quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Um Dia- David Nicholls

Um Dia
Autor(a): David Nicholls 
Editora: Intrínseca 
ISBN:  9788580570458 
Ano de lançamento: 2011
Páginas: 412

Classificação:  



Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

Esse livro foi uma grande surpresa pra mim, eu já tinha o plano de lê-lo a muito tempo mas sem muita expectativa, e me surpreendi. Ele (pelo menos pra mim) não um daquele livros que você devora em poucas horas, como foi o caso de Anna e o Beijo Francês, pelo contrário é um livro que deve ser lido com muita calma e concentração para que nem um momento da história seja perdido pelo caminho. Achei muito criativa a forma como a história e desenvolvida, imaginei que seria de uma forma completamente diferente.

Em e Dex se "conheceram" no dia 15 de julho de 1988, após se formarem na faculdade, cada um deve seguir seu caminho, mas depois de passarem um dia juntos, não conseguem esquecer um ao outro, eles decidem se tornar amigos. Os anos se passam, Em e Dex continuam mantendo contato apesar das vidas completamente diferentes que levam agora. A vida deles dão diversas voltas, eles passam por altos e baixos, mas ambos sem nunca esquecer aquele dia.

O livro é narrado durante o dia 15 de julho dos anos seguintes, acontece tanta coisa em apenas um dia que é como se tivesse passado anos. Eu tenho que confessar que chorei no final, chorei muito, realmente o livro conseguiu me emocionar de um jeito bem especial. Estou muito ansiosa para assistir o filme, que é protagonizado por uma das minhas atrizes favoritas. Acho que o importante na hora de ler esse livro é calma e pouca expectativa .

Em se tornou uma das minhas personagens favoritas na literatura, seu jeito feminista, de ir á luta e acreditar no que quer me encantou. Já Dex foi bem estranho, pois tinha capítulos que eu o detestava e outros que eu amava. A leitura desse livro foi uma experiência fascinante pra mim e quero muito tentar outros livros do autor. A última leitura de 2012, e a primeira resenha de 2013, não podia ser mais especial...

"Você é linda sua velha rabugenta, e se eu pudesse lhe dar só um presente para o resto da vida seria este. Confiança. Seria o presente da confiança. Ou isso ou uma vela perfumada." Dex para Em

4 comentários :

  1. Bom eu devo dizer que mim decepcionei pois li com certa expectativa e não poderia ter lido assim, mas fazer o que aconteceu e eu não conseguir ver o filme, pois eu terminei de ler o livro a força, como se estivesse comendo forçada..de tão triste que fiquei..


    Beijokas!!

    Amor literário: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah...eu penso que o livro deve ser realmente encantador...mas queria muito ver o filme hehehe

    Beijinhos
    http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aiii, estou louca para ler este livro e ainda mais agora depois de sua resenha.
    bjs
    http://loveebookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Morro de vontade de ler este livro! Já li várias opiniões a respeito dele!
    Espero gostar! E sua resenha está ótima! ♥
    Parabéns
    Obrigado por comentar no meu blog.
    Beijos
    Gabriel - Corações de Neve

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin