quarta-feira, 12 de março de 2014

Esperando por Você - Susane Colasanti

Esperando por VocêAutor(a): Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 336
Classificação:  

É hora de iniciar o segundo ano do Ensino Médio, e Marisa está pronta para um novo começo e para seu primeiro namorado de verdade. No entanto, depois do popular Derek convidá-la para sair, as coisas ficam complicadas. Além de seus pais se separarem e de Marisa ter uma briga com seu melhor amigo, Derek ? o amor da sua vida ? a deixa desapontada. As únicas coisas que mantêm Marisa são os podcasts de um DJ anônimo, o qual parece entendê-la totalmente. Mas ela não sabe quem ele é... Ou sabe?

Esperando por Você é um livro leve, gostosinho e bem jovem, usando e abusando dos clichês, mas sem deixar a leitura ruim. A autora conduz a narrativa de uma forma interessante, e é possível ler em uma sentada, mas não acrescenta nada de novo a trama, e no meio do livro já dá pra ter uma ideia clara de como vai terminar, o que desanima muito. O mais interessante para mim, foi um distúrbio que Marisa tem, que mesmo não sendo o tema central, me fez ter vontade de pesquisar mais. 

"Ter distúrbio de ansiedade significa nunca se adaptar perfeitamente a ninguém. Não que isso seja coisa ruim. Mas quando tudo o que você quer é funcionar como um ser humano normal, não se adaptar só torna os seus problemas mil vezes maiores. "

Marisa é uma adolescente de 15 anos que sofre do Transtorno de Ansiedade, e decidiu, junto com sua amiga Sterling, que no Segundo ano do ensino médio terá um novo começo. Mas depois de Derek, o garoto mais popular da escola convidá-la para sair, as coisas parecem se complicar. Seus pais estão se divorciando, e ela e seu melhor amigo estão brigados. E é nesses mesmo momento que um DJ anônimo começa a postar vídeos na Internet e bombar na escola e nas redes sociais, e ela começa a se identificar com o que ele diz. Perguntas sobre a identidade da pessoa ficam no ar, e Marisa pensa não conhecê-lo... ou talvez sim.

"Mas talvez não seja. Talvez meu futuro namorado também seja assim. E talvez ele esteja sentado em seu quarto, agora mesmo, seja lá onde for, se perguntando se é a única pessoa que repara nessas coisas. E eu estou aqui. Simplesmente esperando que ele me encontre. Esperando que ele descubra que eu existo de verdade."

Eu li esse antes de ler Bem Mais Perto, que foi escrito primeiro, mas infelizmente, o outro conseguiu me conquistar mais. Apesar do mesmo jeito de escrever, e do final confuso, em Bem Mais Perto eu não sentia que ia saber o que acontecer. Mas em Esperando por Você, a autora evoluiu muito na própria escrita e construção de personagens. Nash foi de longe o meu personagem favorito, que consegue misturar o fofo com o real. Derek não me conquistou, e Marisa foi interessante, mas o lado que eu queria ver dela não foi tão bem abordado. 

"Mas ele não era quem eu achava que era. Ele era outra pessoa, que guardava segredos, vivendo outra vida, dissimulando.
Como pode alguém que parecia ser tão correto seguir um caminho tão errado?"

Uma coisa bacana é que a autora consegue fugir do romance, e falar um pouco sobre problemas mais sérios, como a separação dos pais de Marisa e como ela reage a isto. E também tem o fato de Sterling conhecer um cara na Internet, e Marisa ficar desconfiada, que apesar de pouco abordado, foi um tema interessante de se tratar. Os capítulos são bem pequenos, e a letra é grande, o que torna a leitura ainda mais rápida. A capa é bonita, apesar de simples, e tem relação com a história.

"Talvez seja mesmo isso. Talvez seja simplesmente difícil enxergar o que está bem debaixo de seu nariz, ao mesmo tempo que você busca isso de modo frenético." 

Enfim, a narrativa é interessante e gostosa, os personagens são legaizinhos, um final sem surpresas e uma história com poucas reviravoltas, mas que é capaz de conquistar e de encantar o leitor. Um bom romance adolescente para se ler no fim da tarde com baixa expectativa. Espero ler outras obras da Susane, pois é sempre bom ver a evolução de um autor. Apesar de não ter sido a leitura que eu esperava, ainda é super indicado. 

“- Aqui vão as últimas palavras de sabedoria. Se seus pais fizerem merda, não siga o exemplo deles. Use os dois como um exemplo de quem você não quer ser – seja você mesmo. Você é capaz de superar os próprios medos , pode mudar, pode fazer da sua vida aquilo que sempre quis. Talvez isso não aconteça amanha, mas vai acontecer em breve. Então, aguente firme!” 

9 comentários :

  1. Não consigo ter vontade de ler esse livro!
    Sinceramente espero conseguir um dia!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da sua resenha, mas acho que não leria o livro. A premissa não me agradou e não gosto do gênero.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Já li Bem Mais Perto da autora e também tenho esse, gosto de ler alguns livros assim, simples e rápido, sem muitos acontecimentos e acho que a autora é perita nisso, pois todos dizem haha.
    Ótima resenha haha

    Beeeeijos
    Comente ;)
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-como-eu-era-antes-de-voce-jojo.html

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que esta autora retrata bem o universo jovem, neste livro eu revivi muitas coisas da minha adolescência, me senti confortável na leitura, já Tipo Destino que é dela também, embora o clima seja assim bem cheio de energia eu não gostei de traição ser colocado como algo legal, preciso conferir agora Bem mais perto.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Min. Tudo bem?
    Que saudade de comentar no seu blog :D
    Amei a resenha, a sinopse já me chamou atenção, e a capa também. Mas não sei se é o tipo de livro que me chama para lê-lo.
    Beijos.
    Gabriel Lima
    meujardimliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Hey
    Gente que houve que está todo mundo postando resenha dessa autora? HAHA
    A maioria dos blogs que visitei hoje estão com resenhas dela no ar O.o

    Enfim, ainda não li esse, eu leio opiniões bem opostas sobre ela e a maioria diz que não é pra esperar muita coisa.
    Quem sabe numa tarde de chuva, então?

    tenha um ótimo final de semana

    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. A Susane é uma autora que não considero muito boa, já li duas ou três obras dela e todas me pareceram MUITO medianas. Inclusive já li esse livro. Acho que é perda de tempo, principalmente com a grande variedade de obras boas por aí.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nos últimos meses peguei a mania de ler livros rápidos. Ler um livro numa sentada ou num dia dá uma sensação de evolução. Ainda mais eu que demoro de 4 a 5 dias para ler um livro.

    Ótima resenha!

    Beijos!

    www.catalinaterrassa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi.

    Olha este livro nunca me chamou muita atenção e agora não sei se o leria.

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin