terça-feira, 8 de abril de 2014

Em Chamas - Jogos Vorazes #2 - Suzanne Collins

Em Chamas
Autor(a): Suzanne Collins
Editora: Rocco
Ano de lançamento: 2011
Páginas: 416
Classificação: 

*Contém Spoilers do Primeiro Volume da Trilogia

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

Após terminar o primeiro volume de um livro surpreendente, sempre fico receosa que seu próximo volume caia na "Maldição do Segundo Livro", e não consiga cumprir minhas expectativas. Com Em Chamas não foi diferente, na verdade, foi bem pior, já que o livro é tão bem falado, e o favorito entre os fãs da trilogia. Felizmente, o livro passa tão longe da maldição e consegue ser milhões de vezes melhor que o seu primeiro volume (o que eu imaginava ser algo difícil de acontecer, reconheço). Com ação, romance e cenas fortes e intensas capazes de nos fazer chorar, rir e gritar, Em Chamas mostra uma realidade dura através dos olhos de uma das personagens mais brilhantes que eu já conheci.

“Porque, às vezes, acontecem coisas com as pessoas com as quais elas não estão preparadas para lidar.”

Após vencerem o Jogos Vorazes de forma inusitada, Katniss Everdeen e Peeta Mellark precisam continuar com o romance que criaram na arena, mesmo que os sentimentos de Katniss não tenham se mostrado tão verdadeiros quanto os de Peeta. É a partir daí que os primeiros sinais de uma revolta acontece, o que deixa a Capital preocupada com quanta a influência os dois podem exercer sobre o povo de Panem. Snow então dá a Katniss a alternativa de tentar de novo, mas dessa vez, realmente. Ela tem que fazer com que todos acreditem que o truque da arena foi por amor a Peeta, e não um ato de rebeldia contra a Capital. Apesar de concordar, a personalidade forte de Katniss impede que as coisas são saiam como planejado, e torna a situação ainda pior. Eis que surge a ideia perfeita, já que a Capital não pode simplesmente eliminar Katniss e Peeta, eles precisam dar um jeito de mantê-los na linha. Nem que pra isso precisam fazer com que eles lutem de novo.

"O Massacre Quaternário acontece a cada vinte e cinco anos, marcando o aniversário da derrota dos distritos com comemorações de alto nível e, para garantir uma diversão extra, algumas mudanças terríveis para os tributos. "


Eu estava com um pé atrás quando soube que eles iriam novamente para os Jogos. Afinal, é estranho pensar que a autora repetiria o enredo do primeiro livro, mesmo que tenha dado incrivelmente certo. Mas foi ai que eu me enganei (de novo), o livro não se centra somente nos Jogos, ele é só mais uma parcela (extremamente necessária, mas ainda é só uma parcela), mas vai muito além. Conhecemos uma "Katniss-pós jogos" e apesar de ainda ter a mesma personalidade, neste livro, vemos os danos que os Jogos lhe causaram, coisas pequenas, mas que fazem muita diferença no crescimento do personagem. Peeta está mais encantador do que nunca (isso é possível?), o que só me fez suspirar ainda mais pelo personagem, mas que também sofre com os traumas da arena. Haymitch é mais uma vez o responsável pela dose de "diversão" na trama, pelo seu humor ácido. Ele é realista, inteligente e me arrisco a dizer que ele é sem dúvida nenhuma o personagem mais genial da trama, independente de sua participação limitada. 

"- Eu gostaria de poder congelar este momento, aqui, agora e viver nele para sempre."

Pra quem pensou que conheceríamos tudo sobre Gale, estava enganado. O personagem é frenquentemente citado e tem uma participação muito maior do que no primeiro livro, mas mesmo assim, sua participação não é tão grande. Ainda não somos capazes de saber muito sobre ele, mas mesmo assim, ele é um personagem muito importante na trama. Somos apresentados também a novos personagens, os vencedores dos jogos anteriores, outro ponto em que eu estava receosa. Obviamente sabia que o acréscimo de personagens era necessário para a trama andar, mas não imaginava que bem menos de 416 páginas seria o suficiente para conhecer todo mundo e me apegar aos personagens antes que eles fossem tirados de mim (Sim, Rue eu falo de você :'c), mas a autora consegue fazer tudo andar de forma natural, sem que pareça que eles estão sendo apresentadas as pressas, e se mostra, mais uma vez, muito eficiente na arte de destroçar corações. 

"Eu observo suas mãos, seus belos dedos capazes. Com cicatrizes, como os meus eram antes da Capital apagar todas as marcas da minha pele, mas fortes e ágeis. Mãos que têm o poder de explorar carvão, mas a precisão de preparar um laço delicado. Mãos que eu confio.”

Mas uma vez, o romance não é tão importante. Claro, temos Katniss e Peeta forjando um romance enquanto ela não tem certeza dos sentimentos pelo seu amigo Gale, mas mesmo assim, o livro vai muito além do romance. Até mesmo o casal principal, queridinho dos fãs, é uma forma de crítica a uma sociedade. Não só Panem, como também a nossa. E é por isso que Jogos Vorazes é muito bom. Porque tudo tem um "porquê" maior e é sempre uma forma de critica inteligente, o que nos faz refletir. A capa segue o padrão do primeiro livro, mas o laranja vibrante (puxado pro vermelho) chama atenção, além do desenho do tordo ter muita relação com a saga. A diagramação está perfeita, não me lembro ter encontrado erros, além disso as letras são em um ótimo tamanho e as páginas amareladas tornam a leitura mais confortável.

"- Você sabe, você poderia viver mil vidas e não merecer ele."

Em Chamas, literalmente, pega fogo, nos faz soar frio, passar a noite em claro e elétricos com todo o poder exercido pela trama, é fantástico, surpreendente e emocionante. A narrativa em primeira pessoa só torna o livro mais envolvente. Suzanne Collins se provou muito mais do que uma boa escritora, e por si só criar um grande legado com uma distopia genial e eletrizante. O livro favorito de quase todos os que leram a trilogia, e não é pra menos, já que consegue superar o primeiro volume e deixar um (enorme) gostinho de quero mais para o terceiro. 

"[...] é surpreendente saber que as pessoas na capital sentem algo por nós. Elas certamente não se importam nem um pouco em assistir a crianças sendo assassinadas ano após ano. Mas talvez conheçam bem demais os vitoriosos, principalmente aqueles que são celebridades há anos, para se esquecerem que são seres humanos. Seria, talvez, como assistir a seus próprios amigos morrerem"

5 comentários :

  1. Nossaaaa gostei mto da sua resenha, virei sua seguidora.
    Abs
    Graci Rocha
    http://gracirocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Yasmin, tudo bem?! Sou doida pra ler essa trilogia, mas até agora só tenho o terceiro livro (estranho e fora do comum, eu sei). Sendo assim, estou esperando os outros dois para enfim ler essas preciosidades!

    Beijinhos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Amo essa trilogia, esse é um dos melhores livros e o filme é perfeito <3.
    O único defeito foi não ter tido mais! Até hoje estou procurando uma série de livros tão boa quanto esse.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olha até agora eu só vi os filmes e simplesmente adorei OS DOIS
    Mas os livros ainda não tive a oportunidade de ler não. Eu comecei a ler JOGOS VORAZES e gostei...tipo, apenas algumas folheadas sem compromisso sabe? Eu comecei a me prender na história logo de inicio e já senti que ia gostar. Mas estou esperando um momento oportuno para que eu possa ler os 3 seguidos, porque não quero ler um livro e dar um tempo e tals. Sou muito esquecida e preciso ler direto.
    Eu adorei tudo que vc falou em sua resenha, embora eu só tenha identificado e entendido algumas coisas por causa do filme, mas fora isso, estou meio que por fora da obra que deve ter muito mais coisa.
    Mas amei amiga. Tá muito boa a sua resenha como sempre. ARRASANDO !! Parabens viu ?
    Sempre que tiver resenhas me chama, porque eu gosto de passar aqui
    se cuida e fica com Deus
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não li muita coisa da sua resenha, porque apesar de não querer muito ler esta série prefiro não levar mais nenhum spoiler sobre ela. O que eu levei sobre este último livro já foi demais para minha pessoa.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Oi pessoinhas.
Deixe aqui seu comentário. Sua opinião é muito importante para mim.
Beijinhos
Yasmin