quarta-feira, 5 de março de 2014

Nick e Norah - Uma Noite de Amor e Música - Rachel Cohn e David Levithan

Nick e Norah
Autor(a): Rachel Cohn e David Levithan
Editora: Galera Record

Ano de lançamento: 2005
Páginas: 224

Classificação:  

O que pode acontecer quando dois adolescentes se conhecem por acaso em um caótico show de punk rock? Eles se apaixonam, é claro. Depois de um beijo, Nick e Norah vivem uma aventura pelos bastidores de NYC - um encontro repleto de alegria, ansiedade, confusão e entusiasmo, como deve ser a primeira vez.

Conheci o livro de maneira inusitada, enquanto procurava algumas citações, achei uma muito inteligente referente a este livro, e decidi procurar mais. Por se tratar de um tema leve, a sinopse me interessou, e resolvi experimentar ler o E-book. No final, gostei bastante e consegui me divertir, mas o livro ficou bem abaixo do que eu imaginei que seria, principalmente por David Levithan ser um dos autores mais bem falados hoje em dia. 

"- Então, o que tem a confessar agora?
Não sei porque estou dizendo essas coisas, exceto por ser a verdade.
- Estou confessando que não sei se estou pronto para isso.
- O que é "isso"?
Isso de estar aberto. De poder ser magoado. Gostar. Não ser gostado. Ver o sinal fechar. Pular. Cair. Me espatifar.
- Norah. Não sei se estou pronto para Norah.
Tony/Toni/Toné sorri, os dentes brancos como a gola do hábito que veste.
- Não existe essa história de estar pronto - diz ela(e). - Só existe a vontade."

Nick é baixista de uma banda Punk, e acidentalmente acaba "trombando" com a ex-namorada (cujo fim do relacionamento ele não consegue superar) que estava acompanhada por outro, no festival onde fazia Show. É então que ele conhece Norah, e sem nem mesmo perguntar seu nome, pede que está finja ser sua namorada por apenas cinco minutos, para evitar constrangimento. Norah está pronta para responder não, quando avista uma garota de seu colégio (com a qual não simpatiza) não pensa duas vezes em beijar o cara para dar um jeito de fugir dela. O que ela não esperava, é que a garota do colégio fosse a ex dele, e é assim, com essa confusão, que os dois embarcam em uma noite mágica, repleta de canções e aventuras.  

Meu orgulho me fez calar, minha dor me derrubou e juntos conspiraram contra minhas esperanças e deixaram que ela fosse embora.

É complexo escrever um livro. Imagino que seja ainda mais complexo escrever um livro junto com outra pessoa. Os personagens são diferentes, assim como a forma de Rachel e David escrever, mesmo assim, ambos conseguem se manter bem, sem que atrapalhem o outro. Mas as coisas acontecem de forma confusa, e no começo fiquei muito perdida em relação a estória, mas vale a pena persistir. Aos poucos as coisas vão se encaixando, e a narrativa melhorando, mas mesmo assim, não foi o suficiente para que eu não me decepcionasse.

"Ele pelo menos podia me fazer a cortesia de arriscar uns olhares furtivos para meu decote ou, no mínimo, fingir que está interessado em saber tanto de mim quanto eu quero saber dele. Tipo assim, tudo. Tipo assim, AGORA."

Nick foi de longe o meu narrador favorito (Créditos ao David Levithan), gostei da narrativa dele, e de como conduz a estória, pretendo experimentar outros livros dele. Norah foi mais controvérsia. Nos capítulos narrados por Nick eu gostava dela, mas ao ler o seu ponto de vista, fica confusa. No final, a personagem me pareceu aceitável. Outra coisa que me incomodou foi a quantidade de palavrões desnecessários. Alguns se encaixavam bem no contexto, outros eram usados de forma exageradas em momentos em que não fazia sentido. Outras cenas são colocadas sem necessidade alguma, e é impossível não franzir a testa e sentir vontade de fechar o livro.

"Cantando na chuva. Estou cantando na chuva. É uma sensação gloriosa. Uma chuvarada inesperada e eu me entrego a ela. Porque que merda mais se pode fazer? Correr para se proteger? Gritar ou xingar? Não - quando a chuva cai, você só deixa cair, sorri como um louco e dança com ela, porque se você pode ficar, feliz na chuva, então você fez tudo certo na vida."

O final foi interessante, e o suficiente para eu dizer que a leitura valeu a pena. O cenário dá um 'toque" para a leitura se tornar mágica, e dá pra se sentir literalmente passando a noite em Nova York. Mas de longe o mais interessante foi as citações a bandas diferentes, que infelizmente nem sempre se encaixavam por conta da tradução. Foi uma leitura agradável, com quotes memoráveis, um mocinho encantador, uma protagonista plausível e um final aceitável. Sem muitas surpresas. Indico para quem gosta de um Romance Teen para se ler sem expetativas, é um livro interessante.

''Somos a marcação, a pulsação, estamos por trás de cada parte deste momento. E ao tornarmos este momento nosso, nós o tornamos infinito'' 

4 comentários :

  1. Olá.
    Li o livro e gostei, apesar de esperar bem mais, o filme também é bem interessante haha.
    Quero ler os outros livros da autora e do autor.
    Boa resenha ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-vivencia-de-clarisse-isabella.html
    Comente ;)

    ResponderExcluir
  2. O livro não faz exatamente meu gênero e suas críticas me desanimaram mais ainda. Apesar de gostar da resenha, acho que não leria.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  3. Fiquei só no filme SRsr Yasmin, dica: Passa lá no blog e fica atenta a e-mail, você ganhou promoção ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu vi somente o filme e confesso que adorei! *_*
    Estou ansiosa para ler o livro e apaixonar mais um pouco pelo Nick *_*

    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin