sexta-feira, 30 de maio de 2014

Mentiras - Gone #3 - Michael Grant

Mentiras
Autor(a): Michael Grant
Editora: Galera Record
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 378
Classificação: 

Contém Spoilers dos dois primeiros volumes da série. Leia aqui a resenha de Gone e de Fome

Terceiro volume da série best seller do NYT, sobre o estranho sumiço dos adultos mundo afora, o que deixa apenas adolescentes e crianças para desvendar o mistério. Neste volume, sete meses se passaram e as coisas parecem finalmenteter criado alguma ordem no LGAR - se é que podemos chamar de ordem um bando de crianças sozinhas e armadas.Mas estabilidade não parece ser uma opção no LGAR. Coisas cada vez mais estranhas continuam a acontecer e, como se não bastasse, um boato ainda mais estranho, para não dizer assustador, começa a se alastrar. Mas mesmo naquele lugar bizarro não é possível que mortos voltem à vida... é?
Isso aconteceu em uma noite: uma garota morta caminha entre os vivos, Zil e os Normais ateiam fogo a Praia Perdido, e no meio das chamas e fumaça, Sam vê o garoto que mais teme – Drake. Mas Sam e Caine derrotaram ele junta com a Escuridão – ou assim acreditavam. Com Perdido Beach queimada, o combate inicia-se: Astrid contra a Town Council, os Normais contra os mutantes, e Sam contra Drake. E a profetiza Orsay e Nerezza estão pregando que a morte os libertará. Com a vida em LGAR tornando-se cada vez mais desesperadora, ninguém sabe em quem confiar.

Gone é uma das melhores distopias que eu já li. É inteligente, criativo e tem uma história de tirar o fôlego do leitor a cada capítulo. Infelizmente, tem muito pouco reconhecimento no Brasil (o que de certa forma eu entendo, já que os preços são muito salgados). Mentiras, terceiro volume da série, não poderia ter outro título. O livro inteiro gira em torno disso: mentiras. E se em algum momento eu imaginei que iria conseguir respostas neste volume, não podia ser mais ingênua. Terminei Mentiras com uma grande interrogação, criando teorias doidas e é claro, morrendo de ansiedade para o próximo volume.

O LGAR está uma confusão. Como se já não bastassem as várias crianças famintas e assustadas, a destruição por toda parte e a violência constante, agora eles precisam lidar também com a falta de energia e com a Galera Humana - um grupo de vândalos que planejam uma guerra para destruir as aberrações. Mas agora, tudo se encaminha para melhora. Astrid tem um Conselho, que está planejando criar leis, Caine está longe e fraco e Drake - o psicopata com braço de chicote - está morto. Mas para Sam, isso não é o bastante. Não quando o Conselho não consegue criar nada. Não quando crianças continuam a ser assinadas. Não quando Zil e a Galera Humana saem pichando coisas contra as aberrações. Não quando uma garota é vangloriada por supostamente ser uma profetista que consegue enxergar além da parede do LGAR, e muito menos quando tem uma garota morta andando por aí. 

''O som daquilo tudo, as pancadas, rasgos e estrondos súbitos, juntava-se aos estalos e sopros o fogo que abria caminho pelo lado oeste da rua.
Eram os sons de Praia Perdida morrendo.'' 


Assim como em Fome, as coisas demoram um pouco para esquentar. Apesar de informações importantes e chocantes estarem presentes desde a primeira página, as coisas só começam a acontecer realmente depois da página 100. O livro da uma volta impressionante, que me deixou de queixo caído, e quando se instala neste ritmo, é quase impossível parar de ler, fato, que me fez devorar em menos de dois dias. Apesar de ser consideravelmente menor que os outros dois primeiros volumes da série (ambos tinham quase 600 páginas), Mentiras carrega muito informação, com reviravoltas chocantes.

Uma coisa que me incomoda muito nessa série, é a quantidade de personagens. Tem muita gente. Tudo bem, não tem como criar uma história dessas com apenas cinco personagens. Mas ainda sim, são muitos nomes para se lembrar (nomes que não são nada fáceis), o que para mim, dificulta um pouco na hora de entrar no ritmo da história. Várias vezes tive que pegar Fome para me lembrar de determinadas pessoas, que nem tiveram tanto destaque posteriormente. 

Mas o fato é que não dá para reclamar com o que o autor faz com esses personagens. Eles são muito bem construídos, com erros e acertos, oscilações de humor, atos heroicos e atos de covardia, nos fazendo amá-los e odiá-los a todo momento. São vários momentos em que eu tive que parar e pensar "Hey! Espera, eles são apenas crianças". Na maior parte do tempo, com tudo o que acontece, não tem como se lembrar disso, porque eles forma obrigados a crescer em pouco tempo, tomando atitudes que não afetam somente suas vidas, mas a de todas as pessoas daquela pequena sociedade formada por crianças, e a autor trabalhou isso magnificamente. Eu não imaginava as sequelas que Drake tinha deixado em Sam - especialmente as psicológicas - mas elas estão ali o tempo inteiro. Neste volume, ele está totalmente perturbado, o que em nenhum momento, foi uma coisa ruim. O personagem, apesar das luzes que pode lançar, também é humano, e a forma realista como o autor trabalhou seus traumas me deixou surpresa e satisfeita. Já Astrid gênio, foi um saco. A personagem me irritou grande parte do livro, me fazendo questionar a maior parte do tempo onde estava o gênio.

"Maria podia sentir a depressão chegando. Era uma perseguidora paciente. Ela observava e esperava. E, quando sentia a mínima fraqueza, chegava mais perto."

Mentiras mexe com o psicológico, te deixa sem fôlego e chocado. Estou convencida de que o Michael é algum tipo de gênio. É tudo tão original e criativo, que não tem como não ficar desapontado com o tão pouco reconhecimento que tem. Independente do preço, gosto literário ou faixa etária, a série Gone vale muito a pena. Vou parar por aqui, porque tenho certeza do quão grande ficou essa resenha, mas mesmo assim, não posso deixar de reforçar, Leiam Gone.

3 comentários :

  1. Oi Yasmin!

    Hmmm, confesso que a sinopse não me chamou muito minha atenção, mas a maneira como você expressou seu ponto de vista sim. É mesmo tão bom? Acho que subestimei a série, hahaha. Talvez eu dê uma chance a ela!

    Beijos,

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu tô com o primeiro livro dessa série aqui e ainda não li, mas já fico meio receiosa pq são muitos e todos caros. Entretanto a premissa deles sempre me agradou e estou curiosa pela série, parece ser mega interessante.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler essa série, deve ser muito legal!11
    sigo de volta
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin