terça-feira, 3 de setembro de 2013

Um Porto Seguro - Nicholas Sparks

Um Porto Seguro
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito 
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 411

Classificação: 

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Estou totalmente sem unhas. Sério. Não sei se algum leitor conseguiu, de fato, manter suas unhas (ou seu coração) intacto após a leitura deste livro. Tornou-se um dos meus favoritos do autor, e olha que eu sou fã. Acho que está foi à obra que Nicholas mais teve coragem de ousar. Ultimamente eu costumava achar que ele andava sendo o mesmo do mesmo, sem se inovar em relação à história, e mesmo ele tratando algumas de forma diferente dependendo do livro, para mim, já havia se tornado uma coisa repetitiva e cansativa. Mas ai veio Um Porto Seguro, para rebater está minha opinião e me deixar de olhos arregalados ao virar a última página pensando: “Quando você vai parar de me surpreender?”.

Mas eu realmente acredito que, embora o amor possa ferir, ele também seja capaz de curar…

Katie é uma jovem misteriosa que acabou que se mudar para uma cidadezinha pequena, ela tenta pegar todos os turnos possíveis no trabalho e mora o mais afastado da cidade, tendo como única amiga sua vizinha Jo. Alex é dono de uma loja e pai de dois filhos que cuida sozinho desde que sua esposa faleceu. Ele logo se encanta por Katie, e aos poucos a Jovem vai baixando a guarda e se deixando envolver, mas ela precisa lidar com segredos mais sombrios em relação ao seu passado, coisas que ela quer esconder para sempre, mas que pelo visto, não querem ser escondidas.

Na maior parte do tempo nada é fácil. Temos simplesmente que tentar fazer o melhor que pudermos.

Os Flashbacks de Katie foram, sem dúvida, o que me deixou prendendo a respiração. Eu me sentia lá na cena, na pele da personagem. E acho que qualquer autor que consiga tornar uma história tão real desta forma, merece no mínimo reconhecimento. E não é só ai que Nicholas não deixa a desejar. Os personagens também são construídos de forma excepcional. Kevin, talvez tenha sido o personagem que de todos os seus livros, mais me fascinou e me amedrontou ao mesmo tempo. Ele é totalmente insano. E deixa isto bem claro nos capítulos que são focados nele, de modo que, você fique com medo, mas ao mesmo tempo sinta necessidade de entendê-lo. É bem difícil resenhar este livro sem soltar nem um Spoiler, acredite, eu estou me segurando.

“- Porque todo mundo mente. É necessário para viver em sociedade. Não me entenda mal, eu creio realmente que é necessário. A última coisa que uma pessoa pode querer é viver em uma sociedade onde a honestidade irrestrita seja a regra. Consegue imaginar uma conversa desse tipo? “Você é gorda e baixa”, diria uma pessoa, e a outra poderia responder: “Eu sei. E você cheira mal”. As coisas não iriam funcionar. As pessoas mentem por omissão, e isso acontece o tempo todo. As pessoas sempre contam a maior parte da história… E eu aprendi que a parte que elas deixam de contar é sempre a mais importante. As pessoas escondem a verdade porquê têm medo.”

A narrativa de Nicholas é bem rápida, apesar do tamanho do livro, e as páginas são viradas com facilidade. Ele não decepciona, apesar de ser um tema ousado e diferente. Nicholas realmente conseguiu tornar isto algo real. E é difícil acreditar que coisas parecidas aconteçam nas casas de milhares de mulheres todos os dias. Um Porto Seguro não conseguiu me fazer chorar (em alguns momentos chegou bem perto), mas em compensação conseguiu me fazer prender o ar, xingar e roer as unhas, ao fechar o livro fiquei com uma sensação de vazio, quase como se não estivesse acreditando que tinha terminado. Daquela forma. Acho que fãs e pessoas em geral, deveriam ler este livro. Não só porque é uma obra bem realista, mas também porque te faz refletir sobre a vida. Às vezes, o amor é a única coisa que temos que nos agarrar.

—Você já teve a sensação de se sentar e começar a imaginar qual o sentido que existe em tudo isso? Se a vida é sempre assim, ou se há algo maior lá fora? Ou se você estava destinado a ter algo melhor?

10 comentários :

  1. Olá! Tudo na paz do nosso grandioso Deus? Dei este livro de presente pra minha avó, ela leu em dois dias, acho que o livro é realmente bom, haha.
    Quero muito ver o filme, vi o trailer e achei incrível.
    Beijocas! Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. esse livro tem ganhado sempre pontos positivos e, não é pra menos, pelo o que li na sua resenha - excelente por sinal - a narração é bastante interessante, de chamar a atenção e, como todos os livros do autor, repleto de emoções.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria muito ler esse livro, porém não tenho ele ainda. O pessoal comenta tanto que fico me roendo de curiosidade para saber o que aconteceu com a Katie no passado, o que acontece nas casas de milhares de mulher (o que eu já imagino o que seja). Bom, acho que vou procurar o filme para alugar senão vou morrer de curiosidade.
    Abraços,
    Raquel - Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
  4. Bela resenha, esse é um dos livros do Sparks que mais gostei de ler. Recomendo a leitura assim como você o fez nessa sua resenha tão cheia de sentimentos.
    A história meche mesmo com a gente.
    Parabéns, obrigada pela dica de leitura.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Nunca li Sparks =(
    Esse parece ser tão lindo, sua resenha foi emocionante!@
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi Yasmin!!

    Sua resenha ficou ótima!
    A história desse livro é mesmo incrível.
    O Nicholas se superou neste livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li esse livro - ainda tenho alguns do Nicholas para ler antes desse - nem assisti ao filme.
    Confesso que as histórias do tio Nick, apesar de boas, são um tanto quanto previsíveis e eu cansei um pouco disso, mas pretendo voltar a ler os livros dele em breve, assim que comprar todos os lançados aqui no Brasil!

    Beijos,
    Letícia - Literature Diary

    ResponderExcluir
  8. Gente, eu adorei esse livro. Principalmente porque vai além de um mero romance, envolve ação e até um misteriozinho. Os personagens são tão legais, apesar de nada complexos. De qualquer jeito Sparks me conquistou com mais esse livro. <333

    O blog mudou de link, antes era thesongoftheletters e agora é orocardovento.blogspot.com , beijos.

    ResponderExcluir
  9. Quero ler esse livro.
    http://gauchaopina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amo esse livro e o todos os outros do Nicholas!

    Ótima resenha.

    Beijos,

    http://orocardovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin