segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Escola de um Destino - Sidney Santborg

Escola de Um DestinoAutor(a): Sidney Santborg
Editora: Livros Ilimitados 
Ano de lançamento: 2011
Páginas: 86
Classificação:  

*Livro enviado como cortesia pela Autor Parceiro

Com o livro Escola de um Destino, o leitor ganha combustível para buscar a realização de seus sonhos e enfrentar os percalços apresentados no decorrer da vida. Em um universo de poucas oportunidades, o esforço e dedicação os levam a uma realidade até então apenas vista pela televisão. Mas será que esse novo mundo pode modifi cá-los? Será que as más in fluências podem corromper aqueles que têm uma meta na vida? O início é duro, sair do convívio da família e da cidade para estudar em uma grande escola, onde todos os dias se faz necessário uma prova de força de vontade, superação e comprometimento com o estudo, pois os fracos se deixam levar... Mergulhando em abismos que os afastam do sonho e do foco principal.


Essa é uma das obras mais realistas que eu já tenha lido. O autor não esconde os fatos e tenta tratar da forma mais sincera possível um tema forte e delicado mas infelizmente tão comum hoje em dia. Quantas vezes você já não ouviu a história de um parente, seus pais, tios ou até mesmo somente conhecidos, que deixaram a vida no nordeste para vir para as grandes metrópoles em busca de um futuro melhor? É justamente disso que o livro trata. Sobre quatro jovens que deixaram sua família e amigos no nordeste para estudar e ajudar a família.

Marcos, João Paulo, José Pedro e Antônio queriam crescer profissionalmente e ajudar seus parentes. Quando Mauro descobre uma escola técnica no Rio de Janeiro todos ficam muito animados, e apostam todas as suas fichas naquilo. Quando eles recebem a notícia que conseguiram, passam a morar na escola dividindo o quarto. A região da escola é violenta, e sempre cercados por tiroteios, bandidos e traficantes, esses jovens se vêem dispostos a agarrar em seu objetivo, e conseguir ficar forte até que isso tudo acabe. Mas nem todos vão conseguir, cada um fará uma escolha que mudará para sempre suas vidas.

Como eu já disse, gostei bastante da proposta do autor de tratar de um tema bem realista e até mesmo difícil de se falar. Mesmo gostando de livros ágeis, a narrativa desse foi muito rápida, e eu acho que faltou detalhes na hora de descrever algumas coisas. Eu gostaria de ter mais informações sobre os personagens, e sobre o processo para a droga chegar na mão de algum deles, gostaria de saber mais. Essa foi a única coisa que não me agradou no livro. A história é original, e é tratada de forma séria. Sem dúvida uma grande história, que merece ser lida. 

6 comentários :

  1. Ler esta resenha me fez ficar com mais vontade de ler o livro.
    Beijocas.
    http://livroslidoserevirados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Opa! Gostei da temática, algo muito comum principalmente nos interiores dos estados do NE, quando buscando melhoria de vida, as pessoas "fogem" pra cidade grande. Só fiquei na duvida se o livro é baseado em fatos reais ou não. Fiquei afim de ler =)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, prazer priemira vez aqui e seguindo.
    Gostei a tua resenha e opinião a respeito desse livro, sendo a segunda resenha que leio do livro, esse tema é forte e infelizmente bem constante no meio da população de toda as idades :s
    quero ler.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  4. Amo obras realistas!
    Não conhecia, mas com certeza vou ler!
    Adorei a dica
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. O autor é ótimo mesmo.
    Estamos na parceria e estou aguardando o livro que ele ficou de enviar.
    Adorei sua resenha, parece fantástico.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá Yasmin!
    Obrigado pela resenha, fiquei super feliz! Também fiquei animado com os comentários.:) Vou esclarecer algumas dúvidas que surgiram... Primeiramente a obra é um ficção, criei toda a estória aproveitando na época apenas o ambiente escolar que era a minha realidade como estudante. De certo, que a gente sempre ouve alguns comentários, tanto de amigos como de conhecidos ou não; e até da imprensa de modo geral... E isso me ajudou muito.
    Quanto ao processo de chegada das drogas, cheguei a citar, mas vou comentar... Os drogas dentro de escolas acontece de uma forma não escancarada, geralmente os próprios usuários acabam servindo de ponte entre os traficantes e outros jovens. Na estória houve esse envolvimento e ainda citei que quando um caía, outro da escola já imediatamente assumia o posto de aliciador e distribuidor da droga. Geralmente um estudante usuário. Espero que tenha esclarecido. Bjs!

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin