segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sentados no Sofá: Divergente

Gênero: Ficção cientifica/Ação/Romance
Direção:  Neil Burger
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet
Tempo: 2h19min
tulo Original: Divergent
Lançamento: 2014

Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.

A resenha de filme fica na minha mão esta semana, para falar da adaptação de um dos melhores livros que li este ano. Divergente me ganhou nas primeiras páginas, e eu esperava que com o filme não fosse diferente, e realmente, não foi. O filme, assim como o livro, tem um ritmo contagiante e logo nos primeiros minutos já fiquei presa na história. Mas, como toda as adaptações, Divergente deixa alguns detalhes importantes passar, e faz acréscimo e mudanças desnecessárias, além de não facilitar o entendimento das pessoas que não leram o livro, o que o torna confuso e arrastado.

O elenco estava incrível. Shailene (a nova queridinha do cinema) deu um Show de atuação, e só de focar em seu rosto, ela consegue descrever a personagem com facilidade. Theo, eu ainda não conhecia bem, e a princípio o achei tenso (assim como o seu personagem é no livro), mas aos poucos, conforme o personagem vai "desabrochando" e crescendo em cena, podemos vê-lo fazer a mesma coisa, mas ainda achei que sua atuação podia ser melhor, e espero ver muito mais em Insurgente. Minha única decepção em relação ao elenco foi a Kate Winslet, talvez, por ser, de todos, a que eu mais queria ver. Eu esperava muito mais da grande atriz de Titanic e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças (que por sinal, é um dos meus filmes favoritos) então eu fiquei muito chateada de sair do cinema, e ver que ela não era exatamente o que eu esperava.

O cenário é interessante, e captou bem o que eu imaginava, apesar de ter uma "visão" de um futuro diferente. Tem bastante cenas de ação, o que é interessante. Mas as coisas se perdem um pouco na confusão, e detalhes são muito pouco explorados, o que tiram o peso da intensidade do livro, e deixam as cenas confusas. Li comentários de várias pessoas que não tinham lido o livro, e saíram do cinema com várias perguntas que poderiam ser facilmente respondida. A fotografia é bem interessante, já que vários "closes" são dados nos rostos dos personagens em diversas cenas. A trilha sonora fica bem com tudo isso, dando mais emoção as cenas.

Distopias estão na moda, e Divergente com certeza vai agradar quem gosta do gênero, apesar das falhas, além disso, ele consegue mesclar romance (sem ser meloso) e uma pitadinha de drama. Como adaptação, deixou muito a desejar, do meu ponto de vista, mas mesmo assim, ainda estou bem ansiosa para ver os resultados de Insurgente (que já está confirmado). Enfim, eu gostei. Achei que podia melhorar, mas no geral, é muito boa. Ainda está no cinemas, então, corre porque dá tempo de assistir.

8 comentários :

  1. Ainda não vi o filme, entretanto estou esperando ler o livro para poder assistir.
    Espero fazê-lo muito em breve, já que a trama muito me interessa =).

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu ganhei esses dias um par de ingresso para ver o filme! Eu sei que filme e livros são sempre diferentes, mas ainda assim estou com vontade de ver o filme antes de ler o livro! XD

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  3. Oie Yasmin tudo bem?

    Todos sabemos que livros>filmes né, eu como grande fã dos livros mesmo achando que o filme tem sim seus pontos fracos eu amei.

    São 500paginas para 2 horas infelizmente e algumas pontinhas da trama acabam soltas.

    Mas eu amei o filme e amei o Four <3 hahaha!

    Amei seu blog e já estou seguindo viu, se quiser nos conhecer também, será super bem vinda!
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Yasmin, eu ainda não li os livros, acredita?
    Não sei bem se quero ver o filme antes de ler, e não estou preparada pra desembolsar grana nos três exemplares. Quero ler, só vejo ótimas resenhas dos livros e tal, mas ainda não vou comprar.
    Acho que verei o filme primeiro, isso não me desagrada, não afeta minhas leituras. Adorei sua resenha, muito bem feita.
    Obrigada pela dica.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  5. Olá Yasmin, tudo bom?
    Apesar de já está com os ingressos nas mãos ainda não fui assistir o filme, queria ler o livro primeiro, mais vou assistir ao filme e depois leio o livro, enfim, amei sua resenha, Verry good ;)
    Beijinhos
    ~ L. Santana / A Series Of Geek
    aseriesofgeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti ao filme porque não li o livro. Mas tenho lido muitos comentários positivos sobre a adaptação cinematográfica.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  7. Hey! Tem tag pra você lá no blog, caso queira fazer!
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Yasmin, to doida pra ver esse filme, mas ainda não deu tempo. vou terminar indo na segunda pra ver se ainda pego nos cinemas.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin