domingo, 25 de maio de 2014

Sentados no Sofá: Clube de Compras Dallas

Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club) - Poster / Capa / CartazGênero: Drama
Direção:  Jean-Marc Vallée
Elenco: Matthew McConaughey, Jared Leto, Jennifer Garner
Tempo: 117min
tulo Original: Dallas Buyers Club
Lançamento: 2013

O filme conta a história de Ron Woodroof, um eletricista heterossexual de Dallas que foi diagnosticado com AIDS em 1986, durante uma das épocas mais obscuras da doença. Embora os médicos tenham lhe dado apenas 30 dias de vida, Woodroof se recusou a aceitar o prognóstico e criou uma operação de tráfico de remédios alternativos, na época ilegais.

Logo que saiu a lista de indicados ao Oscar, este foi um dos filmes que mais me chamou atenção. Infelizmente, não consegui ir ver antes da premiação, mas quando vi que a dupla de vencedores de "Melhor Ator" e "Melhor Ator Coadjuvante" trabalhavam neste filme, fiquei ainda mais curiosa. Assim que pude, peguei o filme para assistir, curiosa e cheia de expectativas, e posso concluir que não me decepcionei.

Matthew foge dos seu costumeiro papel em comédias românticas para dar vida a um personagem forte: um homem grosso, homofóbico, irônico, que ao se ver com Aids (uma doença que ele apavora, por considerar possível somente em homossexuais) tem que lidar com a doença e seus efeitos, além do preconceito dos outros, e o seu próprio. Não tinha outra, o Oscar tinha que ser para ele. Seu papel neste filme está perfeito, impecável. É difícil acreditar, vendo seus primeiros filmes, que é o mesmo ator. Fiquei de queixo caído.

Jared também não deixou de ser uma surpresa. Vi poucos dos seus trabalhos, então fiquei curiosa quando vi ele ser tão bem elogiado. Rayon é um personagem doce, que é impossível não se apegar, e sofrer junto conforme o filme vai acabando. Outro prêmio que não tenho como contestar, merecia ser dele. Jennifer que é uma atriz que eu admiro muito, também não fica para traz, embora seu papel tenha sido ofuscado pelos outros dois, o que ao meu ver, foi exatamente a intenção, já que o principal conceito do filme - além da doença - é trabalhar a relação de Ron e Rayon.

Baseado em fatos reais, Clube de Compra Dallas consegue surpreender, não só com ótimas atuações, mas com um roteiro e fotografia impecáveis. Não abusa do drama e tem até uma certa dose cômica. Um filme muito intenso e muito forte, com certeza, daqueles para ficar pensando mesmo depois de ter terminado. Os atores realmente se entregaram aos papeis (e isso não se tratou só de perder peso), e não me desapontaram. Merecedor de todos os elogios que vem recebendo.

Boa Pipoca ;D

6 comentários :

  1. Estou morrendo de vontade de ver esse filme desde que li sobre todas as indicações do Oscar dele e por motivos de: Jared Leto <3. Quero muito ver, todos falam tão bem e a premissa dele é super interesante.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou com muita vontade de ver este filme, mas ainda não tive a oportunidade. Diante de todos os elogios que o filme e esses dois atores vem recebendo, não há dúvidas de que é um bom filme.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o filme, mas parece ser bom. Fiquei com vontade de assisti-lo.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  4. Vi esse filme antes do Oscar ano passado, e quando resenhei para o blog foi a primeira coisa que disse: Esse prêmio é deles!!! Ambos estavam magníficos em tudo, e não tinha como ignorar as mudanças físicas e emocionais que ambos cederam para o projeto.
    Eu gosto desse filme, mas o melhor dele realmente são os dois.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acho que foi o único filme dos indicados ao Oscar que eu não consegui assistir...

    http://corujicesnomundo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    O filme também me surpreendeu!
    Também acho que o prêmio devia ser do Jared!
    Adoreii a resenha.
    Seguindo aqui!
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin