domingo, 1 de junho de 2014

Sentados no Sofá: Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças

Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind) - Poster / Capa / CartazGênero: Drama/Romance
Direção:  Michel Gondry
Elenco: Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Mark Ruffalo
Tempo: 108min
tulo Original: Eternal Sunshine of the Spotless Mind
Lançamento: 2004

Ao descobrir que sua ex-namorada se submeteu a um tratamento experimental para apagá-lo de suas lembranças, Joel decide passar pelo mesmo processo. Porém, durante a experiência, ele percebe que não quer esquecê-la.

Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças é um dos meus filmes favoritos. Não é exagero eu dizer que é praticamente uma obra de arte filmada. Sensível, belo, com um toque cômico extremamente encantador, misturado com atuações magnificas, que dão incrivelmente certo. O roteiro é inovador, apesar de confuso, mas a mensagem é bela se entendida.

A principal surpresa é Jim Carrey. Se você espera as típicas caretas dos filmes batidos de comédia, passe longe. Sua atuação é inovadora e surpreendente, muito diferente do que estamos acostumados a assistir. Gostaria muito de vê-lo interpretar outros dramas. Kate brilha, sem exageros. Ela se entrega de um jeito incrível ao papel, uma das suas melhores atuações. Kirsten, para uma coadjuvante também rouba a cena, junto com Elijah, Mark Ruffalo é um dos meus atores favoritos, mas é ofuscado pelo papel de todos os outros, que estão excepcionais.

As cores são mostradas de forma intensa, o que só aumenta a sensibilidade imposta pelo filme. A mensagem fica imposta, fazendo com que refletimos ao longo, e ao final do filme. Não quero me estender muito, pois acho que a premissa em si já fala mais do que eu sou capaz de dizer, só quero reforçar que é, com certeza um dos romances mais belos já interpretado e criado pela sétima arte. Muito bem elaborado e trabalhado, pode até parecer massante em determinadas passagens, mas vale a pena. Incrivelmente belo.

''Quão feliz é o destino de um inocente sem culpa. O mundo em esquecimento pelo mundo esquecido. Brilho eterno de uma mente sem lembranças. Cada orador aceito e cada desejo renunciado.''

3 comentários :

  1. Hullo!
    Eu ainda não assisti nem esse, nem nenhum filme parecido , mas estou desejando muito, principalmente agora que estou por dentro do que se trata o filme!
    Beijos.
    Tá rolando promoção, olha lá:
    Blog Leitura Assidua ♥

    ResponderExcluir
  2. Se eu disser que acho que precisei assistir umas três vezes para pode sentir o felling do filme? Pois foi verdade.
    É um filme que exige muito da atenção da gente, e eu não tive num primeiro momento. Depois assisti tentando entender o que eles queriam transmitir como mensagem, e por último quis assimilar o que achei que fosse verdade.
    É um filme confuso, mas como você disse, de uma beleza e poesia maravilhosas!! Adoro!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Yasmin, joia?
    Então, eu assisti esse filme somente uma vez e não o peguei desde o início, o que vi me agradou demais, mas confesso que preciso assistir outra vez com calma sem perder nadinha, o achei bem psicodélico, adoro.
    Obrigada pela dica.
    Beijão
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin