quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Sentados no Sofá: O menino do Pijama Listrado





Elenco:  Asa Butterfild, David Tewlis, Vera Farmiga, Jack Scanlon
Gênero: Drama
Classificação: 4/5



Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.


Esse filme eu assisti na escola, então já da pra imaginar que não é nem uma comédia romântica ou algo do tipo, e confesso que é de chocar. Acho que até o coração mais duro se amolece com essa história. Mas acho que o que choca não é mesmo a história, é o nazismo em si, um período tão obscuro da história do planeta, que acho que não merecia ter nenhum tipo de repercussão, seja em filmes, livros ou peças teatrais.

Bruno é um garoto que sonha em ser explorador quando crescer, obrigado a deixar a cidade onde morava quando seu pai é "promovido", ele e sua família vão morar em um lugar isolado sem nenhum sinal de crianças da mesma idade. Seu quarto tem vista para o que ele acredita ser uma fazenda, movido pela curiosidade, ele decide explorar as redondezas de sua casa. Até que encontra um menino todo sujo, que veste um pijama engraçado com listras, atrás de uma cerca de arame farpado nasce uma grande amizade , que pode ser simbolo de uma grande guerra- mais também de esperança.

Eu queria ler o livro mas confesso que fiquei um pouco traumatizada com o filme, então acho que não vou ter coragem para experimentar. Acho que apesar de tudo, o filme consegue ser belo, e mostrar que uma amizade pode superar qualquer coisa. Meu conselho é o seguinte para aqueles que são extrema mentes sensíveis não experimente assistir pois podem render várias noites em claro. 

2 comentários :

  1. Eu ainda não pude ler esse livro, mas o filme é de chorar =(
    Com certeza o livro é mais....

    Beijocas!
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive vontade de ler o livro e assistir o filme, mas ainda não tive a oportunidade para nenhum dos dois. Tem caixinha de correio lá no blog.

    @hyuugamarcos

    http://mundodosmngas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin