segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

A Seleção - Kiera Cass

A Seleção
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 368
Classificação: 

Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.

Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Depois de muito ouvir falar sobre a obra da Kiera Cass, tive que me render a está leitura. Primeiro porque eu sou completamente apaixonada por distopias, e ouvi dizer em muitas resenhas de que este livro trataria disso. A distopia está lá, vemos um mundo depois da guerra, divido em Castas, e como já conhecemos na maioria das distopias, a maioria das castas é pobre, enquanto algumas outras mais próximas ao reino são "melhores de vida", mas tudo isso é apenas um pano de fundo para a história ser montada. É ridículo ver esse livro ser comparado com distopias como Divergente, ou Jogos Vorazes, já que não temos quase nenhuma ação nele, o livro é fofo, romântico e de certa forma, clichê, mas, apesar de tudo, me fez virar cada página com voracidade, e terminar cedendo por mais.


America é uma cantora da casta Cinco. Apesar de não ser extremamente pobre, ela passa muitas dificuldades com sua família, e é quando surge a chance de se inscrever na Seleção. Um evento em que trinte e cinco garotas são escolhidas para disputar a coroa e o amor do príncipe. Ela não quer se inscrever, principalmente agora em que tudo caminha para o seu casamento com Aspen, seu namorado secreto da Casta Seis, que ainda é mais pobre do que ela. Mas o próprio Aspen a encoraja a se inscrever, e ela acaba cedendo. Mas o que ela menos esperava acontece. Ela é escolhida para participar. E querendo ou não precisa ir. Só que as coisas não acontecem da forma como ela esperava, e acaba conhecendo um tipo de príncipe completamente diferente do que havia imaginado.

A leitura simplesmente fluí. Os diálogos são naturais, e os personagens estão longe da complexidade, mas isso só torna a obra mais encantadora. America é corajosa e sarcástica, rebelde e audaciosa, e foi isso que fez com que Maxon se encantasse com ela. Maxon é educado e charmoso, como a realeza deve ser, mas aos poucos vamos conhecendo-o melhor a medida que ele e America se aproximam. Mas não como as outras garotas tentam, America, desde o incio, deixa bem claro que só quer a amizade dele, e isso torna as suas conversas cada vez mais interessantes. 

Não temos muitas evidencias do relacionamento de America e Aspen, em poucas páginas tudo é descrito pela maneira como America via as coisas, recentemente escutei sobre um lançamento de um conto de o ponto de vista de Aspen, acho que é interessante para conhecermos melhor seus sentimentos. A mesma coisa com o Príncipe, conto lançado pelo ponto de vista de Maxon. Eu sou #TeamMaxon, acho que é impossível não se encantar pelo jeitinho dele. E o que falar desta capa? Simples, mas encantadora, assim como o próprio livro. Entrou para uma das mais lindas da minha estante. 

Enfim, é um livro clichê e fofo, mas a narrativa da autora e diálogos/personagens são envolventes e fazem valer a pena. Não criem expectativas, pois não é o tipo de livro com grandes surpresas, mas é gostoso de se ler. Estou ansiosa para conhecer mais sobre "A Elite", mas vou esperar até que "The One" seja lançado, porque pelos comentários que andei lendo por ai, a abstinência depois deste livro é dura. Super indicado para quem gosta de livros assim, leves e românticos, para aqueles que acabaram de sair de uma leitura pesada ou simplesmente para aqueles que querem se deliciar com uma boa história. 

5 comentários :

  1. Olá Yasmin,tudo bem?

    A Seleção parece ser um ótimo livro,está na minha lista de livros que serão lidos em 2014. Sua resenha também me deixou ainda mais curiosa! Amei seu Blog,parabéns,suas postagens são muito legais. Convido você a visitar meu Blog e comentar o que achou! O link é : http://clubedoslivros.blogspot.com.br .Estou seguindo seu Blog!

    Espero que goste!
    Abraços
    Thais

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin! Esse livro é uma fofura, embora seja distopia, o romance prevalece, e aquele clima do palácio e vestidos lindos e mais ainda, o príncipe, parece que estamos dentro de um conto fadas. E as capas? Lindas demais.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Ok, essa série é simplesmente maravilhosa!!! Eu admioto, comprei o livro em 2012 mas só criei coragem pra ler em 2013. na boa, por que eu tinha tanto medo de ler algo tão bom?
    no começo você pensa: ok, um livro besta de meninas pagando sapo pra um príncipe. mas não, a coisa não é assim. claro que há as meninas chatas tipo aquela do 2 mas, por favor, a coisa toda para por aí.
    eu só queria entender por quê raios o aspen quis inscrever a américa, pra início de conversa. isso é tão suspeito. e os ataques ao palácio, o que raios eles estão procurando?

    http://my-secrets-pages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei esse livro, louca pelo terceiro da série. Bela resenha!

    Yasmin, estou com meu pulso infeccionado, usando imobilizador, então desculpe o comentário pequeno e o atraso na visita. Beijos

    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida, tudo bem?
    Passando para ver suas novidades e sinceramente gostei bastante da sua resenha, até porque eu ainda não o li, ainda estava com um pouco de receio para pega-lo para ler, mas depois que li sua resenha explicando direitinho cada ponto da história, fiquei ainda mais interessada. Espero poder ler logo, porque minha lista está infinitamente grande (risos)
    Enfim...Parabens pela sua resenha querida
    Se cuida e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin