quinta-feira, 26 de junho de 2014

A Escolha - Kiera Cass

A Escolha
Contém Spoilers dos primeiros livros da Trilogia 

Autor(a): Kiera Cass
Editora: Editora Seguinte
Ano de lançamento: 2014
Páginas: 352
Classificação:  

A Seleção mudou a vida de trinta e cinco meninas para sempre. E agora, chegou a hora de uma ser escolhida. America nunca sonhou que iria encontrar-se em qualquer lugar perto da coroa ou do coração do Príncipe Maxon. Mas à medida que a competição se aproxima de seu final e as ameaças de fora das paredes do palácio se tornam mais perigosas, América percebe o quanto ela tem a perder e quanto ela terá que lutar para o futuro que ela quer. Desde a primeira página da seleção, este best-seller #1 do New York Times capturou os corações dos leitores e os levou em uma viagem cativante ... Agora, em A Escolha, Kiera Cass oferece uma conclusão satisfatória e inesquecível, que vai manter os leitores suspirando sobre este eletrizante conto de fadas muito depois da última página é virada.

Depois de me decepcionar com A Elite, minhas expectativas para A Escolha não eram tão grandes. Eu estava curiosa, mas não ansiosa. Essa semana ganhei de aniversário de um amigo, e decidi passá-lo na frente dos outros, pelo grande burburinho que ele vem causando na blogosfera e pelos comentários positivos. Bastou uma sentada para que eu passasse da metade de A Escolha, virando as páginas sem perceber. O livro já começa com um ritmo de tirar o fôlego. E não é para menos, afinal, esse livro deveria explicar as perguntas que vinhamos nos fazendo desde o começo da trilogia, e admito que essa era uma das minhas maiores preocupações. Não tinha certeza de que a autora conseguiria explicar tudo em pouco mais de 300 páginas. 

Lute America, Você talvez não queria lutar pelas mesmas coisas que a maioria deseja, como dinheiro e sucesso. Ainda assim, lute. Não importa o que você deseja, America, vá atrás com todas as suas forças.

Me surpreendendo, a autora conseguiu se sair incrivelmente bem. Claro, ainda ficaram algumas perguntas no ar, pontinhas soltas que incomodam, mas o mais importante, a história principal, Kiera conseguiu resolver muito bem. Ela também coloca algumas surpresas no meio, e várias vezes fiquei com cara de "Como assim?!", o que é claro, só deixa a história ainda melhor. Celeste, por exemplo, foi uma das melhores surpresas. Bem no fundo, eu sempre gostei do jeito "sou Diva mesmo e não ligo pra você" dela, e esse livro só serviu para reforçar o meu sentimento pela personagem ( *lágrimas*), mesmo que eu ache um pouco estranho essa mudança enorme na personagem, assim, tão de repente.

Apesar de America ainda me irritar algumas vezes, não foi nada perto do sentimento que tive por ela em A Elite. Nesse livro ela está mais decidida sobre o que quer, e apesar de algumas pontinhas de hesitação, a personagem está mais centrada. Pelo menos o bastante para sair um pouquinho daquele "não sei com quem eu vou ficar" que tanto me irritou no livro anterior. Maxon também se mostrou muito mais maduro. Ele finalmente começa a se impor, e são vários os momentos que me fizeram suspirar. Aspen, que sempre achei muito sem graça, também ganhou um bom espaço (o suficiente para se posicionar um pouco na história) e eu não poderia ficar mais feliz com o desfecho do triangulo amoroso escolhido pela autora.

- Ficamos próximos, mas então acontece algo que nos afasta. E você nunca parece capaz de tomar uma decisão. Se você me quer tanto quanto diz, por que isso aqui ainda não acabou?
- Porque em metade do tempo eu tinha certeza de que você amava outra pessoa e, na outra, duvidava que você fosse me amar um dia

As últimas cem páginas me deixaram angustiada. Não só pelas reviravoltas repentinas, mas principalmente pelo banho de sangue. Já tinha lido sobre isso em algumas resenhas e até pegado alguns Spoilers de quem daria bye bye para a história, mas certamente não estava preparada para isso. A autora matou muita gente, e isso me incomodou. As mortes são rápidas, sem detalhes e principalmente, uma atrás da outra, ou seja, não dá nem tempo de sentir o choque da perda, porque outra pessoa já morre em seguida.

A narrativa da Kiera sempre foi algo que me agradou muito (apesar da America me dar nos nervos algumas vezes). A autora consegue conduzir a estória de forma que viramos as páginas rapidamente. Eu mesma não consegui parar até que tivesse terminado. Apesar de eu achar que teria muito mais distopia nesse livro, ela não foi totalmente explorada. A distopia é apenas o plano de fundo para a história, mas fica bem longe de ser o tema principal, então não tenha expectativas em relação a isso. Temos muito romance, o que sempre foi uma marca da autora e que deixa a história toda fofa *suspiro*.

A capa é lindíssima, devo ressaltar. Segue o padrão das outras duas (que eu amo) e as três combinam perfeitamente na estante. A diagramação também está perfeita, sem erros na revisão, com as coroas fofas no inicio do capítulo e a fonte em um tamanho bom para se ler sem cansar. O título traduzido também foi uma ótima escolha (trocadilho tosco hahaha). O livro não se trata só da escolha do Maxon, mas sim da escolha de todos os protagonistas, escolhas que movem e mudam a história a todo o momento.

É difícil terminar uma trilogia e dar adeus a personagens (por mais que eu quisesse estrangula-los em vários momentos) que se tornaram amigos ao decorrer da leitura. E apesar de ter sido cheia de altos e baixos, e estar longe de ser uma das minhas favoritas, sempre vou falar da trilogia A Seleção me sentindo satisfeita por (mesmo que em apenas três livros) a autora ter sido capaz de encher minha cabeça com uma história de amor que vai muito além do tão conhecido "Felizes para Sempre...". Termino esta resenha (e a trilogia) com o coração pesado e um sorriso no rosto. 

Tchau, Maxon. Tchau, America. Vou sentir saudades de vocês, apesar de tudo.

6 comentários :

  1. Eu li os 3 e de fato A Elite me deixou meio que sem vontade de nada, mas eu aguardava A Escolha avidamente. Achei que faltaram muitos pontos para serem fechados, principalmente quanto a história de Iléia que ela contou e e a gente ficou meio sem saber como chegou até o ponto da história. E realmente o mais chocante de fato do livro é tudo o que acontece no momento daquela revolta com cara de golpe de estado, não tinha porque tudo aquilo e achei que no fim a autora fez isso pra não delongar mais a história pois se mantivesse os personagens vivos ela teria que se demorar mais na história (ou não), achei que ela foi pelo mais prático e isso acabou de decepcionando totalmente... Muito legal sua resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hey
    Essa é uma série que ainda não comecei. Gosto das capas.

    Mas lembro que quando lançaram esse livro, o pessoal do meu Facebook não parava de comentar e ler HAHAHA

    Uma pena que a série de TV não foi aprovada.

    Adorei sua resenha, fiquei interessada em começar.

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. É. Não posso dizer que é uma série que me agrada. Na verdade ela já me deu muito nos nervos, e eu só insisti na leitura de A Elite, porque vou apresentar um evento sobre a trilogia em julho. Mas sinceramente? Um saco!
    Vou ler a Escolha agora em julho, mas a empolgação passa na esquina.
    Também acho que América testa a minha paciência.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. To muiiiiiiiiiiiitoooooooo curiosa sobre essa trilogia. é uma daquelas que tem me mantido uma relação de amor e odio pq é muita gente falando bem e isso as vezes enche o saco, mas vamos ver no que dá!

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. A seleção é uma das minhas trilogias fa-vo-ri-tas! Eu to com o último livro mas eu ainda não terminei de ler, acredita? Você tem toda razão, é meio difícil dar Adeus aos personagens, principalmente á America e o Maxon, mas eles irritavam mesmo as vezes, kkkk.
    Amei a resenha!
    Beijocas! Jesus te ama <3
    http://hey-mygod.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. *COMENTÁRIO CHEIO DE SPOILERS*

    Puxa, a Celeste é uma das personagens mais legais! Haha... Eu não me incomodei com a mudança repentina dela, mas confesso que não gostei muito da morte repentina no final.
    Gostei de A Escolha, só o finzinho mesmo que me incomodou um pouco. "E o rei morreu e tudo ficou bem", parece muito simplista. Acho que faltou explicar melhor as relações com a Itália e com os rebeldes.
    Assim como você, adorei o romance *suspira* e as capas! Ah, eu adoro histórias de princesas!! Haha <3

    Beijos!!!

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin