quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Sentados no Sofá: Em Chamas




tulo Original: The Hunger Games - Catching Fire
Gênero: Ação , Drama , Ficção científica
Direção: Francis Lawrence
Elenco: Jennifer LawrenceJosh HutchersonLiam Hemsworth
Tempo: (2h26min
Lançamento: 2013

Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.

Depois de meses de espera dos fãs, Em Chamas, o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes chega aos cinemas nacionais (primeiro que todo o mundo), e não decepciona. Ao final do filme, senti vontade de comprar um ingresso para a próxima sessão de novo, só para poder reviver toda a emoção das mais de duas horas de filme. 


Frances Lawrence conseguiu agradar os fãs da Série. Assim como o primeiro filme, Em Chamas é fiel, e pouquíssimas partes foram cortadas, e as acrescentadas davam um sentido maior a história. Em quesito efeitos especiais, o filme também evoluiu. Se compararmos a obra a Jogos Vorazes, podemos ver muito mais efeitos, aproveitados de forma melhor. 


E o elenco... ah, o elenco. Jennifer só provou (mais uma vez) que é merecedora do Oscar que tem, e de muitos outros que devem estar por vir. Ela consegue mostrar a Katniss, seus medos, suas dores, tudo, exatamente como a personagem. Josh, que eu também considero um ótimo ator, me surpreendeu, sua atuação está melhor, ele parece mais maduro e mais seguro com o personagem. Achei que os dois tinham muita química em cena neste filme, o que me fez torcer (mais ainda) pelo casal.


O elenco secundário também não decepciona, Liam, teve mais destaque, e aproveitou para mostrar o seu potencial. Woody, que é o melhor Haymitch que na minha opinião poderiam ter encontrado, apareceu menos no longa do que no anterior, mas também aproveitou todo os segundos em que esteve em cena. Agora a surpresa, para mim, e vários outros fãs, foi sem dúvida Sam Clafin, que interpreta o queridinho Finnick Odair, e Jena Malone, que faz o papel da tributo Johanna Mason. Várias pessoas se decepcionaram quando eles foram anunciados na adaptação, mas após o lançamento do filme, podemos ver o quão bem eles trabalham.


A trilha sonora, que está cheia de nomes aclamados, é maravilhosa, e compõe bem o filme. Desde risos, a gritos desesperados, fazer com que roemos as unhas de aflição, e finalmente lágrimas, o filme consegue fazer tudo isto, em fãs e até mesmo quem não é. Tendo o lido ou não o livro, pode ir assistir, tenho certeza de que muito mais pessoas ficaram animadas para lê-lo. E os fãs, também podem ver sem medo de decepcionar. Minha única decepção com o filme foi o fato de ter que esperar até o próximo ano para ver a primeira parte do desfecho desta magnifica saga, que não me decepcionou nem um pouco até agora, tanto em livros, como no cinema. Que venha A Esperança;


Boa Pipoca :D



6 comentários :

  1. Li sua resenha do filme meio por alto porque não vi o filme ainda e nem sei quando vou ver=/
    Tenho lido tanto spoiler que meio que perdi o interesse entende?
    Mas fico feliz em saber que foram bem fieis ao livro, isso já é bacana demais.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de assistir a este filme pois em Portugal só estreia dia 28. Posso dizer que me encontro ansiosa e espero sinceramente que corresponda no mínimo às expetativas que o livro criou. Gostei muito do primeiro filme, já o vi mais que uma vez e espero que este esteja ainda melhor. Sinto que não me decepcionará com tudo o que tenho lido a bem dizer do filme, mas nunca se sabe pois os livros são mil vezes melhores que qualquer adaptação cinematográfica do mesmo, tal como pude constatar recentemente com Ender's Game que foi uma imensa desilusão para mim.

    Me siga no meu blog. Obrigado e um bom resto de continuação de semana e novas postagens no blog.

    http://comunidadefantastica.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. É tão bom ver nossos livros queridos sendo bem adaptados, eu assisti o primeiro e gostei e pelo que tenho visto, este aqui supera e muito. Tomara que o último feche com chave de ouro.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    olha quando vi esse me deu uma vontade de chorar em várias partes!
    O filme foi muito fiel ao livro, só não gostei da parte do beijo da Katniss e do Gale.
    Amei a Johanna e o Finnick, foram os destaques! Tudo foi maravilhoso!!
    Ansiosa por Esperança parte 1!!

    Beijos,
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/2013/11/resenha-amante-sombrio-jr-ward.html

    ResponderExcluir
  5. Assisti no dia seguinte da estreia. Simplesmente perfeito *-*
    seguindo :)
    http://tears-inthedark.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Disparada a melhor adaptação do ano! Não esperava tanto do filme, confesso. Li "Em Chamas" há muuito tempo e não lembrava algumas coisas, mas me senti relendo a obra. Gostei bastante.

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin