sexta-feira, 23 de maio de 2014

A Queda dos Cinco - Os Legados de Lorien #4 - Pittacus Lore

A Queda dos Cinco
Pode conter Spoilers dos livros Anteriores

Autor(a): Pittacus Lore

Editora: Editora Intrínseca
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 228
Classificação:  

John Smith, o Número Quatro, achou que tudo seria diferente quando os lorienos se juntassem. Eles parariam de fugir. Lutariam contra os mogadorianos. E venceriam. Mas Quatro estava errado. Depois de enfrentarem Setrákus Ra e quase serem dizimados, os membros da Garde reconhecem que estão despreparados e em minoria. Escondidos na cobertura de Nove, em Chicago, eles planejam os próximos passos.

Os seis são poderosos, porém não são fortes o suficiente para enfrentar um exército inteiro, mesmo com o retorno de um antigo aliado. Para derrotar os mogadorianos, cada um deles precisará dominar seus Legados e aprender a trabalhar em equipe. O futuro incerto faz com que eles busquem a verdade sobre os Anciões e seu plano para os nove lorienos escolhidos. A Garde pode ter perdido batalhas, mas não perderá a guerra.

Os Legados de Lorien é uma das minhas séries favoritas. Desde o início me encantei pela trama e pelos personagens, e virei uma grande fã. Com o lançamento de A Queda dos Cinco, os Spoilers vieram, e eu infelizmente não consegui escapar. Apesar disso, ainda estava muito ansiosa para a leitura, e devorei o livro rapidamente, embora, para mim, tenha sido o mais fraco da série até agora. Algumas (poucas) perguntas são respondidas, mas cada vez mais dúvidas vão aparecendo, o que me deixou praticamente sem unha.


"Os Números, as Heranças, toda a missão na Terra. Quer dizer... Quanto será que os Anciões refletiram sobre isso tudo? Acha que eles, tipo, tiraram nossos nomes de um chapéu?"


Finalmente a Garde está reunida. A maior parte pelo menos. Eles sabem que a guerra está próxima, e se preocupam muito depois do desempenho que tiveram no último encontro com o líder Mogadoriano. Protegidos na cobertura de Nove em Chicago, eles começam a se organizar, e é claro, treinar, mas nada parece o bastante para enfrentar um grande exercito. Eis que surge Cinco, o último Garde que faltava, e agora eles tem certeza de uma chance de vitória. Ou será que não?


Ao ler o final, me senti voltando a estaca zero. Em apenas dois capítulos, A Queda dos Cinco consegue acabar com tudo o que os outros livros da série construíram. O final é realmente de tirar o fôlego e despedaçar o coração. Tudo o que acontecerá nos próximos dois livros girará em torno daqui. O começo do fim. A escrita de Pittacus melhorou muito comparada aos livros anteriores, assim como a sua capacidade de criar e tratar personagens. O livro já começa cheio de adrenalina e continua assim até o final, o que torna a leitura bem rápida e fácil, apesar de ficar meio "morno" no meio. Na minha opinião, esse livro serviu mais ainda para os leitores "fincarem Shippes", ou seja, definirem de uma vez por todas os casais que querem que fiquem juntos, apesar de saber que nem em todos será possível *enxuga as lágrimas*


O que me incomodou neste livro, foi o fator romance. Okay, todos os livros precisam de um pouco de romance, e esse tem (bastante), mas não foi isso em si que me incomodou, e sim a expectativa de um romance futuro nos próximos livros. Os dois próximos livros serão focados na guerra, só o final desse livro, já conseguiu deixar isso no ar, e tenho muito medo de que ele se perca no romance e acabe ficando superficial, como já vi acontecer com vários livros. Em alguns deu certo, como em A Esperança (Jogos Vorazes), mas não dá pra saber. Espero realmente que o autor consiga desenvolver isso.


Entendo -- Cinco diz olhando para as próprias mãos. – Acho que nuca enxerguei a violência como algo que me animasse.


Os personagens são colocados a prova a todo instante, John principalmente. Ele tem que ser um bom líder, já que todos esperam isso dele, tem que lidar com Sarah e Seis, com os sonhos estranhos de Ella e com o novo membro da Garde que não quer arregaçar as mangas. Sarah quer ajudar na guerra, e isso me incomodou. A personagem evoluiu muito neste livro, mas ela ainda não me desce. Neste, ela estava aceitável, mas futuramente, imagino que possa atrapalhar a história. Nove continua sarcasticamente maravilhoso, e apesar de suas atitudes que me incomodaram, ainda é meu personagem favorito, junto com Seis e Marina. Marina é que continua a me surpreender. Desde sua primeira narração já gostei da personagem, e apesar de ela ser a mais "despreparada" de toda a Garde (mais que a Ella, até), sempre tive grades expectativas para ela. E ela não me decepcionou. Neste livro, suas atitudes são decisivas, e tenho certeza de que ela será uma peça fundamental nos próximos livros.


No final o título, e até mesmo a capa se encaixam muito bem com a trama, o que eu, é claro, adorei.

Traições, mentiras, segredos. Esse livro é realmente de tirar o folego do leitor, mas para mim, ainda é o volume mais fraco da série. Mas mesmo assim, o final deixa um gosto de PRECISO DE MAIS, e eu realmente necessito de mais. Estou arrancando os cabelos para o próximo livro e desenvolvendo teorias malucas para os próximos acontecimentos. Não sei se aguento esperar até novembro...

Um comentário :

  1. Eu sou do time da Fran ai em cima. Nunca consegui me ligar nessa série e culpo o livro. Mas olha, sempre leio resenhas ótimas dos livros, e teve uma época que até pensei em pegar emprestado para ler. Mas realmente não foi para mim.
    Livros desse tipo tem que ter romance, mas tem que ser um pano de fundo bem pano de fundo, pra não ficar chato.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin