sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Uma Longa Jornada
Autor(a): Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 361
Classificação: 

Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.
Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.
Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Fazia um tempão que eu não chorava com um Sparks... Eu até derramava uma lágrima ou outra, e conseguia gostar, mas chorar, verdadeiramente, de modo a me sentir extramente tocada como aconteceu com esse livro, fazia muito tempo. Uma Longa Jornada me deixou chorando horrores, e acreditem se quiser, nem foi pelo motivo que eu deveria ter chorado. Confuso, não? Mas vou tentar explicar nesta resenha.

"Ela era excepcional; eu era mediano, um homem cuja maior realização na vida foi amá-la sem limites,e isso nunca mudará."

O livro conta duas histórias paralelas. A primeira dessas é a de Ira Levinson, um idoso de 91 anos, que acabou de sofrer um acidente de carro no meio do nada, e não tem ninguém que possa dar sua falta. Sua única companhia é o fantasma de sua esposa Ruth, que lhe da forças para continuar a viver. Eles começam a relembrar o passado, fato que o mantém lúcido por algumas horas. A outra história é a de Sophia Danko, uma estudante de história da arte que acaba de terminar um relacionamento. Sua amiga a convence a ir até um rodeio para se divertir. Sophia concorda relutante, e por não estar obviamente se divertindo, sai para tomar um ar. Lá fora, ela é assediada pelo seu ex-namorada, e defendida pelo peão Luke Collins, pelo qual, mesmo sem querer, se vê encantada e curiosa.

Eu sempre digo isso nas minhas resenhas de livros de Sparks, que apesar de ele não inovar o padrão, o mais gostoso dos livros dele são as narrativas sensíveis. E nesse livro, elas continuam, só que de forma diferente. Os capítulos que falam de Sophia e Luke são narrados em terceira pessoa, e os de Ira, são narrados pelo próprio personagem. Confesso que gostei mais da narrativa (e da história) de Sophia e Luke, mas toda vez que começa um capítulo de Ira, não conseguia não virar as páginas voando, principalmente por conta de Ruth, que se tornou uma das minhas personagens favoritas do autor.

"Sophia sorriu e se aproximou mais. Quando Luke se inclinou para beijá-la, ela soube que, se antes não estava apaixonada por ele, agora não restava mais dúvidas."

A história do passado de Ruth e Ira é curiosa. Fala muito sobre a guerra e das sequelas dela, coisa que o autor já fez em outros livros, mas vai além disso, se aproximando na sensibilidade dos personagens. Ruth é uma professora sensível, mas ao mesmo tempo bem humorada, o que me deixou apaixonada pela personagem. E foi isso que me deixou emocionada. Na história, conhecemos um pouquinho sobre dela com um dos seus alunos, e eu não imaginei que pudesse ficar tão tocada com essa relação a ponto de ficar em prantos. Ponto pro Sparks.

Sophia é mais a mulher atual. Independente e que luta pelas coisas que quer, o que me fez simpatizar muito pela personagem. Luke, como todo protagonista alá Sparks, é um príncipe, embora com alguns defeitinhos que sempre vêm no pacote. A história dos dois é linda, daquelas típicas para suspirar. O cenário também é o mesmo já conhecido, só que dessa vez com mais vida no interior, o que foi interessante de se ler. 

Admito que no início não gostava da capa, apesar de ser uma das únicas que não segue o conhecido padrão Sparks, mas depois percebi a relação que ela tinha com a história. O livro é perfeitamente revisado, não encontrei erros. Não fiquei surpresa com o final, admito, mas não poderia ter ficado mais satisfeita. Nicholas conseguiu inovar, apesar de nos dar o tão conhecido romance água com açúcar, o que me agrada de mais. Leitura mais que recomenda. Um dos meus favoritos do autor.

"Afinal de contas, se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe um paraíso sem você”

 Beijinhos,
Câmbio e desligo.

11 comentários :

  1. Oi Yasmin,
    Sempre fico animada quando alguém elogia os livros do Nick que ainda não tenho.
    Coleciono eles daí acabo comprando sem saber às vezes =x
    Esse é parece ser beeeeem Sparks mesmo!

    A Ruth aparenta ser uma personagem bacana pelo que você descreveu, mas no filme vão colocar a Oona Chaplin para interpretá-la, não gosto muito dessa atriz zzzzzz haha

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  2. Não consigo gostar dos livros do Nicholas; acho tão batido. Todos os livros dele que li, detestei.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  3. Oi Yasmin! Este é o livro do autor que mais gosto, achei linda a história de vida de Ira e fiquei encabtada como o romance fofo do Luke, eu amei cada pedacinho desta história e ficava imaginando como o autor iria unir os dois romances no final, foi lindo e triste.
    Bjos!!
    Cida

    ResponderExcluir
  4. Pela resenha, acho que esse seria um bom livro do Sparks para ler. Parece ser um pouco diferente dos 3/4 que li dele. E, sinceramente, me acostumei à fórmula que ele usa...

    Beijos!
    http://www.pronomeinterrogativo.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Yasmin,
    Sabe..não vejo problema em o autor encontrar uma "fórmula" que funciona para ele e aplicar em todos os seus livros. Sparks pode não inovar, mas é muito difícil um livro dele não agradar os fãs do gênero, né? Eu, particularmente, que não gosto de romances, não me sinto atraída pelos livros dele, mas acho bacana quando o autor consegue criar essa expectativa no leitor e não decepcionar.
    Me chamou atenção as histórias paralelas. Gosto de livros que tem isso.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Confesso que adorei sua resenha e só de ler você falando que chorou já deu uma pontinha de dor tbm. Não sou muito fã do Nicholas e espero ter a oportunidade de um dia quebrar essa minha barreira, já que todos o amam tanto.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Yasmim.
    Algumas pessoas não gostam dos livros dele exatamente pela narrativa sempre seguir a mesma direção.
    Mas eu também acho as estórias dele sensíveis e algumas mais marcantes que outras, como por exemplo, A última música.
    Ainda não li esse livro dele, mas se vc diz que é bom eu confio!

    Beijos

    O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu nunca tive muito interesse pelos livros do Sparks pelo ponto que você já citou, as história seguem sempre um mesmo "roteiro" digamos assim. Até hoje só li A Ultima Musica, mas já assisti diversos filmes. E como você disse, o que nos fazer gostar é a forma sensível como a história é contada, os diálogos... É aquele livro pra se sentir com vontade de amar hahaha

    Beijos! ^-^
    Ana - Poesia Destilada

    Blog| Loja

    ResponderExcluir
  9. Linda a história né? Tu viu que vai virar filme? Eu li isso se não me engano no Face da Arqueiro. Eu achei a história linda demais, o casal que se amava e quando ele sofre o acidente e fica vendo ela e relembrando o passado! Amei demais!!!!!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Yasmin, tudo bem?
    O que falar de sua resenha? Estou emocionada só de lê-la. Amo os livros do Nicholas Sparks Sei que todo mundo fala que são clichês e sei lá mais o que, mas eu nem me importo amo assim mesmo.Achei a história muito linda e fiquei muito curiosa para conhecer mais sobre a história.
    Eu não tinha a pretensão de comprar esse livro do autor, mas da próxima vez que eu encontrar em alguma livraria não vou pensar duas vezes!

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Adoro os livros do Nicholas mas ainda não li esse ainda e sua resenha só me ansiou ainda mais
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin