segunda-feira, 14 de julho de 2014

Uma Carta de Amor - Nicholas Sparks


Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 288
Classificação: 

Há três anos, a colunista Theresa Osborne se divorciou do marido após ter sido traída por ele. Desde então, não acredita no amor e não se envolveu seriamente com ninguém. Convencida pela chefe de que precisa de um tempo para si, resolve passar férias em Cape Cod. Durante a semana de folga, depois de terminar sua corrida matinal na praia, Theresa encontra uma garrafa arrolhada com uma folha de papel enrolada dentro. 
Ao abri-la, descobre uma mensagem que começa assim: “Minha adorada Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos.” 
Comovida pelo texto apaixonado, Theresa decide encontrar seu misterioso autor, que assina apenas “Garrett”. Após uma incansável busca, durante a qual descobre novas cartas que mexem cada vez mais com seus sentimentos, Theresa vai procurá-lo em uma cidade litorânea da Carolina do Norte. Quando o conhece, ela descobre que há três anos Garrett chora por seu amor perdido, mas também percebe que ele pode estar pronto para se entregar a uma nova história. E, para sua própria surpresa, ela também. 
Unidos pelo acaso, Theresa e Garrett estão prestes a viver uma história comovente que reflete nossa profunda esperança de encontrar alguém e sermos felizes para sempre.


Eu tinha expectativas para Uma Carta de Amor. Na verdade, não tinha como não ter, já que minha mãe vivia elogiando o filme e disse que eu gostaria muito. Comecei o livro e passei três dias enrolando sem conseguir nem mesmo chegar na página cinquenta, até que um dia me forcei a tentar ler, pelo menos até a página cem. Aos poucos, o livro foi melhorando, e a leitura se tornando mais fácil e mais gostosa. O mais decepcionante de tudo, não foi o fato de eu ter demorado para pegar um ritmo bom na leitura, e sim o final extremamente frustrante.

Tudo bem que sendo leitora dos livros do Nicholas eu já deveria estar acostumada a me frustrar com o final, mas esse foi sem dúvidas, uma das minhas maiores decepções com o autor. Parece que somos levados a dar voltas e voltas junto com os personagens, e quando tudo se encaminha para algo do nosso gosto... puff. Simplesmente desaparece em um piscar de olhos. É justificável? Talvez, mas isso não impede que o sentimento de frustração desapareça no final da leitura.

Apesar de tudo, o Nicholas é um ótimo escritor, e acho que isso é a única coisa que ainda me leva a continuar lendo os seus livros. Ele pode não inovar em diversos pontos, mas carrega uma sensibilidade incrível na hora de escrever e criar os seus personagens. Theresa, por exemplo, é uma mulher forte e decidida, que conseguiu conquistar minha simpática ao decorrer da história. Garret demorou um pouco mais, já que diversas vezes fiquei entendiada com seu drama, foi mais para o final que eu consegui me conectar com o personagem.

A capa é bem padrão Sparks mesmo, sem nada de muito surpreendente. O livro foi muito bem revisado, não vi erros e as letras são de um tamanho confortável aos olhos. É um livro de tamanho razoável, então dependendo do ritmo de leitura, é bem rápido de se ler. É uma leitura que me decepcionou e me frustrou, e não conseguiu me emocionar, apesar de muitas frases bonitas e diálogos românticos. Acho ruim terminar um livro simplesmente como se fosse mais um livro, e infelizmente,  com Uma Carta de Amor, foi isso que me aconteceu.

5 comentários :

  1. Oi Yasmin!
    Estou entrando neste mundo do Nicholas aos poucos, embora tenha assistindo alguns filmes dele, mas é sempre bom conhecer os livros. Pena que você não gostou dele :s
    As vezes pode seu humor não esteja voltado para romance quando você leu... Sei disso quando leio alguns livros que são bons, mas o humor acaba fazendo com que (naquele momento) não gostamos do livro.
    Mas gostei da sua resenha sim! Quero muito ler este livro, mas vai demorar mais um pouco, tem outros Nicholas na frente dele rsrsrs
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro em casa e estava beeeem animada para ler, mas agora fiquei um tanto desanimada, 3 estrelinhas, só? Mas eu acho que irei gostar da história, já simpatizei com a Theresa só de ler sua resenha, adoro personagens femininas que são fortes, pois a maioria dos livros que leio elas são bem molengas e songa mongas kkkkk Enfim, gostei da resenha, ficou ótima o/

    Beijos :*
    Larissa- Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Olá Yasmin!
    Sério que esse livro te decepcionou? Acho que nunca li uma resenha negativa dos livros do Tio Nick. Fiquei super surpresa, esse livro assim como todos dele estão na minha listinha super pequena de desejados! rs'
    Bom depois de ler sua resenha fiquei um pouco desanimada, mas mesmo assim curiosa para conhecer essa história! Espero ler logo e matar essa curiosidade e tirar as minhas conclusões!

    Beijinhos flor,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá.
    Tudo bom?
    Confesso que não curto muito os livros do Sparks e nem tenho vontade de ler esse.
    Beijos.
    Memórias de Leitura
    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Yasmin!
    Quero muito ler esse livro, a sinopse me chama a atenção e sou fã das histórias do Tio Nick *-*
    É claro que inovação não é o forte dele, rs, mas como vc disse, ele tem uma forma única de narrar os sentimentos.
    Não sabia que tinha o filme desse livro, vou procurar ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin