sexta-feira, 25 de abril de 2014

A Elite - A Seleção #2 - Kiera Cass


Essa resenha CONTÉM Spoilers do livro anterior, então leia por sua conta e risco.

*Resenha de A Seleção



Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
Ano de lançamento: 2013
Páginas: 360
Classificação: 

A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.

America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.

Depois de uma "ressaca" de As Crônicas do Gelo e Fogo, eu queria algo leve. E como falta pouco tempo para o lançamento de "A Escolha" e eu ainda não tinha nem A Elite, sabia que seria uma ótima oportunidade para colocar a leitura em dia e ainda ler algo leve. Eu gostei de A Seleção. Gostei muito. E isso tornava a tarefa de não criar expectativas difícil, já que tudo parecia conspirar para eu gostar mais ainda de A Elite. Infelizmente isso não aconteceu. Apesar de ter devorado rapidamente (pontos para Kiera Cass pela narrativa tão atraente que quase não dormi), muitas vezes senti vontade de fechar o livro, pois a atitude irritante de alguns personagens quase ofuscaram os ótimos momentos da leitura (que apesar de tudo, ainda são muitos). Mesmo assim, ainda pude apreciar a sensação de fechar o livro com um grande sorriso satisfatório.

"Não importava o que viesse, eu enfrentaria. Tinha que enfrentar"

Os personagens (que foram a melhor coisa em A Seleção) estavam confusos. Maxon foi minha maior decepção. Quando li o livro anterior, me encantei por ele e tinha certeza de que ele permaneceria para sempre na minha lista de Maridos Literários, mas o Maxon desse livro... Parecia quase outro. De certa forma, foi bom, para ele não se mostrar sempre "O Príncipe Perfeito", mas as suas atitudes algumas vezes iam contra aos ideias do personagem que eu havia conhecido. Claro, havia momentos em que ele voltava a ser incrivelmente fofo e eu me derretia, mas na maioria das vezes, eu simplesmente não o reconhecia e isso foi uma grande (ENORME!) decepção. Ainda não li O Príncipe (conto de sua narração, que acontece antes de A Seleção), mas pretendo fazer. Talvez isso me ajude a entender melhor o que aconteceu com o personagem - ou talvez não - mas mesmo assim, não acho que sua personalidade voltará a ser tão marcante para mim como havia sido no primeiro livro.

"Toda hora, eu olhava para o meu coração e comparava Maxon e Aspen, mas nenhum deles se sobressaía. A não ser, talvez, quando eu estava sozinha com um deles. Neste exato momento, por exemplo, eu estava tentada a prometer à Maxon que ficaria a seu lado no final."

America, que tinha se mostrado uma protagonista incrível me irritou bastante, e por o livro ser narrado por ela, fiquei me perguntando onde aquela garota que tinha me encantado tinha ido parar. Tudo o que mais me fazia gostar nela, me fez odiá-la. Ao mesmo passo que eu queria que as coisas acontecessem ao seu favor, pro conta de seu senso de justiça que eu admiro, eu queria que ela se ferrasse para ver, se em algum momento, ela acordava e percebia que nem tudo girava em torno de sua decisão. Hello, tem coisas acontecendo, rebeldes estão invadindo o palácio, garotas estão lutando pela coroa com unhas e dentes enquanto você fica ai dando sopa e se lamentando, porque você é uma Cinco e sofreu mais que as outras e bláblá... Poxa, América. Acorda, nem tudo gira em torno de você.

"Tempo. Eu vinha pedindo muito tempo ultimamente.
Tenho a esperança de que se tivesse tempo suficiente, tudo ia se resolver.”

Tudo isso significa que eu mudei de Team? Não sei, já que ainda não consegui formar uma opinião sobre Aspen, mesmo tendo achado que o faria, mas ele não se posicionou em nenhum momento, e isso não conseguiu me conquistar. Talvez eu mude de ideia ao ler O Guarda (Conto de sua narração que se passa durante A Elite), mas ainda não sei.... Ainda gosto muito de Maxon, gosto verdadeiramente dele (Dele mesmo, não esse que veio parar no seu lugar na maior parte desse volume). Mas não só suas atitudes, mas as de America, me fizeram questionar muita coisa...  No fundo, ainda torço por Maxon, não importa o que tenha acontecido com ele. Mas para mim, um "Como" vale muito mais do que um "Quem" nesta história. E espero sinceramente que a autora pense como eu.

"De repente me lembrei que Aspen sempre foi assim. Ele sacrificou noites de sono por mim, arriscou ser pego depois do toque de recolher por mim, juntava moedas para mim. A generosidade de Aspen era mais difícil de ser vista porque não era tão grandiosa quanto a de Maxon, mas o sentimento por detrás do que ele cedeu era muito maior."


Se alguém aqui leu minha resenha do primeiro livro da Série, deve saber que eu disse quase não estava presente no livro. Ela existia, mas era apenas um plano de fundo para que o romance pudesse acontecer. Neste livro, a Distopia está de volta, porém de forma mais audaciosa e forte que no outro livro, ainda não é um Jogos Vorazes, e não faria sentido se fosse, mas a mudança foi boa o bastante para instigar sobre tudo o que isso significa. Isso foi uma das coisas que mais gostei, pois saímos da atmosfera do “romance” para sermos levados até um cenário mais real e curioso. O que me preocupa é que ao invés de a autora responder algumas (pelo menos algumas, né Kiera) das perguntas, ela me deixou mais confusa ainda, e não sei se o próximo livro dará conta de responder tudo sem que fique confuso ou bagunçado.

"Não era como se a minha presença fizesse o mundo dele mais feliz. A sensação que eu tinha era de ser o mundo dele."

Ela também foi muito audaciosa ao fazer algo que eu nunca esperaria com uma das minhas personagens favoritas. Fiquei chocada e chorosa (chorosa é pouco pra descrever), mas admito que admiro o que a autora conseguiu fazer de forma que não ficasse muito irreais. Apesar de ter me irritado com America, a autora soube construir bem a narrativa, como eu já disse, e as coisas simplesmente fluem, enquanto as páginas passam rápido demais. Apesar da narrativa gostosa, o que incomodou bastante foi o fato do livro ser tão inconstante que chegava a ser um pouco chato. Claro, ninguém gosta de uma trama parada e sem surpresas. Mas as coisas acontecem rápido e várias vezes. Nem consegui contar quantas vezes America promete o coração a Aspen e no capítulo seguinte já faz o mesmo com Maxon... Isso... Essa oscilação nos sentimentos da personagem me fez ficar cansada da história e muitas vezes achá-la imatura (E olha que eu só tenho treze anos...) e no final, foi isso que mais me incomodou no livro.

"Como quando eu penso que eu entendo o que está acontecendo comigo, e então algo muda, e os meus sentimentos mudam”.

A capa é linda. Eu simplesmente me encantei pelo padrão criado. A cor é chamativa e combina com o primeiro volume perfeitamente. A editora trabalhou bem na diagramação. Não encontrei nem um errinho e se teve, passou totalmente despercebido. As letras são de um tamanho bom e as páginas são amarelas. Além do mais, cada capítulo começa com uma coroa incrivelmente fofa.

" Você tem alma de líder, America. Você tem uma boa cabeça, tem vontade de aprender; tem ainda o que talvez seja mais importante: compaixão. Isso é algo de que esse país carece mais do que você imagina. Se você quer a coroa, America, aceite-a. Porque ela deve ser sua. "

Estou curiosa para A Escolha. Não tem como não ficar, porque a trilogia tem muito potencial, além de ser divertida. Claro, é decepcionante para mim, tendo em vista que tudo começou tão bem e poderia ter sido muito melhor, mas não foi ruim. Estou um pouco apreensiva, pois acho que vai ser muita informação para se tratar em apenas um livro (a não ser que ele seja enorme, mas não é padrão da série) mas ainda acho que a autora tem a chance de fechar muito bem a Trilogia, e espero que o faça. Talvez vocês não concordem com a minha opinião, tendo em vista que muita gente gostou mais desse livro, mas mesmo parando para refletir sobre as coisas, não consegui ter outros sentimentos se não os que formam escritos aqui. 

"Mas o ponto importante não era como eu me sentia com relação ao problema; era o que eu faria com ele."

12 comentários :

  1. Olá
    Eu li a resenha meio por cima pois quero ler a trilogia e não queria spoilers e gostei, o mundo criado Kiera é bem interessante e é bom saber que ela desenvolve um pouco mais por aqui.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu também Li a resenha, meio que pulando um pouco, porque também quero ler a trilogia e estou fugindo de spoilers, beijos ♥

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  3. Hey
    Ainda não comecei essa série, mas gosto das opiniões que leio
    Esse negócio de Team é complicado e as autoras se aproveitam das continuações e confundir mais a gente HAHAHA

    bjs
    Nana – Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Essa série nunca me atraiu muito, confesso. Apesar de ter gostado da sua resenha, ainda continuo sem vontade de ler. Aliás, as críticas contribuíram ainda mais para isso. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir
  5. Quem a America não irrita? Sério. Em A Elite ela estressou muito com essa indecisão, e uma hora tá com um e outra tá com outro. Gente, para! :S
    Mas estou SUPER ansiosa com A Escolha. Preciso saber com quem ela vai ficar!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Oi, Yasmin! Cara, parabéns pela resenha. Eu ganhei A Seleção no ano passado e até agora não tomei vergonha na cara para ler, apesar do último livro da trilogia estar prestes a ser lançado. Não sei o que esperar dele, muito menos de sua continuação.

    Um beijo grande,
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita! ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá Yasmin! Tudo bom?
    Sou apaixonada por essa série, mas confesso que esse livro me deixou angustiada o tempo inteiro!
    A indecisão da America me prendeu ao livro e, ao mesmo tempo, me fez odiá-lo, rs.
    Apesar de tudo isso, não conseguiria dar uma nota 3 ao livro. Amo a autora <3
    Adorei a resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Yasmin, que pena que o livro caiu naquela famosa maldição do segundo livro. Olha vou te contar, já tava com o pé atrás para ler a Seleção, já que fico sempre assim com tudo que é muito comentado e badalado. Agora então... Vamos esperar esse último livro e ver o que vai dar. Aí penso em ler ou não a trilogia.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Delícia de resenha, fiquei com vontade de reler o livro *.*
    Sua resenha ficou ótima e concordo com você em diversos aspectos, muitas vezes Maxon nos faz ficar doidas de raiva. Mas confesso que não mudo meu team, amo Maxon agora e sempre.
    Nesse livro o que pesou muito foi mesmo a distopia, o jeito que o pai o tratava falou muito sobre o príncipe, você não concorda?
    Enfim... é uma das minhas séries favoritas e estou louca pelo terceiro livro.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não li a resenha toda, estou lendo esse livro agora e fiquei com medo de ter algo que ainda não vi. Não estou curtindo muito o livro, está muito aquela coisa que vimos em vários outros livros.

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ouvir falar muito da série, ainda não despertou meu interesse. Quem sabe mais pra frente acabo lendo por curiosidade. Mas posso adiantar que minha parte preferida também seria a que foge um pouco do romance e aborda outras questões haha.

    Beijos

    www.antesdos40.com.br

    ResponderExcluir
  12. Li esse ano também, gostei mais tipo América realmente está "chatinha" no livro RSrs o volume um foi melhor.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin