quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Meu dia na Bienal do Livro de São Paulo (23/08)

Não foi minha primeira vez na Bienal do Livro. Já tinha tido uma experiência maravilhosa na Bienal de 2012, na qual eu conheci a fofa da Paula Pimenta (que é minha autora nacional favorita), e voltei para casa cheia de fotos e sacolas. Mesmo sabendo que a Bienal desse ano estaria bem mais cheia do que a de dois anos atrás levei um choque ao chegar lá e ver o amontoado de gente que aquilo estava. 

Eu na esquerda, meu amigo Gabriel (Meu Jardim Literário) do lado,
minha amiga Nathalia e minha mãe, Val, que é colunista aqui
do Blog na Fila pra entrar.
Cheguei cedo lá, porque tinha o plano de tentar pegar autógrafos com a Cassandra ou a Kiera, mas mesmo assim, não adiantou em nada, já que mesmo pro horário já estava lotada. Depois de pegar fila para comprar o ingresso (dica: comprem pela internet), tivemos que pegar uma fila imensa para entrar lá, que demorou ainda mais que a do ingresso. Enquanto esperávamos do lado de fora pra entrar, deu para ouvir os gritos das pessoas do lado de dentro que gritavam por organização. Quando finalmente entramos lá dentro, fiquei mais chocada ainda. Estava literalmente lotado. 50 vezes mais do que a bienal de 2012. 

A esta altura já tinha desistido de pegar autógrafo com as autoras, e já tinha um novo plano em mente: correria para os estandes que eu sabia que lotariam mais rapidamente e tentaria comprar alguma coisa.
Minha mãe foi para o estande da Rocco tentar pegar o autógrafo com a Thalita Rebouças para uma sobrinha dela, e me deixou livre com os meus amigos para explorar (e gastar) na bienal.Fomos primeiro no estande da Intrínseca, e não exagero em dizer que quase morremos lá. Não dava nem mesmo para se locomover, e eramos literalmente empurrados pelas pessoas. Vendo que naquele momento não daria jeito de entrarmos no estande da editora, tentamos seguir para os outros que estavam em nossas metas, por ser próximo, escolhemos o Grupo Editoral Record, e desistimos logo da ideia, vendo que estava quase pior que o da Intrínseca. Fomos então para o da Novo Conceito, que apesar de também estar bastante cheio, dava pra pelo menos andar lá dentro. Infelizmente, não achei nada que me interessasse lá :/

Andamos (lê-se fomos empurrados) praticamente pela Bienal inteira, e as 14h da tarde já estávamos exaustos e frustrados por não termos conseguido comprar nem um mísero livrinho. Eu, em especial, já que além de cansada e decepcionada, estava com a minha cabeça explodindo. As 14h e 30 já tinha desistido. Virei pros meus amigos e disse: "Vou esperar a minha mãe voltar da fila da Thalita e vou pedir pra ir embora, tô exausta e morrendo de dor de cabeça, fora que não achei nada barato que me interessasse. Chegar em casa compro pela internet". Desanimados, eles concordaram comigo e sentamos no "Espaço Imaginário" enquanto esperávamos. Se você, por acaso passou por lá nesse horário e viu três adolescentes com cara de depressão, certeza de que era a gente.

Minha mãe e a fofa da Thalita Rebouças
Mas então, eis que ouve uma reviravolta. Minha mãe saiu toda feliz do estande da Rocco porque além de ter pego o autógrafo com a Thálita, tinha conseguido um marcador autografado pra mim. Eu, reclamona do jeito que sou, logo fui disparando que estava cansada, decepcionada e com dor de cabeça. Ela concordou em ir embora, mas primeiro procuraria algum lugar não muito cheio para que pudêssemos comer e algum lugar que vendesse remédio, já que ela tinha esquecido de trazer na bolsa. Depois de alimentados, estávamos prontos para ir embora, quando minha mãe avistou a "Top Livros" que estava vendendo vários livros por dez reais. Eu já tinha passado por lá, mas não tinha achado nada que me interessasse, mas mesmo minha mãe insistiu em dar uma olhada, e logo de cara já foi pegando vários livros. Eu me animei mais, e procurando melhor, achei muita coisa legal.

Agora, já tínhamos re-estabelecido o pique, e aproveitamos o fato de que estava mais vazia (porém, ainda muito cheia), para visitar outros estandes. Eu fui na Martin Fontes procurar O Hobbit enquanto minha mãe ficava na fila do Grupo Editorial Record. Quando voltei pra lá, minha mãe lá dentro, e infelizmente não tinha achado o livro que queria comprar. Agora, estávamos prontos para ir para casa, dessa vez, carregando alguns livros na bolsa. 

Final de Bienal
Próximo da saída, encontramos outra loja que estava vendo livros a dez reais. Minha mãe insistiu em entrar para conferir os livros infantis para os sobrinhos dela, e eu fui procurar algo que me interessava. E felizmente, consegui encontrar muita coisa. Depois de pagarmos, já eram 17h da tarde, e nós finalmente saímos da Bienal, dessa vez felizes.

Sim, a Bienal estava desorganizada, e os preços estavam salgados. Tinha fila em praticamente todos os estandes e estava quase impossível de se locomover. Foi uma decepção, mas mesmo assim, voltei satisfeita pra casa. Consegui comprar vários livros maravilhosos por ótimos preços. Não deu para conhecer as autoras que eu queria, entrar em todos os estandes ou encontrar os blogueiro(a)s que eu queria conhecer, mas mesmo assim, a experiência de estar lá mais uma vez com as pessoas que curtem a mesma coisa que eu foi maravilhosa, e ainda consegui absorver várias dicas que pretendo por em prática na próxima Bienal. Estou muito animada para Bienal de 2016, e mesmo sabendo que vai estar mais cheia do que essa (se é que é possível), mal vejo a hora de chegar.

Confira aqui as minhas comprinhas:

Deu para pegar bastante marcador, já que várias editoras estavam
disponibilizando gratuitamente

Paguei dez reais em cada na Top Livros. The OC é minha série favorita, por isso
fiquei muito animada quando achei o livro, e sempre tive muita
curiosidade de ler Confissões de Adolescentes. 

Sou muito fã dos dois artistas, e por isso fiquei super feliz de encontrar
a biografia deles por lá. Paguei R$10,00 na da Marilyn e R$30,00 na do Elivs

De todos os livros, esse foi o que paguei mais caro
R$43,00. Porém, era o que eu mais queria, e além disso
é edição comemorativa, de capa dura, o que fez
valer a pena.

Encontrei por acaso e paguei R$10,00 em cada um desses
Também foram R$10,00 e estou bem animada para ler,
já que são livros que tenho muita curiosidade
Paguei R$30,00, ainda estou apaixonada <3
<3
É isso aí Galera. A Bienal ainda vai até domingo, então se quiserem aproveitar, levem muita água, comida, e remédio para dor de cabeça (melhor prevenir que remediar haha), e lembrem-se de aproveitar bastante, porque outra só ano que vêm.

Beijinhos,
Câmbio e Desligo.





9 comentários :

  1. Olha eu aliiiiiii <3
    Também estou super empolgado com a bienal de 2016. Agora que eu sei como funciona, será mais fácil de se locomover hsuhs.
    Beijinhos de luz.
    Gabriel Lima.
    http://www.meujardimliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eita inveja dessa galera que foi pra Bienal... huahauahauhau
    Dos livros que você comprou, só li O Hobbit (tenho O Morro dos Ventos Uivantes também mas não li). Otimas aquisições ^^ Ps.: Outra, só 2016 :/

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei sua história da bienal, como não fui me realizo lendo sobre o dia das minhas amigas blogueiras que puderam ir e comprar livros tão fofos.
    Boas leituras e aguardo resenhas de todos por aqui ^^
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Oi, que legal saber que você foi para a Bienal, sonho de muitos. Rs
    Gostei das comprinhas.
    Beijos e boa semana.
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. tudo de bom , curto muito bienal
    livro-azul.blogspot.com.br
    ja estou seguindo :)

    ResponderExcluir
  6. Olá Yasmin! Uma pena ter sido tão lotado! Eu queria ter ido, mas nem me programei, vou ficar com a feirado livro da minha cidade mesmo!
    Ainda bem que você tem uma mãe persistente, quantos livros heim... Amei OC, eu era viciado nesse seriado!
    Super beijo!
    http://estoulendoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin