quarta-feira, 9 de julho de 2014

Princesa Adormecida - Paula Pimenta

Princesa Adormecida
Autor(a): Paula Pimenta
Editora: Galera Record
Ano de lançamento: 2014
Páginas: 192
Classificação:  

Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim... 

Desde que li Fazendo Meu Filme me tornei leitora assídua dos livros da Paula Pimenta. Tive a chance de ler quase todas as obras da autora e fiquei muito ansiosa quando anunciaram o lançamento de Princesa Adormecida, que além de ter a capa linda (tem como não se apaixonar?) recontaria a história da minha princesa favorita. Ainda não tive a chance de ler O Livro das Princesas (coletânea de contos lançado pela Galera Record na qual a Paula contribuiu com uma releitura da história da Cinderela) mas vi sendo muito elogiado, o que só aumentou minhas expectativas para esse lançamento.

"Dizem que as lembranças dos nossos primeiros anos de vida são mesmo meio nebulosas. Não dá para saber se são verdadeiras ou se aquelas imagens foram criadas a partir de histórias que nos contaram ou de fotos que vimos... Usamos essas informações como se elas fossem parte da nossa própria memória."

Li o livro rapidamente (o que já imaginava, já que além de bem curtinho, a narrativa da Paula é tão gostosa que a gente nem vê as páginas passar...), mas contrariando minhas expectativas, não gostei tanto quanto esperava. É claro, gostei muito, o livro é fofo, mas ficou faltando algo, sabe? Em vários momentos, achei juvenil demais, é  fofo, mas ainda sim, muito juvenil. Talvez, tenha sido o fato te der ido com muita sede ao pote, mas não pude deixar de acabar o livro e ficar com a sensação de que não tive todas as minhas expectativas alcançadas.

Os personagens são fofos. Fiquei encantada pelos três tios de Anna Rosa (ou Áurea? Ainda não me decidi sobre como chamá-la haha) e pela sua amiga, Clara (que eu tive vontade de conhecer um pouquinho mais). Anna, também é uma personagens que logo conquistou meu carisma. Ela é fofa, inteligente e sonhadora, apesar de um pouco ingênua. Gostei muito da forma como a Paula criou uma personagem diferente das dos seus livros anteriores. O mocinho também é uma gracinha... Fofo, fofo, fofo.

Em determinado momento, temos uma "aparição" da DJ Cinderela (se você leu O Livro das Princesas vai lembrar dela, se não - assim como eu -, com certeza vai ficar morrendo de vontade de conhecer mais sobre a sua história). Eu gostei, achei muito criativo da parte da Paula introduzir a personagem na situação, e principalmente, sem dar Spoiler da história desta. Ou seja, se você não leu O Livro das Princesas, não tem problema ler Princesa Adormecida, mas mesmo assim, eu gostaria de ter lido esse antes. 

A capa é incrível de tão linda. Passei um tempão só admirando a arte maravilhosa que fizeram. E os detalhes só deixam tudo mais perfeitinho. A letra é grande e as páginas são grossas e amareladas, o que facilita as coisas. Tudo está perfeitamente revisado, não reparei em nenhum erro. A editora está de parabéns por todo o trabalho. 

“Amor. Por mais que ele estivesse brincando, meu coração deu um salto. Céus, isso é o que acontece quando você passa a vida inteira reclusa, sem ter contato com meninos: uma carência do tamanho do mundo! Um cara me manda uma mensagem por engano e eu já fico toda derretida!”

Achei bem criativa a forma como a Paula adaptou a história d'a Bela Adormecida para os dias atuais. Isso, sem que ficasse tão irreal. A personagem mesmo, várias vezes se contesta sobre o fato de parecer que sua história foi tirada de um livro infantil e a preocupação dos tios foi retratada de uma forma em que eu realmente achasse que fosse possível algo parecido acontecer. 

É um livro bem jovem, talvez, por isso eu não tenha gostado tanto quanto esperado. Com certeza, todas as adolescentes e pré-adolescentes vão se encantar por essa história fofa de contos de fadas, e por ser um livro bem curto e de narrativa fácil, a leitura é ainda mais gostosa, daquela que acaba sem perceber, e quando você menos espera já está sentindo saudade dos personagens... Aquelas histórias para ficar suspirando e sonhando muito tempo depois de ter terminado.

9 comentários :

  1. Acredita que ainda não li nada da Paula Pimenta?? Não foi por falta de vontade não, mas sei lá, nunca cheguei a comprar um livro dela. Pena que você não gostou tanto assim deste livro, pois a capa me encanta! hihi'

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Yasmim, tudo bem? Esse livro da Paula Pimenta está fazendo o maior sucesso e ela merece né. Ótima resenha, me deixou com mais vontade de ler esse livro.
    Abraços e seguindo

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Hey
    A capa é linda mesmo, fiquei apaixonada quando vi a primeira vez.
    A sua resenha foi a primeira positiva que li, e me animou, pois já estava ficando desiludida.
    Da Paula só li as crônicas e adorei! O FMF eu tenho o primeiro, mas quero comprar os outros pra começar a ler

    bjs e uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    ainda não li nada da Paula, e venho namorando de uns dias pra cá muito a capa desse livro, ela é simplesmente digna de estar na estante. Vejo vários comentários sobre a escritora, e , é uma pena o livro não ter almejado todas as suas expectativas. Bem, espero ler-lo em breve.
    Beijos.
    Convido você a dar uma passada lá no blog: http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Quando soube do livro quis comprar logo mas ainda não comprei.
    Deve ser bom,, me deu muita vontade de ler
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Assim, eu não sou mais tão fã de romances, e nem de livros muito "jovem", parece que acabou o encanto. Por isso, não sei se leria. A história não parece ser tão ruim, mas realmente não faz meu tipo.

    Abraços,
    Gabriel Lima.

    http://www.meujardimliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Vi algumas pessoas comentando que ele realmente era muito juvenil e isso me desanimou um pouco em relação a ele.
    Mas... Como nunca li nada da Paula, vamos experimentar, né?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Desde quando vi esse livro fiquei interessada, ele é tão fofinho e por ser um conto de fadas eu fiquei super animada em ler, pois adoro histórias assim *-* Sem contar que é um nacional e eu adoro ler os nacionais, também há a questão de que eu ainda não li nada da Paula e tenho muito curiosidade, enfim, sendo uma adolescente acredito que irei adorar o livro, pois pelo o que você falou é uma história voltada para esse público.

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  9. O Livro é um amor, tão gostoso de ler apenas em uma noite, quero muito mais livros da Paula >< Gostei de sua resenha!! <3
    Obrigada pela visita no Doce Literário ^_^ Beeeijos
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin