terça-feira, 17 de junho de 2014

O Guardião - Nicholas Sparks

O Guardião
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 344
Classificação: 

Quarenta dias após a morte de seu marido, Julie Barenson recebe uma encomenda deixada por ele. Dentro da caixa, encontra um filhote de cachorro dinamarquês e um bilhete no qual Jim promete que sempre cuidará dela. Quatro anos mais tarde, Julie já não pode depender apenas da companhia do fiel Singer, o filhotinho que se tornou um cachorro enorme e estabanado. Depois de tanto sofrimento, ela enfim está pronta para voltar a amar, mas seus primeiros encontros não são nada promissores. Até que surge Richard Franklin, um belo e sofisticado engenheiro que a trata como rainha. Julie está animada como havia muito tempo não sentia, mas, por alguma razão, não consegue compartilhar isso com Mike Harris, seu melhor amigo. Ele, por sua vez, é incapaz de esconder o ciúme que sente dela. Quando percebe que o desconforto diante de Mike é causado por um sentimento mais forte que a amizade, Julie se vê dividida entre esses dois homens, ela tem que tomar uma decisão. Só que não pode imaginar que, em vez de lhe trazer felicidade, essa escolha colocará sua vida em perigo. O Guardião contém tudo o que os leitores esperam de um romance de Nicholas Sparks, mas dessa vez ele se reinventa e acrescenta um novo ingrediente à trama: páginas e mais páginas de suspense.

Que Nicholas Sparks é bom em escrever romances melosos para mulheres morrerem de chorar comendo chocolate todo mundo sabe, mas acrescente uma boa dose de suspense a essa mistura. Será que isso dá certo? E aqui vai a resposta, minha gente, dá muito certo. E se eu já tinha ideia disso lendo Um Porto Seguro, foi só terminar O Guardião para que isso se tornasse uma certeza. O cara é realmente bom no que faz, e misturar romance com suspensa só faz com que as páginas passem mais rapidamente e que ficamos sem fôlego e é claro, sem unhas (eu deveria cobrar uma manicure por todas as vezes que titio Sparks me deixou dessa forma). E no final, não teve como não terminar em lágrimas.

Após quarenta dias da morte do marido, Julie recebe uma caixa com um filhote de cão dinamarquês dentro, e junto desse, uma carta do marido, dizendo que mesmo longe, estará sempre protegendo-a. Se passam quatro anos, e Julie finalmente se sente forte para começar um novo relacionamento. Depois de sair com vários caras e quase desistir, ela conhece Richard, um homem aparentemente perfeito. Mas Mike, seu melhor amigo, que é totalmente apaixonado por ela, não consegue gostar de Richard e muito menos Singer, seu já crescido cão. Julie então passa a descobrir sentimentos até então desconhecidos por Mike, e precisa fazer uma escolha, uma escolha que pode colocar sua vida em perigo.

E não se preocupe. De onde estiver, cuidarei de você. Serei seu anjo da guarda. Pode contar comigo para protegê-la

Ainda tem muito "amor meloso", o que é a característica (que eu amo, admito) do Sparks. Mas a medida em que ele vai acrescentando suspense, tudo vai ficando cada vez melhor, especialmente as cem últimas páginas, que para mim, foram impossíveis de largar. A escrita de Sparks vêm evoluindo muito, e confesso que ele me surpreendeu bastante nesse livro. É tudo simples, mas mesmo assim ele dá muita emoção as páginas. Os personagens também são no já conhecido estilo Sparks, mas ele consegue criar outros bem mais complexos, como Richard, e alguns que eu gostaria que tivessem mais espaço, como Jennifer. Mais uma vez o autor aposta na terceira pessoa, o que eu achei uma boa jogada, já que assim temos uma visão maior de todos os personagens e da história em si, o que parecia ser o objetivo. 

A capa também segue o padrão dos livros do autor, e encontrei poucos erros, nada que atrapalhasse muito a história. Apesar de ter me lembrado um pouco Um Porto Seguro, eu diria que isso foi somente no teor suspense, já que em todo o resto o autor consegue criar uma história original e de tirar o fôlego. E o interessante, é que ele também trabalha o relacionamento entre animais de estimação, o que eu achei diferente, e fofo. O título foi uma boa sacada, apesar de no meio eu já ter descoberto (hehe).

Mesmo tendo chorado no fim e amaldiçoado até a quinta geração do Nicholas por ele, admito que eu adorei. Não entrou pros meus favoritos do autor, mas me deixou emocionada. Pode não surpreender muito quando se trata do final, mas realmente foi ótimo para conhecermos um lado mais sombrio de Nicholas escrever. E eu realmente espero que ele trabalhe mais esse lado. 

"O mundo fica melhor quando você sorri"

11 comentários :

  1. Olá
    É muito bom esse livro, como todos do Nicholas, adorei, porém, tbm não entrou para lista dos favoritos do autor. Mesmo assim, é uma história muito legal mesmo, uma delicia de acompanhar e nesse livro, achei o auto bem diferente mesmo..
    Ótima resenha e que bom que gostou da leitura ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/resenha-o-despertar-do-vampiro-alma-e.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, Yasmin! Tudo bom, menina?
    Cara, amei a tua resenha! Amei! Sou uma amante da escrita e das histórias do tio Nick, mas até o momento não tive a oportunidade de ler O Guardião e Um Porto Seguro - títulos que aparentemente possuem esse toque de suspense generoso que você comentou. E diante de tudo que disse a respeito dessa obra do autor, essa mistura dá muito certo mesmo e fiquei curiosa para conferir!

    Um beijo grande!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  3. Ah, Sparks, sempre acabando com nossos corações, não é mesmo?
    Ainda não tive chance de ler O Guardião, mas sei que com certeza vai acabar comigo também. Por que você faz isso, Sparks?

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo sabe que não sou realmente fã do cara - pelo mais do mesmo nos livros dele. Mas confesso que toda vez que sento para ler Sparks, eu me perco e só paro quando vejo o último ponto do livro.
    Nunca tive vontade de ler esse, mas também nunca tive vontade de ler nenhum dele e acabo lendo mesmo assim. kkkkkkkkkkk
    Então, quem sabe não será o próximo da lista? Rá!
    Ótima resenha, flor!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não curto muito o Sparks, acho o autor muito dramático e, em certos pontos, até apelativo.
    Não me identifico com a obra dele, mas sei que tem muita gente que gosta e respeito isso.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu e o Sparks temos uma relação mais de ódio do que de amor. rs
    Até hoje, dos livros dele que li, não gostei de nenhum. Mas vejo tanta gente que adora os livros dele que deve ser questão do meu gosto mesmo.
    Gostei da sua resenha, mas ainda sim não leria o livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
  7. Oi Yasmin! Li dois do autor que houve a mistura de suspense e romance, e realmente a fórmula deu muito certo, ele sabe mesmo como criar enredos que nos prendem e cativam. Este livro ainda não li, mas espero poder conferir em breve.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Olá Yasmin!
    Como não amar os livros do Sparks? Estou com três livros dele aqui para ler e esse está no meio, e estou ansiosa ainda mais sabendo que tem um pouco de suspense na história.
    Fico imaginando de onde sai tanta inspiração para esses livro de romances fofos rs' Ele pode lançar milhões de livros que nunca iremos enjoar de seus romances água com açúcar!!
    Mas acho que irei ler "O Melhor de Mim" na frente desse, o filme daqui apouco está aí rsrs...

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gente, deve ser sinal, segunda resenha do Nicholas só hoje! Rsrsrs eu queria me interessar mais por ele... Gostei da resenha, apesar da minha aversão.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha me dado conta da história desse livro. Parece ser linda e bem intensa, pela sua resenha senti isso.
    Adoro romances, então já anotei aqui na listinha de livros que quero ler.
    Obrigada pela dica linda.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin