quarta-feira, 7 de maio de 2014

Quem é Você, Alasca? - John Green

Quem é Você, Alasca?Autor(a): John Green
Editora: WMF Martin Fontes
Ano de lançamento: 2010
Páginas: 229
Classificação: 

Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

Quem é você, Alasca? É um livro diferente de tudo o que eu já li. E não é só por fazer refletir e repensar sobre nossas vidas - e sobre nós mesmo - mas também por tratar a adolescência de uma forma tão real e crua, que só tem a acrescentar em uma leitura emocionante, cômica e muitas vezes... simples. A simplicidade do livro, talvez seja o que mais lhe acrescenta. Não temos uma trama sobre alienígenas, uma distopia, ou adolescentes fúteis. É apenas um garoto que busca descobrir algo muito maior que ele mesmo e nesse caminho encontra pessoas maravilhosas, e acredito que muitas pessoas não tenham gostado por justamente isso. São só adolescentes pregando trotes e vagabundeando pela escola. Simples. Nada novo, nada inovador, nada chamativo, então o que torna 'Quem é Você, Alasca?' especial? A simplicidade. Sem exageros, sem informações demais. Tudo ali é importante, necessário. É real, justamente, por não ser exagerado. As vezes, menos mais, e nesse caso, com certeza esse ditado se encaixou perfeitamente.

“Mas que diabos significa “instantâneo”? Nada é instantâneo. Arroz instantâneo leva cinco minutos, pudim instantâneo uma hora. Duvido que um instante de dor intensa pareça instantâneo.”


"Quem é Alasca?" - a pergunta permaneceu ao meu lado o tempo inteiro. Alasca é uma personagem tão complexa, que as 230 páginas não foram capaz de responder. E em algumas determinadas páginas, não teve como não me identificar com ela. Não só com a Alasca impulsiva, corajosa, egocêntrica, misteriosa, mas principalmente, com a Alasca que tem medo, chora e procura a saída do labirinto. Miles e Coronel também. Eles tem defeitos e se arrependem, mas isso os tornam quem são, e isso os tornam reais. Não consegui terminar a leitura sem sentir saudade desses personagens, que me acompanharam em tão poucas páginas, mas se tornaram... Especiais, simplesmente por serem humanos.

“Se pararmos de desejar que as coisas perdurem, não iremos sofrer quando elas desmoronarem.”

Quem já leu algo do John Green deve saber da sua narrativa gostosa e inteligente, o que faz com que a leitura seja tão rápida e prazerosa. Se vocês leram A Culpa é das Estrelas (o mais famoso do autor), não leiam esse imaginando que vão encontrar uma Hazel ou Gus. Não, nem perto disso. Se lê-lo com esse pensamento, garanto que tem uma grande chance de se decepcionar. São livros totalmente diferentes, e compará-los só tiraria o mérito de duas lindas obras.

“Passamos a vida inteira no labirinto, perdidos, pensando em como um dia conseguiremos escapar e em quanto será legal. Imaginar este futuro é o que nos impulsiona para frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente”.

O final. Ah, o final. Talvez tenha sido um dos mais inteligentes que eu já tenha lido. Algumas perguntas ficam sem repostas, mas isso é realmente ruim? Para falar a verdade... não. As perguntas me fizeram pensar, refletir, sobre diversos assuntos, e sei que é por isso que Quem é você, Alasca? é tão especial. Mesmo depois da última página virada, é difícil não se lembrar da história. Mesmo que os personagens não tenham sido os melhores. Mesmo que a história não tenha sido atrativa ou revolucionária. Tenho certeza de que me lembrarei desse livro, simplesmente porquê ele cria uma filosofia linda.

“Eu queria tanto me deitar ao lado dela, envolvê-la em meus braços e adormecer. Não queria transar, como nos filmes. Nem mesmo fazer amor. Só queria dormir com ela no sentido mais inocente da palavra. Mas eu não tinha coragem. Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então, voltei para o meu quarto e desabei no beliche debaixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era a garoa e ela, um furacão.”

Como resenhar um livro que foi tão especial para você? Bem, eu realmente não sei, mas tenho que dizer que 'Quem é você, Alasca?" conquistou um lugar na minhas lista de favoritos. Ele é inteligente, real, triste, cômico, jovem, simples, e ouso dizer, especial. Um livro que consegue englobar todos esses tipos de sentimentos em tão poucas páginas é especial. Superou minhas expectativas. 

"Quando os adultos dizem: “Os adolescentes se acham invencíveis”, com aquele sorriso malicioso e idiota estampado na cara, eles não sabem quanto estão certos."

17 comentários :

  1. Assim como você tenho um pouco de dificuldade de resenhar um livro que gostei demais, mas posso te dizer que tu se saiu bem demais, comigo eu escrevo escrevo sem parar, e minhas resenhas acabam ficando longas, mas recheadas de sentimento <3

    Quem é você Alasca esta na minha lista a um tempo, e agora com sua resenha com certeza ela pulou uns degraus, na primeira oportunidade que tiver vou agarrar ele. Já tive uma experiencia maravilhosa com ACEDE e preciso nem falar né? AMEI muito e passei a ser fã do autor.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Oi, Min.
    A D O R E I sua resenha. Já é de se esperar que o livro é ótimo. Por dois motivos:
    1 - Quem escreveu foi John Green <3
    2 - Você ficava hipnotizada enquanto lia este livro na sala de aula (nem me dava atenção).
    Sou louco para comprar este livro, ele me chama atenção, não só pela resenha e pela capa, mas pelas críticas. E as suas me fazem ficar desesperado para comprá-lo.

    Beijos no Core :)
    Gabriel Lima.
    www.meujardimliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler esse livro, as frases são lindas. E livros com perguntas sem respostas dão espaço para nossa imaginação. Ótima resenha!
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Yasminnn, você resumiu em poucas palavras o que eu senti desde o início hahaha. "Quem é você, Alasca?" é um livro apaixonante, né? Ainda não consegui resenhar no blog porque, assim como a Joi, tenho dificuldade pra resenhar um livro que gosto MUITO. E eu já tinha grandes expectativas quando comecei a ler o livro porque já li outros livros do John e sei que ele é um ótimo escritor, mas foi esse o que eu gostei mais. Amei os quotes e a resenha, parabéns!

    Beijos,

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho os outros livros do autor John Green, mas ainda não tive a oportunidade de ler Quem é você Alasca e nem tenho ele na minha coleção porque eu fiquei meio insegura de comprar e não gostar, mas eu acho que pensando bem se eu não ler como vou saber né? Acho que vc me convenceu pela sua resenha, porque gosto de livros que me fazem refletir algumas coisas. Isso é muito bom.
    A Culpa das Estrelas eu nunca li. Vou ler esse mês e espero gostar bastante.
    Bom é isso linda. Espero que esteja bem. Parabens pela sua resenha e sucesso para o seu cantinho SEMPRE

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. É tão bacana ler uma resenha como a sua, contando como um livro foi especial e tal, isso que faz a gente se animar a ler também. Eu soube por diversas blogueiras que esse foi o pior livro do autor, fiquei com pé atras de comprar , não tinha nem muita vontade mas agora estou mudando de ideia.
    Os personagens, resenhados por você são do tipo que vão me conquistar também.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  7. Ainda preciso ler algum livro do John Green. Minha prima acabou de ler este e já tinha me falando o quanto ele é ótimo. Ela até me falou que é melhor que o A culpa é das estrelas. Vou tentar ele!

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de ler esse livro, depois de todos esses elogios em sua resenha a vontade só aumentou.
    Espero ler futuramente e gostar tanto quanto você. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu já li esse livro, mas eu ODIEI o final!
    Eu perdi o pique depois da segunda parte, pois eu gostei de saber da realidade do internato e tals...
    Ótima resenha.

    Abraços,
    Ser Pedro ♥

    ResponderExcluir
  10. Ualll que resenha incrível! Que isso, você se saiu super bem... kkkk
    Eu ainda não li, mas parece ser um livro fantástico. Ainda não li nada do John Green, não é muito o tipo de autor que procuro em uma livraria, mas qualquer dia lerei.

    Seguindo seu blog, abraços!
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Esse é o meu 2° livro favorito do Green, o primeiro é Cidades de Papel!
    Amei a resenha, estou louca para reler o livro, acho q consigo reler ainda esse mês.
    BEIJO!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu me decepcionei muito com o John Green, desde então tenho evitado os livros dele.
    Mas confesso que, entre todos, este é o que mais me chama a atenção. Morro de curiosidade por essa obra que parece ser bastante interessante e peculiar.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Recentemente tenho visto muitas resenhas sobre o autor mas essa foi a primeira que me deixou com vontade de ler.
    Beijos
    www.antesdos40.com.br

    ResponderExcluir
  14. Moça, que resenha empolgante!
    Green tem uma maneira mesmo muito inteligente e envolvente de escrever. Retrata adolescente sem aqueles fricotes e/ou frivolidades que vemos em muitos YA's.
    Preciso ler esse do João Verde também. Parece ser um livro especial, especialmente por ser simples e aparentemente despretensioso.

    Ótima resenha.

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita curiosidade em ler esse livro e sua resenha só me deu mais vontade de lê-lo. Parece ser um livro memorável.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  16. Primeira vez que visito seu blog, e você escreve MUITO bem. :)

    Sobre a resenha, concordo com tudo. Esse livro me ganhou na simplicidade. Vale muito a pena ler!
    E o John Green é demais!
    Parabéns :)

    http://stagesofadolescentforevertwo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não vou mentir, tenho até medo de ler esse livro! O John Green tem a "mania" de fazer finais tristes de mais. Já li dois livros dele e me decepcionei com os finais. Não sei se quero ler esse, mas ao mesmo tempo quero lê-lo por causa da forma que ele escreve, é muito deliciosa! Aff, ninguém me intende, nem eu mesmo! kkkkk Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin