domingo, 6 de abril de 2014

Sentados no Sofá: Precisamos Falar Sobre o Kevin


Gênero: Drama
Direção:  Lynne Ramsay
Elenco: Tilda SwintonJohn C. ReillyEzra Miller 
Tempo: 1h50min 
tulo Original: We Need to Talk About Kevin 
Lançamento: 2012

Eva (Tilda Swinton) mora sozinha e teve sua casa e carro pintados de vermelho. Maltratada nas ruas, ela tenta recomeçar a vida com um novo emprego e vive temorosa, evitando as pessoas. O motivo desta situação vem de seu passado, da época em que era casada com Franklin (John C. Reilly), com quem teve dois filhos: Kevin (Jasper Newell/Ezra Miller) e Lucy (Ursula Parker). Seu relacionamento com o primogênito, Kevin, sempre foi complicado, desde quando ele era bebê. Com o tempo a situação foi se agravando mas, mesmo conhecendo o filho muito bem, Eva jamais imaginaria do que ele seria capaz de fazer.

Precisamos falar sobre o Kevin, é baseado no livro de Lionel Shriver, e é polêmico,. E não é para menos, já que o tema tratado, nos dias de hoje é infelizmente, tão comum em países como Estados Unidos e Canadá, e até mesmo no Brasil. E o filme, que tinha tudo para se perder na confusão de fatos ou não conseguir abordar os assuntos de forma concreta e real, consegue fugir do puritanismo, e de forma intensa, mostra não só um relacionamento tenso entre mãe e um filho sociopata, e como as consequências dos atos deste os afetam posteriormente. 

Já na primeira cena, o filme abusa do vermelho, e ele está presente em quase todas as próximas cenas, quase como um ponto de referencia. Eva é mostrada abatida, cansada e depressiva, e é diversas vezes maltratada pelas pessoas, sendo observada atentamente por pessoas de todas as idades, tendo sua casa e carro pintados de vermelhos e até mesmo sendo agredida na rua. O filme varia entre o passado e o presente, de forma que aos poucos possamos entender o porque dessa atitude das pessoas a sua volta quanto a ela. Um crime, uma chacina, cometida pelo seu filho mais velho, dos quais a maioria das pessoas a culpam. Ela própria se culpa. Em algumas das primeiras cenas, Eva transpira felicidade ao lado de seu marido Franklin, até que uma gravidez indesejada por ela acaba com seus planos. E é então que, algumas cenas depois, somos levados a conhecer Kevin.


Kevin desde pequeno se mostra um garoto diferente. Um bebê que chora de mais, o que causa um grande estresse em Eva. Depois, Kevin cresce um pouco mais e se mostra ainda mais complexo e cheio de personalidade forte, o que provoca uma aversão em Eva ao garoto.  Ele não fala muito ou interage com sua mãe, o que a leva a acreditar que há algo errado com ele, mas os médicos logo lhe dizem que não há com o que se preocupar, já que ele é perfeitamente normal. Mais alguns anos se passam, e Kevin vai se mostrando sádico, desprovido de empatia e evita qualquer tipo de relacionamento com a mãe. Um verdadeiro sociopata. 

As atuações estão magnificas. Tilda Swinton está digna de um Oscar, ao interpretar Eva em diversos aspectos diferentes, mostrando uma infinidade de sentimentos intensos em apenas uma cena. Jasper Newell interpreta Kevin em suas primeiras fases, por volta de Seis/Dez anos, e dá um show de interpretação. Ele consegue fazer um garoto aparentemente doce na frente do seu pai, mas totalmente frio quando se trata de sua mãe. Fiquei surpreendida, e muitas vezes assustada com a atuação brilhante do garoto. Ezra Miller também não fica para trás, ele faz Kevin em sua fase maior, onde o garoto já tem uma personalidade formada. Agressivo e sádico, seus olhares por si só já descrevem um personagem complexo.

O desenrolar das cenas (acompanhado por uma trilha sonora brilhantemente escolhida) nos mostra não só um Kevin agressivo com sua mãe e com sua pequenina irmã mais nova, mas também uma família, que apesar de parecer perfeitamente bem, esconde, nas entrelinhas dezenas de problemas. Eva, não consegue manter um relacionamento saudável com Kevin, que foi indesejado por ela desde começo. Mas ela, por sua vez, é a única que enxerga a verdadeira maldade dele, já que seu marido prefere fechar os olhos para a situação. Este é o principal problema e é aí que está a boa sacada do título, eles, apesar de tudo, não falam sobre o Kevin. 

A fotografia é brilhante, o que só realça a intensidade do filme. A tensão de todo o roteiro, o abuso das cores, tudo isso faz com que seja impossível tirar os olhos do filme. Um filme complexo sobre um tema complexo, que consegue ser real, perturbador e magnifico ao mesmo tempo. Ao fim, somos levados a refletir não só sobre Kevin e Eva, mas sobre o contexto geral. É um filme chocante, cruel, mas que não posso deixar de indicar. 

Boa Pipoca ;D 

4 comentários :

  1. Uau!!!! Que resenha completa! Deve fazer milênios que não vejo uma resenha que não seja premeditadamente superficial na blogosfera literária e afins! #Parabéns Eu já ouvir se falar muito sobre esse filme e, se não me engano, há um livro também néh?!? De certa pela primeira vez alguém me fala sobre ele de maneira a me inquietar a respeito da necessidade de assistir e conhecer pessoalmente essa história complexa, cruel, vermelha, mas pelo visto necessária. Em nosso tempo, as vezes penso, que as pessoas se negam a enfrentar o desprazer e drama da vida corriqueira, isso definitivamente não é saudável e eu quero ver o que esse filme tem a dizer sobre isso.

    Cheros, Pandora.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, desde o inicio do filme não conseguir desgrudar da tela. Acho que atuação dos atores, a forma como o filme/cenas foram dirigidos, tornou o assunto muito mais complexo, por o filme de uma forma geral ser complexo. Conseguindo assim de fato fazer qualquer um parar para refletir sobre o assunto, sobre o filme...
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O filme é realmente chocante e prende as pessoas. São os chamados filmes indie, apesar deste ser bastante conhecido. O assunto central chama atenção demais de quem está assitindo, quase impossível desgrudar os olhos. Adorei os comentários.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie minha querida, tudo bem?
    Passando para ver as novidades e dizer que gostei bastante de tudo que vc falou sobre o filme, mas eu nunca tinha visto ele na TV. Eu até fiquei interessada por tudo que vc contou, até porque me parece bastante interessante, mas só vendo mesmo pra saber. Adorei tudo que vc disse. Vou ver se procuro na net pra assistir.
    Se cuida linda e fica com Deus

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin