segunda-feira, 24 de março de 2014

Sentados no Sofá: A Menina que Roubava Livros

Gênero: Drama
Direção: Brian Percival
Elenco: Geoffrey RushEmily WatsonSophie Nélisse 
Tempo: 2h11min
tulo Original: The Book Thief
Lançamento: 2014

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger (Sophie Nélisse) sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo (Geoffrey Rush), ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um homem judeu (Ben Schnetzer) que vive na clandestinidade em sua casa. Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe (Emily Watson) e brinca com a amigo Rudy (Nico Liersch).

A Menina que Roubava Livros é um dos meus livros favoritos, e logo que anunciaram o lançamento da adaptação fiquei eufórica. Infelizmente, o cinema da minha cidade demorou muito para exibir o filme, e a medida em que eu lia mais resenhas, minha curiosidade ia aumentando e não consegui conter a expetativa, que ficava cada vez mais alta. Quando finalmente consegui assistir ao filme, não me decepcionei. A riqueza dos detalhes, a verdade imposta nas cenas, as atuações, o cenário. Tudo isso tornou o filme encantador, mas infelizmente alguns pontos deixaram a desejar.

A minha maior surpresa foi de longe Sophie, que interpreta a pequena Liesel. Quando a escolha de elenco foi anunciada, eu fiquei (assim como a maioria dos fãs) fiquei com um pé atrás. Ela não se parecia em nada com a personagem que eu tinha idealizado, mas apesar disso, sua atuação compensou (e muito) isto. Só uma olhada na garota, conseguimos sentir todas as suas emoções, que são transmitidas com facilidade e realismo. Emily Watson, que é uma ótima atriz, não aparece tanto quanto no livro, mas suas cenas são carismáticas, apesar da personagem contraditória. Geoffrey também não deixa a desejar, ele consegue passar a imagem de um pai amoroso sem nem mesmo abrir a boca. O elenco, no geral, está totalmente de parabéns.

O filme é longo, e as cenas sem muita ação deixam a história um pouco arrastada. Mas mesmo assim, não consegui tirar os olhos da tela. O cenário detalhista, consegue nos transportar para a época da Segunda Guerra Mundial, e as roupas escolhidas combinam perfeitamente com o cenário. O realismo é um dos fatores mais importantes da trama, e não decepciona em nenhum segundo. A trilha sonora que compõe muito bem o filme, inclusive foi indicada ao Oscar. 

Uma das coisas que eu não gostei no filme, foi a Morte. Quem já leu o livro, ou tem algum conhecimento sobre este, sabe que ele é totalmente narrado pela Morte, que quebra todos esses esteriótipos sobre a figura encapuzada com uma foice. Muito pelo contrário, a Morte parece ter sentimentos, e sem dúvidas nenhuma, é o ponto forte do livro, a narrativa inusitada, mas com muito humor negro, que chega a ser melancólico. Minha primeira decepção foi logo no início do filme, ao me dar conta de que a morte era homem. Apesar de nunca ter certeza, sempre imaginei a narrativa da morte suave e feminina, e fiquei chocada ao me deparar com algo tão diferente. Mesmo assim, não me importei tanto com esse detalhe, já que imaginei que a interação da personagem com o telespectador compensaria, mas infelizmente não aconteceu. A Morte quase não narra, de vez em quando (quase raramente), faz um ou dois comentários, mas são coisinhas bobas, sem tanta importância. Essa foi, com certeza, minha maior decepção. Imagino que com uma interação maior do principal narrador, a história se tornaria menos arrastada, e agradaria os fãs que assim como eu, devem ter se decepcionado neste ponto.

Na minha opinião, é provável que quem não tenha lido o livro não goste tanto assim, pois a apresentação dos personagens não contem tantos detalhes, e alguns fatos podem ficar confusos, por isso, caso tenham interesse, indico que leiam o livro antes. Enfim, o filme é fiel e o final trás a mesma emoção que os livros, apesar de ter alguns poucos pontos que me decepcionaram, no geral, conseguiu fazer sua parte, e me encantou pelo seu realismo e riqueza nos detalhes, além das atuações brilhantes e emocionantes.

Boa Pipoca ;D

8 comentários :

  1. Oie Linda, tudo bem?
    Olha achei super bacana você comentar sobre o filme, até porque não faz muito tempo que o vi pelo computador. Entrei meio que sem compromisso para assistir e disse para mim mesma que só iria ver o comecinho e iria dormir logo depois, mas acabei que gostando e assisti até o final.

    O filme tem uma história triste por se passar em tempos de guerra e tudo mais, só que eu achei a Liesel bastante corajosa na hora de ajudar o rapaz judeu....pra falar a verdade quem mais me chamou atenção foi o Hans mesmo. O pai adotivo dela. ACHEI ele um amor de pessoa e no final nossa, que coisa né? Mas é muito lindo o filme e tenho certeza que o livro também é. Mas ainda não tive a oportunidade de comprar. Na verdade ia comprar, mas acabei desistindo do livro. Só que vou deixar para uma proxima, porque estou atolada hahahaha...Enfim...gostei de tudo que vc falou do filme. PARABENS =]
    Acho que todos deveriam ver.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá. Tudo bem?
    O filme parece bem interessante, assim como o livro parece ser tentador. Eu nunca assisti-o e nem li o livro, mas pelas críticas e spoilers que eu ouço, parece que sei quase toda a história. Sua resenha é bem complexa, e nos "orienta" ainda mais a assistir esta adaptação.
    Abraços.
    Gabriel Lima.
    http://meujardimliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. ahhh! Vi filme e adorei ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. "A menina que roubava livros" é um dos meus livros favoritos também, li há um tempão atrás, mas a narrativa me comove até hoje. Ainda não tive a oportunidade de ver o filme (minha cidade não tem cinema, chora rsrs), pretendo assistir online, ou baixar... Todas as resenhas que já li foram positivas, mas ainda assim tenho um pouco de receio de assistir e não gostar tanto, até porque criei e imaginei os personagens na minha cabeça e quando vi o elenco, não tinham nada a ver com o que eu havia imaginado haha.
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu li o livro antes, assim deu para entender bem e preencher as lacunas, mas a produção deixou muita coisa importante de fora, mas mesmo assim é um bom filme, e recomendo que leiam e assistam.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Você crê que ainda não tive tempo de ver esse filme?
    Foquei nos filmes do Oscar, e quando passou o Oscar, fiquei só vendo séries. Ando sem paciência para filmes.
    Mas eu estou doidinha para ver, poxa! Vou tentar fazer isso o quanto antes, assim que essa minha agonia com filmes passar.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Eu já li este livro a muito tempo e nem fazia ideia que ele era tão conhecido, foi um dos primeiros livros que li, mas gostei bastante dele, mas me disse que o flime não é lá estas coisas rs.


    Beijos!
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. No dia que soube que ia ser feito um filme do livro que é meu queridinho eu meio que surte. Até porque eu já exigia no mau âmago que teria que ser perfeito. Quando assisti ao trailer chorei litros.
    Mas quando assisti ao filme eu desidratei. Logo de cara, na cena do trem no meio daquela neve branca, esterilizada, eu comecei meu martírio, sim pois chorar durante o filme todo e manter meus olhos abertos por causa do inchaço foi osso colega, foi complicado.
    Amei o livro, amei o filme e não tenho quixas.
    Ótima sugestão de filme, curte demais.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin