segunda-feira, 10 de junho de 2013

Lonely Hearts Club - Elizabeth Eulberg

Lonely Hearts ClubAutor(a): Elizabeth Eulberg 
Editora: Intrínseca 
Ano de lançamento: 2012
Páginas: 238

Classificação:  

Penny Lane Bloom cansou de tentar, cansou de ser magoada e decidiu: homens são o inimigo. Exceto, claro, os únicos quatro caras que nunca decepcionam uma garota — John, Paul, George e Ringo. E foi justamente nos Beatles que ela encontrou uma resposta à altura de sua indignação: Penny é fundadora e única afiliada do Lonely Hearts Club — o lugar certo para uma mulher que não precisa de namorados idiotas para ser feliz. Lá, ela sempre estará em primeiro lugar, e eles não são nem um pouco bem-vindos. O clube, é claro, vira o centro das atenções na escola McKinley. Penny, ao que tudo indica, não é a única aluna farta de ver as amigas mudarem completamente (quase sempre, para pior) só para agradar aos namorados, e de constatar que eles, na verdade, não estão nem aí. Agora, todas querem fazer parte do Lonely Hearts Club, e Penny é idolatrada por dezenas de meninas que não querem enxergar um namorado nem a quilômetros de distância. Jamais. Seja quem for. Mas será, realmente, que nenhum carinha vale a pena? 

Só de olhar para a capa já temos uma ideia do que o livro se trata, pois é, ainda não sabe? The Beatles. Bom, quer dizer, não se trata só de Beatles, mas a principal inspiração para história são John Lennon, Ringo Star, George Harisson, e Paul McCartney  as principais inspirações na vida de Penny, e na minha também. Adorei a forma como a autora conduz o livro a se tornar algo bem humorado.

"Qualquer um que já tenha se agarrado a uma música como a um bote salva-vidas vai entender. Ou alguém que tenha colocado uma canção para fazer aflorar um sentimento ou uma lembrança. Ou que tenha uma trilha sonora tocando em sua mente para embalar um diálogo ou uma cena'"

Penny Lane é uma garota de dezesseis anos que decidiu que cansou de ser enganada, humilhada e ter seus sentimentos massacrados pelo Sexo Masculino, então ela decidi renunciar aos garotos, isso mesmo, renunciar aos garotos por todos os anos que lhe restam no colégio. Inspirada nos Beatles, ela cria o Lonely Hearts Club, um club onde somente garotas podem participar, e terão que prometer que ficaram longe dos agentes do Demônio, como ela mesma chama. Mas o que ela menos imaginava era que esse Club ganharia tanta visibilidades e integrantes, garotas que assim como ela sofreram por garotos. Mas será mesmo que ninguém vai fazer que ela mude de ideia?

“[...] Será que aquela mulher podia, pelo menos uma vez na vida, tentar, apenas tentar não me envergonhar?”

Penny é uma personagem interessante e ao mesmo tempo engraçada, mas as vezes sua mania de colocar o sentimentos dos outros (apesar de não parecer) por cima dos seus me irritou um pouco. Tinha horas que eu pensava “Porque você beija logo esse garoto?”. Diane foi uma personagem interessante de se lidar, ela evoluiu muito das primeiras páginas para o final, e achei que seu final podia ter sido melhor trabalhado.

 “[...] Ela agarrou Ryan pela mão e o arrastou para a pista de dança. Para uma criatura que não passava de um graveto de um metro e meio sem alma, ela certamente tinha a força de cem jogadores de futebol americano.”

Foi uma leitura muito rápida, não só pelo fato do livro ser fininho, mas também principalmente, por ser uma linguagem muito simples de se lidar. E com trechinhos de músicas dos Beatles, é claro que só podia ficar melhor. A história é engraçada, e como eu já disse, bastante leve, mas também com uma grande mensagem. Se você já teve o coração partido por um agente do demônio, ou uma amiga que te deixou de lado por conta do namorado, Leia. Ou até mesmo se não, pode ler, tenho certeza que não vai ser decepcionante. 

“[...] E, Nate? Você beija como um cachorro babão, tem mau hálito e não saberia excitar uma garota nem se ela viesse com manual. Feliz Dia de Ação de Graças, otário.”

2 comentários :

  1. Bem que podia existir uma versão masculina deste livro! Adoraria lê-la! Hahaha
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  2. Oi Yasmin!
    Então, esse livro já li tem um bom tempo, gostei bastante! a leitura dele é mesmo bem rápida e a linguagem bastante acessível, eu gostei das referências à Beatles, mas... sei lá... esperava um pouco mais xD
    li esse livro todo imaginando um filme da sessão da tarde, aliás, ele daria uma boa adaptação, eu endosso.
    A Penny é engraçadinha, mas gostei mais da Diana :)

    No geral, eu gostei dessa autora, tanto que comprei um livro dela em inglês, o Prom & Prejudice, que é um retelling jovem e moderno de Orgulho e Preconceito. SÓ QUE... comecei a ler e, sei lá, achei chatinho, acabei trocando o livro rsrs mas gostaria que ele fosse lançado aqui, acho que, nessa versão mais leve, ajudaria muitas pessoas que tem receios à clássicos a se interessar por Orgulho e Preconceito ^^

    abraços!
    Juliana
    daebak-br.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin