas adorei a escrita leve do autor, mesmo em se tratando de um assunto tão triste.
    Resenha linda, adoro quando a blogueira coloca tanto sentimentos ao divulgar um livro. Parabéns!
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. É, o Tio João Verde tem alguma coisa que prende os leitores ao livro. Li este livro há muuuuuuito tempo. E ainda sinto um imenso amor por ele.
    Mesmo tido chorado muito, eu posso afirmar que este é um dos meus livros favoritos!
    Beijinhos :*
    Gabriel Lima.
    Meu Jardim Literário.

    ResponderExcluir
  4. Olá Yasmin!
    Impossível não gostar de algo do John Green <3
    Recomendo que leia Quem é você, Alasca?. É o melhor dele (na minha opinião!).
    Enfim, adorei a resenha :D
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li recentemente.
      Amei, amei, amei. Também é o meu favorito dele :3

      Excluir
  5. Olá!
    Eu já li este livro e simplesmente adorei, mal posso esperar para assistir a estreias na telona *o*
    Beijos
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
  6. Hey
    Eu até que gostei do livro, mas não chorei... viu Zusak? HAHA
    Acho que de tanto ler spoilers pelas redes sociais, já estava com a mente tranquila.

    Também conheço gente que detestou o livro haha

    Quero ver o filme, tenho a impressão que com ele sim, irei chorar

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Eu não li ainda, mas desta vez vai por conta do filme. Eu concordo com você em relação ao impacto que este livro causou, quem eu nunca vi com um livro na mão antes, eu vi lendo ACEDE e só por este efeito em massa, merece o devido destaque. Eu sou muito chorona e acredito que vou me derreter com esta história, que parece ser linda e muito viva.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Eu lembro que fiquei numa deprê do caralho depois que li esse livro. Mas acho que não foi pela história em si, mas a coisa de imaginar um final é tão ruim quanto saber exatamente como ele seria. Frustrada com isso.
    Aconteceu que o que Hazel tanto tinha raiva na história do tal livro, aconteceu conosco ao ler o livro dela. Achei isso de um ciclo perfeito!
    Linda resenha, flor!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Yasmin, tenho um verdadeiro caso de amor com esse livro. Amei demais! Estou doida pra assistir o filme. :)

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo fala desse livro e eu estou louca para ler.
    Deve ser fantastico
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin